Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vitória de Filipe Campos, Miguel Barbosa desiste

Baja Serra de Monchique aziaga para Campeão Nacional
Filipe Campos venceu a Baja Serra de Monchique e com a desistência de Miguel Barbosa (ler em separado) destacou-se no campeonato, que lidera agora com treze pontos de vantagem sobre o piloto do Proto Dessoude, que tem agora só três provas para recuperar o significativo atraso que permitiu ao seu adversário.Na segunda posição ficou Ricardo Leal dos Santos, que assim ascende à terceira posição do campeonato, atrás de Miguel Barbosa.

Filipe Campos destaca-se no campeonato
Apesar do intenso calor que se fez sentir, a dupla do BMW X3cc esteve irrepreensível ao longo dos 341 quilómetros de percurso, com nenhum dos adversários a ousar contestar a liderança conquistada logo no primeiro dia de prova.
Três anos depois da última subida ao primeiro lugar do pódio, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista voltou a saborear o champanhe da vitória, a primeira aos comandos do BMW X3cc.
Este foi o 10º triunfo da carreira do piloto do Porto, um resultado particularmente importante, pelo facto de ter permitido ampliar a liderança do campeonato de três para 13 pontos...
Na hora da consagração, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista, reconheceu que "se tratou de uma prova muito difícil, devido à dureza do percurso e ao intenso calor que se fez sentir. No entanto, não fomos vítimas do mais pequeno problema, com muito do mérito a pertencer à X-Raid, pelo nível de competitividade e fiabilidade do carro que disponibilizaram". Depois da vitória na super-especial de abertura, a formação do BMW X3cc reconhece que "no primeiro sector selectivo, ainda imprimimos um ritmo rápido, mas sem correr riscos. Mas em função da vantagem adquirida e dos problemas que afectaram os mais directos adversários, no segundo sector selectivo limitámo-nos a rodar para chegar ao fim". Um furo e os cerca de cinco minutos para mudar o pneu foram a excepção a um dia isento de problemas.
Com 13 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado no campeonato, Filipe Campos e Jaime Baptista reconhecem que "demos um passo importante em relação ao título, mas as contas estão longe de estar feitas. Ainda faltam cumprir três provas e tudo pode acontecer... Mas é claro que estamos numa posição privilegiada".
A Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos é a próxima prova do calendário (a sexta), a disputar entre os dias 6 e 7 de Setembro.
Miguel Farrajota em terceiro
O piloto algarvio Miguel Farrajota, aos comandos do DePieres Proto inscrito pelo LC-Loulé Concelho Team, terminou na 3ª posição a Baja Serra de Monchique, a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, depois de ter conseguido ser o mais rápido no mais longo dos sectores selectivos.
Problemas na fase inicial da corrida impediram-no, todavia, de poder lutar por uma, ainda melhor, classificação.
"Na primeira especial do dia fomos obrigados a parar por duas vezes, para colocar água no radiador, pois a temperatura do motor estava a subir demasiado. Na segunda paragem tivemos de ir buscar água a uma represa, já que tínhamos esgotado toda a que estava dentro do carro. Para além disso houve ainda um problema com um tubo de travão. Para a parte da tarde fui obrigado a fazer uma gestão da temperatura soltando mais o carro quando ela teimava em subir", explicou.
"A máquina respondeu de forma excelente à dureza do percurso e estou naturalmente muito satisfeito pelos progressos que continuamos a alcançar e por esta magnífica vitória ainda para mais conquistada numa prova algarvia", concluiu Miguel Farrajota.

CLASSIFICAÇÃO: 1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3cc), 5h25m49,4s; 2º Ricardo Leal dos Santos/João Luz (BMW X5), a 5m07,1s; 3º Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto Depiéres Rav4), a 11m56,8s; etc...CAMPEONATO: 1º Filipe Campos, 57 pontos; 2º Miguel Barbosa, 44; 3º Ricardo Leal dos Santos, 26; ...7º Bernardo Moniz da Maia, 13; etc...In AutoSport

Foi sem dúvida uma bela jornada de TT, a que tivemos a oportunidade de acompanhar no Sábado. A tarde estava abrasadora, e devido a tal facto a SuperEspecial acabou por ser atrasada em sensivelmente 60 minutos. Tal facto não impediu uma boa presença de público na Zona Espectáculo definida pela organização, sítio espectacular e muito técnico, tendo em conta que se tratava de um TT. Assim, os pilotos desciam uma encosta duma colina, e chegando bem perto dum vale tinham um gancho bem apertado, terminando a descida numa ribeira, que proporcionou momentos de rara beleza, enfrentando depois na saída, uma ligeira viragem è esquerda até à conclusão do troço. Parece-nos que nesse local, o melhor piloto foi mesmo Filipe Campos, que passou "sem espinhas" e pouco espalhafato, contrastando com Miguel Campos, que, no seu Proto Dessoude, entrou com muito impacto na ribeira, mas levando uma condução pouco harmoniosa.

Farense com oito reforços

O Sporting Farense contratou oito jogadores, mantém 11 da época anterior e faz subir um ex-júnior à equipa principal. Aos poucos a equipa de Faro, que está de regresso ao convívio nacional, vai formando o seu plantel e quanto ao objectivo, segundo o dirigente António Barão, ele está bem definido; “a subida à 2ª Divisão Nacional”.

Kula, Duarte e Luís Afonso (todos ex-Campinense), Cannigia (ex-Louletano), Rui Graça (ex-Messinense), David Justo (ex-Lusitano VRSA), Edalberto (ex-Ayamonte) e Everson (ex-Leixões e que estava a jogar na China) são os reforços, aos quais se junta o ex-júnior Libânio. Quanto a permanências, o Farense assegurou a continuidade de Costa, Amílcar, Wilson, Né, Caras, Barão, Brasa, Bruno, Edinho, Andrezinho. Jorge Portela continuará como técnico principal do Farense e terá, como adjunto, Jorge Soares e como treinador de guarda-redes Pedro Benje. “O Plantel ainda não está fechado”, assegurou António Barão, confirmando que o clube está no mercado “à procura de um ponta-de-lança”. Quanto ao objectivo da próxima campanha na 3ª Divisão Nacional, o dirigente explicou que “a intenção é levar o Farense a um lugar superior que permita, no final da temporada, a ascensão à 2ª Divisão Nacional”.

In AlgarveDesporto

domingo, 29 de junho de 2008

La Fiesta esta por aí..

Do outro lado da fronteira, a festa é total... Mais uma vez a Espanha consegue algo que Portugal teve na mão à 4 anos atrás... Sempre atrás de "Nuestros Hermanos", eis a nossa sina...

sábado, 28 de junho de 2008

Diz o roto para o nu: "nunca vamos ganhar nada, pois é um incompetente"

Mas que moral têm António Oliveira para chamar incompetente a Gilberto Madail? Se esse mesmo senhor foi o responsável pela maior vergonha desportiva da Selecção Nacional dos últimos 20 anos, que não foi fruto de mero azar, mas de incompetência e desrespeito pelo pelo povo português... Não está em causa se Gilberto Madaíl o é ou não, mas esta atitude é totalmente deplorável e sintetizadora da pessoa que temos em causa quando afirma "coisas" desta natureza...

Imagens do Baja Serra de Monchique 2008





Enquanto não ultimamos o Album de Fotos desta prova, apresentamos algumas das fotos colhidas no local, onde terminava a SuperEspecial desta Baja Serra de Monchique 2008. Destas fotos, destacamos em cima, o Proto Depieres Rav 4 do louletano Miguel Farrajota abordando de forma espectacular a ribeira que era cruzada pelas viaturas na parte final do troço.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Antes de escolher o selecionador mais valia fazer isto!

Esta era apenas uma sugestão que eu dava, antes de escolher o novo Seleccionador Nacional... Se por lado valorizo a boa gestão económica da FPF ao longo do reinado "madailesco", não posso esquecer a fraca figura de Gilberto Madaíl ao longo destes anos, no leme da Federação. O fracasso das selecções jovens esta à vista de todos, a gestão da equipa sénior tem deixado a sensação de saber a pouco tendo em conta a matéria humana que dispomos, mas para além disso a autêntica indiferença com que trata as equipas da Segunda B e Terceira Divisão, relativamente à reformulação dos quadros competitivos, situação que foi apoiada pelas Associações, sedentas do dinheiro que lhes chega da endinheirada casa-mãe. Só que tal relação de interesses, não é benéfica para os clubes que agora desesperam por uma melhor solução. Por isso, e dado que o próprio Madail já admitiu que está para breve a sua saída (talvez para se sentar em melhor cadeira), mais valia deixar a importante decisão da escolha do novo Seleccionador nas mãos de "outro", para que "esse" depois não se esquive da responsabilidade dos maus resultados, situação à qual Madaíl nos tem habituado embora com as agravantes conhecidas...
Imagem retirada de Facciosos

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Monchique recebe Baja

Prova passa pelo Barlavento algarvio e Baixo Alentejo
O todo-o-terreno está de volta ao Algarve para dois dias de competição, numa altura em que o campeonato português está ao rubro.

A 10ª edição da Baja da Serra de Monchique vai ‘lavrar’ os terrenos de quatro concelhos, algarvios e alentejanos, nos dias 28 e 29 de Julho, sábado e domingo, em automóveis, motos e quads.
Esta prova conta para a 5ª etapa do Campeonato Português de Todo-o-Terreno e, a quatro provas do final da temporada, ainda não está definido o vencedor, mas já se perfilam dois fortes candidatos na categoria dos automóveis.
“O campeonato está ao rubro. O líder João Campos tem apenas três pontos de diferença do lisboeta Miguel Barbosa e se considerarmos que cada vitória vale dez pontos, pode haver uma aproximação ou distanciamento”, explica ao Observatório do Algarve Marciel Guilherme, do Clube Automóvel do Algarve.
O algarvio Miguel Farrajota e os pilotos Bernardo Maia e Pedro Grancha podem aproveitar esta prova para se aproximarem da terceira posição, ocupada por Ricardo Santos.
Algarve e Alentejo juntos por um dia
Os concelhos de Monchique, Silves, Ourique e Odemira fazem parte do ‘roteiro’ da prova que vai durar o fim-de-semana e vai contar com uma super-especial de 10,8 quilómetros no sábado.
Este início da prova vai ter lugar na encosta sul de Monchique, com a partida marcada para as 15h30 para as motos e quads e 17h00 para os automóveis, e vai definir a ordem de partida para domingo.
“Em Monchique, as provas de todo-o-terreno têm tendência a serem muito técnicas e isso vai influenciar a super-especial, que ainda vai apanhar um pouco o sector selectivo do dia seguinte”, adianta Marciel Guilherme.
No domingo corre-se a restante prova - pelo Algarve e Alentejo - em dois sectores selectivos para os automóveis e apenas um para as motos e quads.
Os automóveis partem às 08h00 para um troço de 85,38 quilómetros e às 11h00 percorrem 250,81 quilómetros. Já as motos e quads partem às 08h30 num único troço de 250 quilómetros.
A entrega de prémios está marcada para às 17h00 no Heliporto Municipal de Monchique.
Faça download do mapa da 5ª Baja da Serra de Monchique no ficheiro auxiliar. MAPA Aqui, ONDE Ver Aqui
por Tiago Griff
Imagens Algarve Farense
Como não podia deixar de ser, marcaremos presença nesta prova de elevada importância que se disputa na região algarvia, prometendo mais informação e fotos da mesma na próxima semana.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Vale Azevedo vs Maddie McCann

Se os media britânicos tanto se queixaram da actuação da Policia Portuguesa no caso McCann, alegando que nem tudo estaria a ser feito da forma mais competente para resgatar a criança, pergunta-se agora aos mesmos media ingleses o que acham da situação do ex. presidente do Benfica, Vale e Azevedo, que a julgar por esta notícia, já têm um mandado de captura europeu, mas face à inoperância dos meios de segurança britânicos (aos quais já chegou este mandado de captura), deixam o arguido fazer uma vida de luxo pela cidade londrina.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Verão Cultural começou em Faro

Milhares de pessoas estiveram presentes no Centro Histórico de Faro, no passado dia 21 de Junho, para visitarem as exposições de Arte Contemporânea patentes no Museu Municipal de Faro, Galeria Municipal Trem e Fábrica da Cerveja, no âmbito do programa Allgarve e para assistirem aos concertos e animação que marcaram o dia de solstício de Verão em Faro.

A animação foi precedida da Inauguração, presidida pelo Ministro da Economia, Manuel Pinho, das exposições que vão estar patentes na Fábrica da Cerveja, Museu Municipal e Galeria Trem. Os espectáculos tiveram início pelas 18h00 nos claustros do Museu Municipal com a actuação dos Deolinda seguido dos O’questrada, e “Ela não é francesa, Ele não é espanhol”. À noite as atenções viraram-se para o palco no largo da Sé que recebeu a actuação de Rita RedShoes, Devotchka, Hércules & Love Affair e a noite acabou com a actuação do DJ Rui Pragal.As exposições de Arte Contemporânea podem ser visitadas até ao dia 7 de Setembro de 3.ª Feira a 6.º Feira das 12h30 às 24h00 e Fim-de-Semana das 17h30 às 24h00.
o Bill Viola, “Il Vapore”, 1975 e James Turrel, “Fargo, Blue”, 1967 – Museu Municipal de Faro;o Articulações – André Carvalho, ângelo de Sousa, António Bolota, António Poppe, Carlos Garaicoa, Dan Perjovschi, Diango Hernández, Fernanda Gomes, Francisco Janes, Francisco Tropa, Hugo Canoilas, Ian Kiaer, Ion Grigorescu, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Queiroz, Leonor Antunes, Nelson Félix, Phill Niblock, Raimond Chaves e Gilda Mantilla, Ricardo Jacinto, Sancho Silva, Sérgio Taborda, Thierry Simões. Fábrica da Cerveja;o Jorge Martins Galeria Municipal de Arte Trem

ÀS TERÇAS NO MUSEU
Teve início ontem, dia 24, o apontamento cultural “Às Terças no Museu”. Com esta iniciativa pretende-se levar até aos claustros do Museu Municipal de Faro um maior número de público para assistir a apontamentos culturais na área da música. A iniciativa vai realizar-se até ao final do mês de Agosto com actuações todas as Terças-Feiras a partir das 22 horas.Coube ao Coral Ossónoba dar início às actuações num espectáculo que também é comemorativo do seu 28.º aniversário. Curiosamente a primeira apresentação pública do Coral Ossónoba também se realizou nos Claustros do Museu Municipal de Faro.

PROGRAMA
• 24 de Junho – 22h00 – Coral Ossónoba – Concerto de Aniversário (Coro Infantil, Coro Juvenil e Coro de Adultos);
• 1 de Julho – 22h00 – Eduardo Ramos - Al’Mutamid, um poeta das mil e uma noites
• 8 de Julho – 22h00 – 22h00 – Miguel Martins World Trio (Jazz);
• 15 de Julho – 22h00 – Nanook – A cor das raízes;
• 29 de Julho – 22h00 – Fad’Nu – Uma outra abordagem do fado;
• 5 de Agosto – 22h00 – Rastrelli Cello Quartet;
• 12 de Agosto – 22h00 – Quarteto Concordis – Guitarra Clássica – de Bach a Carlos Paredes;
• 26 de Agosto – 22h00 – VIOLINOACORDEON – A fusão exótica de dois instrumentos;

Mais três aquisições no Farense

Aos poucos o Farense vai formando o seu plantel para a próxima temporada. Cannigia (ex-Louletano), Edalberto (ex-Ayamonte) e Everson comprometeram-se com o campeão do Algarve que está de regresso à 3ª Divisão Nacional, juntando-se assim aos outros 6 reforços já noticiados neste espaço.

In AlgarveDesporto

domingo, 22 de junho de 2008

Ele tinha razão...

No dia seguinte à eliminação portuguesa do Euro'2008 diante da Manshaft, o Kaiser veio a terreiro dizer uma coisa que me fez reflectir - "Mas isso costuma ocorrer nos torneios: quem assusta demais muito cedo não chega tão longe". Na verdade o tempo veio-lhe dar razão, pois à imagem da Nossa selecção, a Croácia e ontem a Holanda baquearam diante de equipas teoricamente inferiores e que haviam passado por dificuldades para entrar na segunda fase da prova. Hoje assistir-se-à a um dos jogos mais interessantes do torneio, e acredito que a invicta Espanha também não terá uma tarefa fácil diante da consistente Itália, por quem vou torcer levemente após a eliminação de Portugal.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Az(ar)es pelos ares...


Capa do Jornal "O Jogo" do dia 20/06/2008

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Euro 2008 - Breves >> Portugal 2-3 Alemanha

  • Mais uma vez a "sina" do futebol português foi traçada: muita posse de bola, muito remate (para fora), e os alemães, que até podiam ser uma Itália ou França, fizeram da eficácia, força mental e organização a base do seu sucesso.
  • Não vamos "bater" no óbvio, (Ricardo), mas sim em Paulo Ferreira e Scolari. Foi também por aí que começou a derrota portuguesa. Perante um jogador acutilante na ala direita como Schweinsteiger, Paulo Ferreira, uma "emenda" a jogar na esquerda, escolha de Scolari em detrimento outra "emenda" mas mais rotinada, Caneira, teve inúmeras dificuldades e mostrou que a falta de rotina do defesa do Chelsea paga-se caro em jogos deste grau de dificuldade, comentendo alguns erros graves no desenrolar do jogo.
  • O "apagão" de Cristiano Ronaldo neste Europeu foi evidente, e mais uma vez me vêm dar razão, quando digo que para ser melhor do mundo ainda têm que subir mais um degrau a nível competitivo. Porque jogar no futebol inglês, com mais espaço é uma coisa, mas quando se enfrentam defesas fechadas e fortes, a história é outra. Ronaldo bem tentou, chutou muito, teve a bola no pé, mas acabou com o mesmo numero de golos e assistências que o “mal amado” Nuno Gomes...
  • Neste jogo, não era de Scolari apostar mais cedo em mais um avançado? E desde logo em Hugo Almeida, que está habituado ao futebol alemão?? È que na primeira parte e inícios da segunda, irritava ver tantos cruzamentos a serem oferecidos aos gigantes alemães...
  • Nani e Postiga acabaram por entrar bem no jogo, mas tardiamente...
  • Por fim, nas fases finais de grandes competições com Scolari ao comando, apenas uma vez invertemos um resultado negativo (Inglaterra 2-2, vitória nos penaltis), falhando em outras seis hipóteses... Porque será?

A primeira impressão

Dizia-me um dos meus primeiros “chefes” que tive, que a primeira impressão que as pessoas nos deixam quando as conhecemos, é sempre aquela que marca, e que apagá-la da nossa memória, só é possível, se a vivência continuada entre nós nos mostrar verdadeiramente, que estávamos errados nessa análise inicial, catalogadora da personalidade da pessoa e da sua maneira de estar na sociedade…
Desta forma, podemos adaptar também este pensamento à realidade do nosso País nas mais variadas vertentes.
Isto a propósito, de algumas viagens que tenho feito ultimamente a Espanha, e onde tenho verificado o paupérrimo estado da via, mesmo junto ao posto fronteiriço da ponte do Guadiana. É vergonhoso para Portugal, o cartão de visita apresentado logo aí, junto daquele indicador gigante de entrada em Portugal e neste caso, da região algarvia, que se diz, de turismo de excelência, “o petróleo do Algarve”, como já ouvi muitos políticos da nossa praça afirmá-lo, mas que mantêm esta situação à vários anos, pois aquela degradação, não é fruto duma situação recente, mas sim duma utilização continuada, ao qual não é feita manutenção.
Claro que, não é por 1/2 quilómetros de estrada nestas condições, que os turísticas, ao fim duma estadia por cá, se inibirão de classificar o Algarve de destino turístico de qualidade, resultado das excelentes condições naturais do Algarve, potenciadas com infra estruturas, cada vez mais desenvolvidas, para usufruto e lazer, mas penso que seria de bom tom, na entrada do nossa Região ter uma via de qualidade, imaculada por forma logo aí dar uma primeira boa impressão nesse sentido, o que não acontece agora, em contraste com as estradas que pisamos logo a seguir à ponte, do outro lado espanhol…
É que a primeira impressão marca, e por vezes não é preciso fazer muito para deixar os “outros” uma imagem inicial positiva do nosso País.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Faro publicita festas da cidade de Olhão??

No passado domingo, ao passear a pé junto da rotunda do hospital em Faro, deparei-me com um placard, cirurgicamente colocado junto ao quiosque, fazendo menção, às festas da cidade de Olhão, que este ano comemora 200 anos da sua elevação a vila e criação do concelho de Olhão, deixando de fazer parte do concelho farense, na sequencia da revolta contra os invasores franceses, que tomavam a região à sensivelmente 200 anos atrás. Tal facto é assinalável, mas daí a dar-se espaço no nosso concelho farense, a publicitação de festas de outra cidade, é um pouco estranho, infeliz e de mau gosto para com todos os farenses até porque nunca vi tal acontecer nos nossos concelhos vizinhos, aquando da comemoração do 7 de Setembro, dia da cidade de Faro. Estranho portanto tal situação, até porque muitos farenses, tem vindo a mudar de residência para Olhão, devido aos preços mais acessíveis dos apartamentos, pelo que numa situação deste género, esta seria de facto a menos admissível, porque muito poucos olhanenses residem em Faro… Contudo, o nosso presidente de câmara é olhanense… Será por isso, dirão alguns?

domingo, 15 de junho de 2008

Euro 2008 - Breves >> Suiça 2-0 Portugal

  • Primeira parte equilibrada. Portugal baixou de rendimento na segunda parte, adormeceu no jogo, e a Suiça obtêm uma vitótia justa pois ao contrário de Portugal, mostrou mais atitude e conseguiu marcar
  • Na Selecção, veio ao de cima o natural pouco entrosamento desta "segunda equipa", sentindo-se muito a falta de Deco, que é neste momento, na minha opinião, o jogador mais importante na jogo da Selecção, dado o dinamismo e qualidade demonstrada, sendo ainda a única peça para a posição em que joga
  • Portugal pode-se queixar do penalty não marcado sobre Nani na primeira parte, lance que poderia ter sido importante no decorrer da partida, mas tal facto não pode desculpar a mediana exibição da equipa, essencialmente na segunda parte

sábado, 14 de junho de 2008

Faro: hospital vai contar já este Verão com novo espaço para as urgências

Pré-fabricado deverá estar pronto em Junho (deste ano...)

A primeira fase do projecto de ampliação do serviço de urgências no Hospital de Faro deverá estar concluída no final do mês, com a entrada em funcionamento de um novo espaço pré-fabricado com 800 metros quadrados. A presidente do Conselho de Administração da unidade afirmou que o processo decorre a bom ritmo, estando a estrutura praticamente montada e aguardando-se agora a chegada dos equipamentos. "Os equipamentos estão agora a ser encomendados e pensamos que no final do mês ou início de Julho esteja tudo pronto", observou Ana Paula Gonçalves, dizendo que o processo está a correr de acordo com o calendário estabelecido. A colocação de um pré-fabricado de 800 metros quadrados no perímetro do Hospital de Faro visa combater o problema da sobrelotação de doentes em macas que se acumulam nos corredores daquele serviço nas alturas de maior afluência, em especial durante o Verão.O plano de reestruturação e ampliação da unidade, recentemente convertida em Hospital Central, deverá estar concluído em 2010, prazo previsto no início do ano aquando da apresentação pública do projecto. O custo do "open space" de 800 metros quadrados deverá rondar um milhão de euros, 400 mil dos quais destinados a apetrechamento técnico.

Apesar de se tratar de um "remendo", aplaudo...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A vergonha continua....

Quando o Ministro Mário Lino, vêm para a Comunicação Social dizer isto, só me apetece perguntar-lhe se os apoios aos pescadores afectarão as contas públicas, ou mesmo aos rebocadores, que ainda hoje mantinham-se em greve, pois as Companhias de Seguros pagam pelos serviços de assistência, o mesmo preço de à 15 anos atrás, quando os combustíveis aumentam de dia para dia... Não seria suposto o Estado regulamentar esta situação também?

Breves: Farense já conta com 6 reforços

Segundo informação do Jornal Record de hoje, o Farense já garantiu 6 jogadores para a nova temporada que se avizinha. São eles:

  • Kula, Guarda Redes, ex. Campinense
  • Duarte, Defesa Esquerdo, ex. Campinense
  • Rui Graça, Central, ex. Messinense
  • Luis Afonso, Centrocampista, ex. Campinense
  • Gualter Bilro, Central, ex. Lagoa
  • David Justo, Extremo direito, ex. Lusitano VRSA

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Euro 2008 - Breves >> Rep. Checa 1-3 Portugal

  • Deco mostrou mais uma vez que está em grande forma. Esteve activamente nos três golos, marcando um e oferecendo outro.
  • Ronaldo também esteve muito bem, se bem que continue a abusar do individualismo. O tempo ainda o ensinará que esse não é o melhor caminho...
  • Ao segundo jogo, novamente Portugal a recuar em demasia nos últimos 20 minutos, deixando de ter capacidade em segurar bolas na frente, embora Scolari não se tenha encolhido tanto nas substituições, como no jogo com a Turquia
  • Pepe mostra um enorme à vontade a sair com a bola dominada até à entrada do meio campo adversário. Sem dúvida, uma mais valia na construção de jogo da Selecção e sinal duma maturidade e confiança notáveis do jogador.
  • Novamente Portugal a ter "sorte" no jogo. Após se ter sofrido alguns calafrios na fase final da partida, o que poderia significar o empate para os Checos, consegue chegar ao golo da tranquilidade contra a corrente de jogo...

Combustível a escassear no Algarve

Produtos alimentares também começam a faltar

Devido à paralisação dos camionistas um pouco por todo o país, o combustível está a escassear nas estações de serviço. Esta terça-feira à noite, pelas 21:00 horas, já não havia gasóleo nas bombas em Loulé. À hora de jantar todas as estações de serviço em Loulé estavam a ser alvo de uma intensa procura, com filas permanentes, mas já sem gasóleo disponível. Hoje a situação é pior em Portimão, Lagos, Lagoa, Silves, e Vilamoura onde os depósitos secaram para todos os combustíveis. O cenário está a generalizar-se um pouco por todo o país. De acordo com o jornal Público a paralisação dos camionistas vai continuar, pelo que o país pode parar. Os camionistas dizem que o protesto vai continuar até que o Governo tome medidas concretas. O protesto dos camionistas tem objecto exactamente no aumento dos preços dos combustíveis, e entra esta quarta-feira no terceiro dia. Já fez uma vítima mortal em Torres Novas. E nalgumas regiões do país os camiões foram alvo de apedrejamentos e outros foram incendiados. Esta paralisação já está a ter influência também no abastecimento de combustíveis no Aeroporto de Lisboa. O aeroporto já suspendeu o abastecimento aos aviões que aterram. Estão igualmente a ser afectadas as entregas de bens alimentares de produtos frescos nos super mercados, essencialmente produtos hortofrutículas e peixe. Outra preocupação prende-se com os bombeiros que podem deixar de prestar socorro por falta de combustível. Quem alerta é a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), que, de acordo com a Lusa, pediu medidas urgentes ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) admite associar-se ao protesto dos camionistas. Em declarações à Lusa o presidente da CAP, João Machado, diz que os agricultores “reivindicam exactamente o mesmo que os camionistas, gasóleo profissional ao preço de Espanha”. Turismo afectado A Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT) salienta em comunicado que a falta de abastecimento de combustíveis “está a afectar a actividade turística, em particular os serviços de transferes e excursões”. A associação realça que “o impacto é especialmente notado no Algarve” e apela ao Governo, aos empresários do sector e às companhias abastecedoras “todo o diálogo e sensatez para que este problema seja rapidamente resolvido”.
E eu acrescento a este artigo, que à hora que edito este post, no concelho de Faro, que seja do meu conhecimento, já se encontra também esgotado o fornecimento de combustíveis nas bombas de gasolina do concelho. Nos supermercados e hipermercados de Faro já se nota a escassez de carne, legumes e fruta, o que vêm dar razão ao aviso que fizemos à alguma tempo atrás através do título "A Crise (dos combustíveis) que ai afundar o País", se bem que nunca pensando que chegasse tão depressa...

Jogada de Mestre - Scolari abandona comando da Selecção

O homem que conseguiu levar o Brasil ao pentacampeonato mundial, após a tentativa falhada de 98 com Ronaldo & Companhia, tendo depois conseguido um vice campeonato europeu e um quarto lugar no Mundial no espaço de 2 anos, vai abandonar o comando da Nossa Selecção. Para muitos, será uma notícia agradável, dados os defeitos que encontravam em Scolari, alegando que tais feitos desportivos já haviam sido parcialmente conseguidos por Otto Glória em 66, ou mesmo por Humberto Coelho em 2000, quando foi eliminado injustamente diante da França, no célebre jogo da mão de Abel Xavier mas essencialmente criticando a arrogância e teimosia de Scolari, somada às guerilhas mantidas com algumas das figuras mais importante do nosso Futebol, aliado ainda ao desconforto dos altos salários do corpo técnico do próprio, bem como de algumas atitudes condenáveis como é exemplo da agressão a Dragutinovic. Contudo os resultados desportivos são muito assinaláveis, a empatia e energia positiva em torno da Equipa de todos nós, muito devem a este homem, que se prepara para abandonar o comando da Selecção, a caminho da equipa trituradora de treinadores em Inglaterra, um pouco à imagem do Sp. de Braga em Portugal. Será sem dúvida, uma saída em altura propícia para Si dado o bom momento da Selecção, deixando a fasquia muito alta para o seu sucessor. Boa sorte Mister Scolari.

terça-feira, 10 de junho de 2008

65 horas?

Depois de se ter reduzido gradualmente o horário semanal de trabalho para as 40 horas em Portugal, e ainda haver reinvidicações para que esse número baixe, surge agora esta notícia, que deixa qualquer um de nós apreensivos e desiludidos com o rumo da nosso País, em consequência das políticas anti-sociais duma Europa que se diz cada vez mais democrata, social e protetora dos direitos dos cidadãos, mas que os afronta na dignidade e realização pessoal com medidas deste cariz.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Fim de Semana Desportivo em Análise

Terminámos a época desportiva, no que ao Algarve diz respeito, com sorriso aberto. Após uma época frustrante para a maioria das equipas algarvias que competiam nos Nacionais, o Beira Mar de Montegordo acabou por "salvar a honra do convento", após garantir na última jornada da Terceira Divisão Nacional a subida à Segunda Divisão B, minimizando as perdas face à despromoção de Louletano e Messinense dessa divisão.
O jogo decisivo decorreu no relvado de Monte Gordo, onde o empate bastava para conseguir o desejado objectivo diante do histórico Barreirense. Não, obstante a equipa do Sotavento algarvio, bateu os homens da margem sul por 1-0 graças a um golo de Marco Nuno, espalhando a festa nas bancadas e um sorriso aos algarvios amantes do futebol na região.
Destaque também para o Quarteirense, que meritoriamente acabou a prova no 3.º lugar da tabela, num ano em que regressou aos Nacionais e onde a aposta se centrou no plantel da época passada, com ainda que com alguns ajustes, tendo terminado a sua participação com uma vitória forasteira no Lavradio, diante do Fabril do Barreiro por 1-2. Por fim, destaque para o Campinense, que apesar das dificuldades finaceiras ao longo da época, conseguiu ainda assim segurar-se bem nesta segunda fase, classificando-se em 5.º lugar e findando a época com uma igialadade 2-2 diante do campeão Aljustrelense.

domingo, 8 de junho de 2008

Inquérito >> Quem foi o jogador do ano no Farense?

Com a época desportiva do SC Farense terminada, é altura de eleger o melhor jogador do Farense na caminhada que o clube da capital algarvia protagonizou até à Terceira Divisão. Confesso que foi díficil escolher alguns dos nomeados, excluindo outros, mas parece-me que os melhores estão lá... Desse lote, conto com a colaboração de todos os leitores, para elegermos o Jogador do Ano.

EURO2008 - Breves >> Portugal 2-0 Turquia

  • Pepe estreia-se a marcar à 4.ª internacionalização, e faz uma excelente exibição
  • Gostei da exibição de Deco, muito forte nos passes médios/longos e com dinâmica, mostrando que afinal os dois naturalizados são uma mais valia para a Selecção Portuguesa
  • Bosingwa está cada vez mais forte técnicamente e fisicamente, merecendo cada vez mais a titularidade
  • Nuno Gomes faz assistência para o golo de Pepe, remata duas vezes ao ferro e após a sua saída Portugal perdeu a capacidade de segurar bolas no ataque, dado que Cristiano Ronaldo jogava longe da baliza nessa fase de jogo.

Campeonatos Nacionais de Atletismo em Faro

Ao visitar ontem pela primeira vez o Pista de Atletismo de Faro, fiquei de algum modo surpreendido com tamanha afluência de público(e representação de equipas) para ver os Campeonatos Nacionais de Atletismo. Na verdade, este facto é resposta de que a cidade já aguardava por eventos desta natureza, pois com tanta gente no recinto para ver in-loco muitos dos nossos dignos representantes nos Jogos Olímpicos de Pequim. Muitas pessoas eram "obrigadas" a entrar, ver e sair, dado o sol abrasador que castigava o local, sem que ouvesse lugares à sombra disponíveis para os espectadores. Por isso, quando muitos acharam estranheza, quando algumas vozes afirmaram que as bancadas seriam insuficientes para provas desta natureza, a resposta foi dada ontem... Acredito que a CMF esteve atenta e tentará corrigir a situação, para melhor comodidade de todos, e sucesso das provas realizadas na Pista.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Euro 2008 também passa por Faro!

É com agrado que vejo a autarquia farense proporcionar aos seus munícipes, um evento desta natureza, à semelhança do que já sucedera em 2004, quando Faro era cidade anfitriã do Euro e também em 2006, quando levou a efeito uma iniciativa idêntica.

Este ano a aposta é forte mas mostra que não preciso gastar "rios de dinheiro" nem entrar em loucuras, para proporcionar aos farenses e algarvios em geral um espaço de diversão e lazer durante o Euro 2008 na baixa farense. Com um programa de actividades equilibrado, destaco a aposta nas bandas e artistas farenses, bem como no apoio da Rua FM, dando maior visibilidade e reconhecimento da qualidade da sua programação, através da presença de vários Dj's da estação radiofónica. Por tudo isto, só falta mesmo a Selecção Nacional dar-nos ainda mais alegrias, para que o objectivo deste evento seja alcançado por completo.

Um senhor do futebol: Paolo Maldini

Parece mesmo eterno. Paolo Maldini surpreendeu o futebol e decidiu jogar mais uma temporada. O Milan informou esta sexta-feira que o capitão renovou contrato por uma época, o que vai fazer com que o defesa, que faz 40 anos dia 26, realize a 24ª temporada no clube.
«Tinha decidido retirar-me, mas como o clube queria que continuasse, falei com o treinador, com os meus colegas e, quando vi que todos eles estavam de acordo, resolvi continuar», disse Maldini, citado pelo site do Milan.
«Jogar futebol é algo que me dá muito prazer e acredito que ainda o posso fazer bem», sublinhou o defesa, de 39 anos.

Para quê mais palavras: No futebol actual, este é o caso atípico de amor a um emblema!

Farense relança futuro


In Record (Edição impressa 06/06/2008)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

À espera que alguém se aleije....

Há vários meses que se encontra aberto junto à EN 125, sentido Faro-Loulé na zona de Vale da Venda, um buraco, relativo à rede de esgotos e águas da rede. Com cerca de um metro de profundidade, e practicamente à superfície do solo, imagine o leitor que alguma pessoa, inadvertidamente cai naquele local... O pior é que para corrigir a situação, parece que será preciso alguém se magoar a sério...

Coincidências.... Ou talvez não...

Sabemos nós que amanhã é o dia decisivo para o futuro da Farense Futebol SAD, e em consequência, do Sporting Clube Farense, realizando-se uma audiência de Credores da dita SAD no Tribunal de Faro, após a interrupção de uma primeira audiência registada a 20 de Maio. Como se pode ler no texto do link, o qual, foi extraído do Blog A Defesa de Faro, um dos "inviabilizadores" do referido acordo eram os representantes da SportInveste, empresa do Grupo Controlinveste, SGPS, S.A, de Joaquim Oliveira.

Por isso foi com estranheza e apreensão, que hoje desfolhei o jornal "O Jogo", pertença do Grupo Controlinveste, e vejo uma página inteira dedicada ao nosso Farense, com uma "peça" há muito prometida e guardada no bau da redacção de "O Jogo", sendo agora lançado no Seu jornal, isto na véspera de uma Assembleia onde têm muitos interesses e onde na ultima sessão criou entraves ao acordo para viabilização do futuro do Clube.

Um post para ler daqui a um ano....

Desde que acompanho o futebol, me habituei a seguir com mais atenção a nível internacional, dois campeonatos estrangeiros, por via do êxodo de jogadores portugueses para esses países na década de 90, nomeadamente após o surgimento da geração de ouro, em que nomes como Rui Costa, Paulo Sousa ou Fernando Couto, seguiam viagem para Itália para jogar no Calcio, ou Figo e mais tarde Sá Pinto para o futebol espanhol, ... Quem não se recorda com saudade, das transmissões livres para todo o território nacional via TVI (bem melhor que a actual), dos grandes confrontos internacionais destas duas ligas, especialmente a espanhola. Recordo-me de um dos jogos mais alucinantes da minha vida, em que o Barcelona de Vítor Baía, Figo, Ronaldo e De la Peña, sob o comando de Bobby Robson defrontava salvo erro, numa meia final da taça de Espanha, o Atlético Madrid de Radomir Antic, o qual liderava La Liga, embora com a perseguição da equipa Culé... Ao intervalo, com o Camp Nou a rebentar pelas costuras, o resultado favorecia os forasteiros por 1-4, mas Ronaldo, quiçá o melhor avançado que vi jogar no meu tempo, haveria de sentenciar a partida, consolidando uma reviravolta monstruosa de 5-4.
Embora com toda esta espectacularidade, emoção e competitividade, o futebol espanhol nunca haveria de me apaixonar verdadeiramente, e embora o considerasse muito forte, preferia a Liga Italiana, onde tudo é mais metódico, calculista, mas também espectacular e recheado de grandes confrontos que se decidiam em pequenos pormenores... Porventura, nunca reparou o leitor, que em Itália que há 4 equipas que quase sempre pelo título, (Roma, Juventus, Inter e Milan), e não estou a colocar Lázio, Fiorentina, Sampdória ou Nápoles, que por razões históricas têm sempre uma palavra importante na prova...
Perante esta minha teimosia, apostei há dois anos com amigos que a Itália iria ser Campeã Mundial, porque o seu campeonato, é para mim mais competitivo que os outros e embora menos mediático e espectacular que em Espanha ou Inglaterra, isto para não falar das inúmeras conquistas de clubes Italianos nas competições europeias...
Acabaria infelizmente por ganhar a aposta, pois era desejo de qualquer português que a Nossa Selecção conseguisse tal feito, mas racionalmente não poderia colocá-la no leque de favoritas...
Por isto tudo, deixa-me um pouco incomodado quando vejo os Media nacionais, especialmente desde a entrada de Mourinho, dizerem duma forma tão despilicente que o Futebol Inglês, nomeadamente a sua Liga, é a mais competitiva e melhor do planeta, acrescentando que a única que está ao seu nível seja a espanhola...
Pois bem, com a entrada deste senhor para o Calcio, aposto que daqui a um ano, a maioria vai inverter a sua opinião, duma forma fácil e mesquinha, conforme a conveniência do provável sucesso de Mourinho, por forma a valorizá-lo ainda mais, dando mais uma vez a imagem da nossa Comunicação Nacional, onde os interesses e memória curta se confundem cada vez mais com informação credível e honestidade que o leitor/ ouvinte merecem....

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Postiga de verde...

A aliança entre Dragões e Leões parece-me ter como alvo o clube que quer "tramar" Pinto da Costa, tanto no Apito Final como também no processo que decorre na UEFA para excluir o FC Porto das competições europeias... Não percam o próximo episódio, porque nós também não...

O Fim de Semana Desportivo em Análise

Finalizou a época desportiva para o Farense, segundo ano desde o regresso à competição, e desta feita, terminada mais uma vez com sucesso. Em dois anos seguidos a equipa de Faro obteve o primeiro lugar da classificação em ambos os campeonatos, facto que não foi esquecido pelos ínumeros meios de comunicação social nacionais. O regresso aos Campeonatos Nacionais é agora uma realidade, e tal como o Farense, também outro emblema habituado a estas lides voltou à Terceira Divisão, facto que foi aproveitado para a um jogo entre ambos os conjuntos, realizado no passado sábado, em Castro Verde, com a vitória a sorrir aos homens de Faro por 0-2.
Na Terceira Divisão Nacional, penúltima jornada cheia de emoções, e apesar de tudo positiva para o Beira Mar de Montegordo, ao qual apenas lhe chega um empate caseiro para carimbar o ingresso na Segunda Divisão B. Mesmo assim poderia tê-lo feito mesmo neste domingo, se tivesse vencido na casa do líder Mineiro Aljustrelense , que com a vitória 2-1 sob o Beira Mar, garantiu matematicamente a subida. Contudo, o Beira Mar, acabou beneficiar do empate caseiro do Barreirense a zero diante do Fabril, guardando assim uma vantagem de um ponto para a derradeira jornada, onde defrontará o Barreirense...
Por fim, no outro jogo da jornada, derby concelhio em Quarteira, no qual o Quarteirense acabou por dizer definitavamente adeus ao sonho da promoção, após empatar a 3 golos com o vizinho Campinense.
Por fim, destaque para a Segunda Divisão B, que teve neste fim de semana a sua derradeira jornada para resistente equipa do Lagoa. Os comandados de Joaquim Mendes, treinador que já vai na terceira época ao leme da equipa do barlavento, garantiram na ultima jornada a quinta posição, resultado meritório, após o empate a uma bola na casa do Carregado. Guardamos a imagem da única vez que vimos o Lagoa jogar este ano, frente ao Farense, no Torneio de Lagoa, no qual denotámos logo a qualidade da equipa barlaventina, muito forte no ataque, com jogadores rápidos, dispondo também um meio campo muito trabalhador. Nessa altura, o Farense acabou derrotadon por 3-0, resultado justo face à superioridade demonstrada.