Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2009

SÁBADO DIA 1, 19HORAS, ESTREIA DO FARENSE NA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA!!
TORNEIO DA AFA, ESTÁDIO DA NORA - FERREIRAS

FARENSE x OLHANENSE

Sorteio da 3ª Divisão é a 6 de Agosto

O sorteio do campeonato Nacional da 3ª Divisão, da época 2009/2010, vai ter lugar no próximo dia 6 de Agosto, pelas 15h00, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa. Farense, Beira Mar, Quarteirense e Esperança de Lagos, as 4 equipas algarvias na Série F, vão conhecer a ordem dos 22 jogos da 1ª Fase.

O campeonato Nacional da 3ª Divisão começa a 6 de Setembro, com a 1ª jornada e termina no dia 14 de Março, com a 22ª e última jornada da 1ª Fase. Depois, a partir do dia 28 de Março e até 9 de Maio tem lugar a 2ª Fase, mantendo-se, na próxima época, o figurino que já regista duas temporadas e que apura os 6 primeiros classificados para disputarem o acesso à 2ª Divisão e as restantes 6 equipas lutarão para evitar a despromoção aos regionais.

O Algarve vai estar representado, na época 2009/2010, com 4 equipas: Farense, Beira Mar, Quarteirense e Esperança de Lagos.

In AlgarveDesporto

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Carta Aberta à Nova Direcção do Farense

Exmos Senhores,


Venho através desta carta aberta, levantar uma questão que para mim é muito pertinente, já que envolve jovens desportistas e homens do amanhã que sonharam e acalentaram durante a sua formação nesse clube, o sonho de um dia vingarem na carreira futebolística e que, ao terminarem na época passada a sua última época como juniores na modalidade de futebol, não sentiram da parte dessa direcção um gesto de solidariedade e gratidão. Assim, relembro que o comportamento dessa Direcção não foi o mais correcta e porquê?

- Em primeiro lugar, era vossa obrigação, terem realizado uma “Convocatória” (não era preciso almoços, jantares ou lanches) dirigida a todos os ex-juniores promovidos ou não no final da época para uma palestra simples, em que o assunto, basicamente se resumiria a umas palavras amigas e de conforto, dando-lhes a entender que seria impossível promovê-los a todos ao escalão sénior.
- E em segundo lugar, um agradecimento também não ficaria nada mal, relembrando os êxitos obtidos pelos sucessivos apuramentos para as segundas Fases dos Nacionais (iniciados e juvenis) e, mais recentemente, na época de 2007/2008, conquista da subida à 1ª Divisão Nacional de juniores e ainda em 2008/2009, garantiram a sua manutenção, isto, sempre e ao longo destes anos, envergando a mítica camisola do melhor clube algarvio.

Perante isto, acho que foram mais que muitos, os êxitos, conquistados pela melhor fornada de jogadores, formada nesse clube da última década e que ninguém da anterior e actual Direcção se interessou, em expressar a sua gratidão e reconhecimento pelo dever cumprido!

Um Farense atento!

Recebemos dum nosso leitor esta missiva, que agora vos apresentamos. Estamos certos que algumas das observações relatadas poderiam ser evitadas, mas cremos que no futuro, o Farense evitará novas situações deste género. É frustrante para estes jovens jogadores chegar ao fim deste ciclo sem continuar com a camisola alvi-negra vestida, mas como sabemos a vida é feita de ciclos e é impossível uma equipa sénior, que se quer altamente competitiva, absorver mais que 4/5 jogadores por época, das suas camadas jovens. Nesse aspecto, o Farense, e neste caso específico, o staff do futebol sénior, nos parecem identificados com essa necessidade de apostar duma forma regular nos jovens, potenciando o seu desenvolvimento e fomentando mais valias em eventuais transacções de "passes".

GNR apreende macaco verde mantido em cativeiro na varanda de apartamento de Faro

O Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Faro, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, apreendeu hoje um primata, vulgarmente denominado macaco-verde, que era mantido num apartamento da cidade de Faro.

O caso foi denunciado à GNR há pouco tempo, sendo que o primata foi trazido da Guiné-Bissau há cerca de trinta anos pelo seu proprietário, estando desde essa altura confinado à varanda do apartamento, no centro da capital algarvia.

A GNR chama a atenção que além da ilegalidade da posse deste tipo de animais, ao abrigo da Convenção Cites, «existe ainda o perigo de estes poderem ser portadores de doenças transmissíveis ao Homem».

O animal será agora sujeito a um período de quarentena, sendo posteriormente integrado num parque ecológico.

É caso para dizer: Cada Macaco no seu galho...

A partir de hoje na nossa cidade e com entrada livre!


SMS ao volante: 23 vezes maior risco de acidente

Um estudo norte-americano recente alega que escrever uma mensagem de texto a conduzir é mais perigoso do que atender o telefone e multiplica por 23 o risco de acidente.

O principal problema está no facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para escrever a SMS, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).

Geralmente, as tarefas que obrigam o motorista a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, salienta o instituto. No caso das SMS, a análise revela que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos, o que equivale a percorrer cerca de 100 metros sem olhar para a estrada, quando se conduz a 90 km/hora.

Pois é, em verdade, na práctica, poucas vezes as Autoridades conseguem descobrir esta infracção, que coloca em perigo a vida do condutor e dos outros também... Nestes casos, é imprescindível uma grande campanha de sensibilização para evitar estes maus hábitos, no qual me incluo...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Torneio AFALGARVE 2009

O Sporting Clube Farense vai participar no Torneio AFALGARVE 2009, juntamente com o Olhanense, Louletano e Quarteirense.

Os encontros vão realizar-se nos dias 1 e 2 de Agosto, com o Farense a defrontar o Olhanense no dia 1, no Estádio do FC Ferreiras às 19 horas.

Nesse mesmo dia, às 10 horas, encontram-se no Estádio Algarve as equipas do Louletano e Quarteirense.

No Domingo, 2 de Agosto, no Estádio Municipal de Loulé vão decorrer os encontros para a atribuição do 3º e 4º lugar, às 19 horas e às 21:15 h. o encontro que determinará a atribuição do 1º e 2º lugar.

SCF – Dep. Imprensa

Hassan e o seu Farense em discurso directo na RTP

Ontem levantei-me cedinho e fui positivamente surpreendido por uma reportagem sobre o nosso Farense no programa Bom Dia Portugal...

Hassan em discurso directo, no relvado do mítico S. Luís... Ora vejam, a partir do minuto 3.15.

Quotas a pagamento

O Sporting Clube Farense informa que se encontram a pagamento as quotas normais relativas à época 2009/2010. O valor a pagar é igual ao da época passada.

As quotas poderão ser pagas na Secretaria do Clube ou junto do nosso cobrador.

Lembramos que o jogo de apresentação aos sócios, com o Sporting Clube Olhanense, realiza-se no dia 8 de Agosto, às 21 horas no Estádio de S. Luís.

O valor do bilhete para este jogo é de 2 euros. Os sócios do Sporting Clube Farense estão isentos de pagamento desde que apresentem a quota do mês de Julho / 09


Departamento de Marketing e Quotas - Gabinete de Imprensa do SC Farense

domingo, 26 de julho de 2009

Zé Carlos, antigo guarda-redes do Farense deixou-nos...

O antigo guarda-redes do Farense José Carlos da Costa de 47 anos, faleceu no dia de anteontem vitimado de cancro.

O ex-guarda-redes foi alvo de uma manifestação de solidariedade por parte do Flamengo, que criou um site de recolha de fundos para ajudar às despesas do tratamento médico, a partir do seu internamento, em finais de Maio.

É com nostalgia que recordo os meus primieros jogos a ver o Farense, nos quais o Zé Carlos era o dono das balizas do S. Luís, bridando a massa associativa com vistosas defesas e segurança... Mais um que nos deixa mais pobres, numa altura em que o Farense está prestes a comemorar o centenário e cada vez mais precisa de todos para voltar aos patamares de outrora.

O Blog Algarve Farense apresenta desde já as sinceras condolências aos familiares de Zé Carlos.

Grande Bronca... Oiçam mesmo!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Macário apresenta-se às colectividades desportivas

Macário Correia e a sua equipa apresentaram-se ontem (23 de Julho) diante de cerca de 100 atletas e representantes das colectividades desportivas do Concelho de Faro. Numa conversa informal no Hotel Faro, foram escutadas as preocupações de todos em relação ao decréscimo nos apoios prestados pela autarquia nos domínios da formação, competição e manutenção, ao mesmo tempo que se vai intensificando a concorrência movida pela Divisão de Desporto às colectividades

Por outro lado, a falta de infraestruturas e equipamentos desportivos e o estado decrépito dos existentes, a situação do Sporting Clube Farense e a estagnação das actividades amadoras de formação, como o ténis, a ginástica ou o hipismo, são razões suficientes para que se equacione a estratégia levada a cabo pelo actual executivo municipal.

A todos, Macário Correia e Paulo Santos (a quem será atribuído o pelouro do Desporto) tranquilizaram, garantindo uma política de estreito diálogo com as colectividades e a maior atenção no que concerne aos protocolos a estabelecer com elas, numa base de grande clareza e seriedade.

Em relação ao Sporting Clube Farense, ficou uma certeza: trata-se de um problema desportivo, financeiro e urbanístico causado, em grande medida, por um conjunto de decisões municipais desacertadas e avulsas. A resolução das dificuldades deste histórico do desporto nacional passam agora pela recuperação da sua credibilidade – o mesmo é dizer, pela redução do seu passivo. A Direcção recém-empossada do clube sabe das nossas ideias para o salvar: entre outras medidas, que oportunamente se divulgarão, há terrenos municipais que podem ser cedidos ao Sporting Clube Farense para proveito deste. Fique, contudo uma certeza: as medidas implementadas, sê-lo-ão no quadro de um projecto estruturado e pensado para salvar uma instituição que merece o apoio de todos. O objectivo é chegar ao dia 1 de Abril de 2010 e festejar o centenário do clube com razões para encarar o futuro com optimismo.

Na assembleia geral do dia 18 de Junho, correu um boato, nos momentos antes da realização da mesma, de que um dos mentores desta nova direcção do Farense, estaria inclinado para o projecto que Macário Correia delineou para salvar o Farense... Dois meses volvidos e o boato confirmou-se! Agora só falta o mais difícil... Passar das palavras aos actos, isto se Macário Correia vencer.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Selecção Luso (Brasileira)...


Não pode ser!! Nos últimos dias saiu a notícia de que Liedson havia remetido uma carta à FPF oferecendo os seus serviços para a "nossa" Selecção, já a partir de Setembro, altura em que completará 6 anos de residência em Portugal, obtendo assim dupla nacionalidade. Perante este facto, e tendo em conta algumas declarações de Carlos Queiróz num passado recente, até já há alguns media que garantem que o Seleccionador Nacional vai mesmo convocar o "Levezinho" para os próximos compromissos da selecção das quinas...

Podem me acusar de retrogrado e nacionalista, mas não posso conceber esta atitude de Carlos Queiróz. Mais uma grave decisão do nosso Seleccionador, ele que têm vindo a apregoar a necessidade duma renovação na Seleccção Nacional, riscando da lista de convocados alguns jogadores com valor e experiência no seio do balneário de Portugal, como que num claro sinal de ruptura nas apostas que Scolari fez em tempos. Insurjo-me contra Queiróz e contra a sua falta de coerência e respeito para jogadores como Postiga ou Nuno Gomes, afastados das convocatórias, eles que muito jeito nos tinham dado em compromissos passados que hipotecaram grande parte das nossas esperanças de apuramento para o Mundial da África do Sul...

Assim, com as calças na mão e depois de ter feito m....a, consequência do egocentrismo e desprezo pelo trabalho de Scolari, nada melhor que convocar Liedson, excelente jogador, sem dúvida, mas um cidadão sem qualquer afectividade ao nosso país. Um jogador que chegou "maduro" aos nossos relvados e na casa dos trinta e tais parece ser a única saída de Queiróz para desatar este belo nó... Pergunto eu, e agora como se sentirão também os Edinho's e Orlando's Sá desta vida....? Sem lugar na equipa, onde fica o projecto de Queiróz para uma posição tão específica do futebol actual.

Falar-me-ão de Pepe e Deco, estes com a atenuante de se terem feitos jogadores em Portugal, mas pergunto que relação têm com o nosso país? Apesar disso não é isto um erro, e moralmente uma afronta para com as nossas raízes e história? Deco até já fala em regressar ao Brasil definitivamente e Pepe, belo defesa central, muito dificilmente voltará a jogar no nosso País, fazendo da presença na Selecção uma breve cordialidade como retribuição pelo facto de ser agora comunitário e facilitar os negócios no futebol internacional. Depois, os Daniel'es Carriços e Miguel Vitor'es que se queixem, porque o projecto de Queiróz é a formação... Não é?
Imagem In Bola na Rede

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vale tudo em tempo de eleições??

Quem conhece razoavelmente bem o concelho farense, rapidamente chegará à conclusão que o sítio que vos apresento, se situa na rua principal do Patacão, junto à zona das bombas de gasolina... Se o concelho já estava inundado de cartazes e mais cartazes de propaganda eleitoral, talvez uma afronta aos munícipes que não vêm obra feita, com a desculpa das dificuldades financeiras da câmara, ainda que os cartazes que se colocam sejam da responsabilidade dos partidos, pergunto eu agora, que regulamentação existe para a colocação dos mesmos? Nada me move contra José Vitorino, mas este, como foi o último lançar-se nesta "guerra", com poucas alternativas para os seus queridos cartazes, até os coloca à frente de sinais de trânsito e placas sinalizadoras... É caso para dizer que em tempo de eleições, vale mesmo tudo....

Mas isto não acaba por aqui, se tiver disponibilidade, apresentarvos-ei novos casos de infracções deste género, na ganância de colocar o seu cartaz em sítios de boa visibilidade...

terça-feira, 21 de julho de 2009

E o Estádio é para vender ou não???

In A Bola, 21/07/2009
Se António Barão, presidente do Farense, prefere ter a certeza dos valores em dívida, e se possivel, a partir daí vender os terrenos junto ao Forum Algarve, bem como parte da zona da Bancada Sul, parece que o presidente da AG do SC Farense têm uma opinião mais radical...

Farense apresentou plantel à imprensa

TREINOS COMEÇAM HOJE TERÇA-FEIRA E APRESENTAÇÃO AOS SÓCIOS É DIA 1 - FRENTE AO OLHANENSE

O Sporting Clube Farense apresentou esta segunda-feira à Comunicação Social o plantel com que vai arrancar a pré-temporada visando a sua participação no Nacional da III Divisão – Série F. Os responsáveis dos "leões" de Faro dizem que o objectivo é a manutenção, mas, porque "o Farense é o Farense", se a oportunidade da subida surgir...

Do plantel da época passada transitam 11 jogadores: Gonçalo (guarda-redes), Caras, Cannígia, Arlindo, Toni. (defesas), Norberto, David Justo, Paulinho, Luís Afonso (médios), Pintassilgo e Bruno (avançados).Quanto a reforços, o técnico Edinho já pode contar com o guarda-redes Edgar (ex-Campinense), com os defesas Luís Lopes (ex-Campinense), Filhó (ex-Campinense) e Idalécio (ex-Louletano), os médios Rodrigo (ex-Louletano), Vítor Quadros (ex-Silves) e o dianteiro Alemão (jogador que actuava em Inglaterra).

Da equipa juniores foram promovidos o guarda-redes Zé Afonso, os defesas Ró-Ró e Pedro Correia e o médio Alvarinho. Uma particularidade: dos 21 jogadores anunciados, 19 deles passaram pelos escalões de formação do clube da capital algarvia.
Edinho, que foi adjunto de Barão, passa a treinador principal contando como adjuntos com Pedro Benje e Costa, que defendeu a baliza do Farense nas últimas duas épocas, tendo pendurado agora as chuteiras. O plantel ainda não está fechado, já que vão estar vários jogadores à experiência nas primeiras semanas de trabalho, bem como existem ainda contactos estabelecidos para a contratação de alguns jogadores, nomeadamente para o sector atacante. O Presidente António Barão garante que o objectivo principal “é a permanência, mas jamais deixaremos de espreitar a possibilidade de subirmos à 2ª Divisão Nacional”.

Presente na apresentação à Imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, o qual garantiu a todos que a autarquia irá continuar a dar todo o apoio ao Farense, independentemente de qual seja o resultado das próximas eleições praticamente. Também o presidente da Assembleia Geral Carlos Pereira esteve presente, tendo apelado ao sentir da mística Farense.

Dirigindo-se aos jogadores, Carlos Pereira, antigo jogador e ex-presidente da SAD, realçou a responsabilidade que é e o significado que tem a camisola e o emblema do Farense. “Vocês vão senti-la bem fundo. Porque o Farense é um clube com história. O maior do Algarve." Outra presença foi a de Aníbal Guerreiro, antigo dirigente do Farense e um dos maiores empresários de Faro e do Algarve, bem como grande apoiante do clube da capital algarvia. “O Farense tem de voltar a ocupar o lugar a que tem direito. E esse é na I Liga”, afirmou, prometendo continuar a apoiar o Farense.

Apresentação dia 1 frente ao Olhanense
A pré-temporada já está definida, até porque o campeonato vai começar no primeiro domingo de Setembro, mas antes, a 30 de Agosto, tem lugar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, já estando marcados alguns jogos de preparação, o um dos quais no dia 5 de Agosto, pelas 20 horas no Estádio de São Luís frente à equipa do Almancilense. A apresentação aos sócios será no dia 1 de Agosto no S. Luís, contra o SC Olhanense. Durante o período que antecede o início do Campeonato, o Farense realizará ainda outros 3 particulares mas que não serão ainda divulgados por os adversários não estarem confirmados.

Plantel:
Guarda-redes: Gonçalo, Edgar (ex-Campinense) e Zé Gomez (ex-junior);
Defesas: Caras, Cannígia, Arlindo, Toni, Filhó (ex-Campinense), Ró Ró (ex-júnior), Luís Lopes (ex-Campinense) e Idalécio (ex-Louletano);
Médios: Norberto, Justo, Paulinho, Luís Afonso (médios), Alvarinho (ex-junior), Rodrigo (ex-Louletano) e Vítor Quadros (ex-Silves);
Avançados: Bruno, Pintassilgo, e Alemão (actuou em Inglaterra).
Treinador: Edinho; Adjuntos: Pedro Benje e Costa.

Departamento de Futebol: António Barão (Presidente), Filipe Pedro (Vice-Presidente), Fernando Mendes (Vice-presidente e Director Desportivo), Ricardo Mendes (Director de apoio ao futebol sénior.

Restantes elementos da Direcção: Vice-presidentes: Daniel Nascimento (Amadoras), José Martins (Gabinete de Imprensa e Marketing), Nuno Martins (Marketing). Directores: Carlos Susana (apoio às amadoras), Manuel Martins (futebol de Formação), Pedro Gil (Marketing), Paulo Roque (Futebol de Formação e logística), Marta Martins (Tesoureira), Carlos Encarnação (secretário), Hugo Costa e Francisco Pinto.

In AlgarvePress por José Mealha

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mais uma d'o[L][U][D][O]

Quem me lê, ja sabe que sou fã destes moços aqui da nossa zona... Ao vivo na última edição da Semana Académica do Algarve, apresento a faixa Espelhos Partidos...

Cidade parou para desfile de motards

Apesar do calor que se fez sentir na capital algarvia no dia de ontem, a cidade congelou para assistir ao desfile dos motociclistas. Na despedida da 28ª Concentração Internacional de Motos do Algarve, a população encheu as ruas para aplaudir os milhares de motociclistas que exibiram as suas máquinas uma última vez no evento.

"Só quem cá esteve sabe o que foi o desfile. A população aderiu em massa e foi algo de extraordinário", contou José Amaro, presidente do Moto Clube de Faro.

Carregando as mais variadas bandeiras, os motards encantaram a assistência pela originalidade e pelo orgulho nas motos.
Carlos Martins, Ana Maria e ‘Licas’, um galo-motard, juntaram-se à parada vindos da Fuseta, Olhão. Na sua mota, uma Florette antiga, ‘Licas’ guia o caminho cheio de estilo. Água, milho, ventoinha e música são algumas das regalias na mota adaptada . "Até tem capacete e colete", diz o dono.

Tatuados, enfeitados, vestidos a rigor ou despidos, vários foram os motociclistas que fizeram directa na noite de sábado, à espera do momento.
"O desfile é a comunhão entre os motociclistas e a cidade de Faro, foi lindo", explicou o espanhol Joaquim, que se junta à Concentração pela 25ª vez.
Dizem os motards que o barulho dos motores lhes alimenta a alma e que para o ano cá estarão de novo.

"É a maior e mais bonita concentração a que já fui, o ambiente é fantástico e estamos todos unidos pela paixão às motos", disse Kike, vindo de Valência, Espanha.
ara grande parte das pessoas que se juntaram no Vale das Almas, a última noite não teve travões. St. Dominics Gospel Choir, Europe e David Fonseca animaram a plateia na área musical e as strippers de serviço voltaram a derreter os motociclistas nos intervalos.

A Concentração Internacional de Motos contou com 24 mil inscrições. Segundo a organização, durante os quatro dias de festa passaram cerca de 35 mil pessoas pelo recinto. Para José Amaro, a chave do sucesso é uma: "Não interessa quem são ou de onde vêm, todos chegam a Faro e se respeitam."

VETERANO DO EVENTO TEM 82 ANOS
No final do desfile foram galardoados alguns moto clubes e motociclistas. Armando Dias, da Guarda, tem 82 anos e subiu ao palco para receber a maior ovação da tarde, por ser o motociclista mais velho do evento.
Há cinco anos que se junta à Concentração de Faro e diz que todos o conhecem pois foi sempre o motociclista com mais idade. "Já ando de moto desde os 26 anos, mas como se vê ainda tenho força", conta.
Recebido o prémio, o veterano do motociclismo não saiu do palco sem beijar todas as meninas que entregavam as lembranças.

GNR APROVEITA PARA FISCALIZAR MATRÍCULAS
O Comando Territorial de Faro envolveu 900 homens, cerca de metade do seu efectivo, na operação de segurança em torno da concentração. A GNR levantou 310 autos de contra-ordenação por infracções rodoviárias a motociclistas, a maioria por irregularidades em matrículas e luzes. Foram levantados 4 autos por posse de haxixe e detidos 24 motards por conduzirem com excesso de álcool, por falta de carta e desobediência.
Um tentou atropelar um GNR, para fugir. Durante os quatro dias foram registados 7 acidentes com motos, dos quais resultaram seis feridos.A morte de um motard a caminho da concentração, no Alentejo, não permite atingir da meta zero mortes. Inscreveram-se 24 mil motos de vários países. Sergey, da Bielorússia, foi o visitante mais distante. "Fiz 7 mil km até aqui e volto completamente fascinado."

EROTISMO NO VALE DAS ALMAS
Num varão ou numa cadeira, as meninas do striptease voltaram a levar os milhares de motards, e não só, à loucura total.
O grupo Verónica Show entrou em palco com várias coreografias arrojadas e guardou para a última noite um espectáculo mais ao estilo motard. O cabedal fundiu-se com a sensualidade e os ânimos ferveram no Vale das Almas.
"Tentámos criar um espectáculo que não fosse ordinário e juntámos bailarinos profissionais para fazer histórias em todas as exibições", explicou a coordenadora do grupo de strippers.
Ainda assim, os dotes técnicos das artistas pareceram ficar para segundo plano junto do mar de gente que assistia. Agarrados às grades do palco, vários foram os homens que pediram mais velocidade no retirar da roupa.
"Temos de seduzir o público, os nossos movimentos têm de os prender até ao fim, tirar a roupa é o que os homens querem ver, mas é o menos importante para mim", explicou a stripper.

É nestas coisas que podemos dizer que Faro é Faro... Apesar da crise generalizada e crescente, o número de inscrições até foi ligeiramente superior ao ano transacto, o que valoriza ainda mais o evento e todos os seus organizadores. A cidade de Faro agradece este serviço à cidade... Vamos ver é por quanto tempo este evento se realizará no local, dentro destes moldes, pois o prometido parque ambiental, uma das muitas promessas de José Apolinário, continua no papel... E neste aspecto, desde à largos anos até hoje, Faro também é Faro...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

De Boliqueime para São Bento - Objectivo: Salvar Portugal!

Recolhi esta manhã este precioso flyer que me abriu a mente para a solução que o nosso querido Portugal aguarda.
De Boliqueime, pudendo mesmo ser já conotado como o sucessor de Cavaco Silva, surge José Laginha, o "milagre que todos esperam", o homem que definitivamente me convenceu que o caminho não está na direita nem na esquerda, mas sim no meio, não se sabe é bem de quê... Já agora, ajudemos esta grande figura a formar um governo credível!! Os contactos estão no folheto!
VAMOS SALVAR PORTUGAL!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

As primeiras declarações de Edinho como treinador do Farense

In Jornal O Algarve, por Tiago Griff, 16/07/2009

Ao ler hoje este artigo, não perdi a oportunidade de vos deixar em primeira mão as declarações de Edinho como técnico principal do Farense, mas salta me à retina um facto:

António Barão, afirma que já o informaram que a dívida do SC Farense deve ser inferior a 11 milhões de euros! E agora pergunto eu, quem foi a pessoa que o informou? A pessoa melhor informada sobre esta matéria deveria ser o antigo presidente Gomes Ferreira, no cargo desde 2002!

Ora, se este sabia, porque não nos revelou logo esta questão e assim se propôs a venda dos terrenos junto ao Fórum Algarve?

Se não sabia, então como é possível que um presidente do Farense esteja pior informado das contas do clube do que outras pessoas?

Alguém me explica?

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Farense - Plantel Sénior 2009/2010

Plantel sénior começa os treinos dia 21 de Julho

A equipa de futebol do Sporting Clube Farense, que vai disputar o Campeonato Nacional da III Divisão, Série F, começa os treinos no próximo dia 21 de Julho.

O plantel do Sporting Clube Farense 2009/2010 é neste momento composto por 21 jogadores.
Renovações: Gonçalo, Caras, Cannigia, Norberto, Justo, Paulinho, Luís Afonso, Bruno, Arlindo e Tony
Aquisições: Luís Lopes (ex-Campinense), Edgar (ex-Campinense), Idalécio (ex-Louletano), Rodrigo (ex-Louletano), Vitor Quadros (ex-Silves), Filhó (ex-Campinense) e Alemão, jogador que actuava em Inglaterra.
Sobem ao plantel principal vindos dos Júniores: Alvarinho, Zé e Pedro Correia.

De notar que dos vinte e um jogadores que irão estar às ordens do treinador Edinho e dos adjuntos Pedro Benje e Costa, dezanove deles passaram por alguns dos vários escalões de formação do clube.

A apresentação do plantel à Comunicação Social, irá ser feita no dia 20 de Junho no Restaurante Lendário em Quarteira.

SCF – Gabinete de Imprensa (cortesia Blog Leões de Faro)

Saúdo o facto do Farense já ter um gabinete de imprensa, que assim ajudará a divulgar e fornecer informações com maior facilidade ao JoaoC e consequentemente aos sócios. Parece que pelo menos nisto, a direcção do Farense já mostra sinais de mudança em relação ao passado.

Contudo há uma incorrecção no artigo. Fala-se em 21 jogadores e conto apenas 20. Será que falta o Pintassilgo? Ou o central Oliveira que é promovido dos Juniores??

Em todo caso, há um défice no que toca a pontas de lança, necessitamos de mais um, bem como doutro defesa central, tendo em conta os nomes apresentados.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Milagres?!


Garanto-vos que não trabelhei estas fotos com nenhum PhotoShop e a verdade é que isto só vêm comprovar a minha impressão de à tempos atrás... Se há quem não acredite em milagres, a verdade é que (Jorge)Jesus está a ficar com o cabelo mais escuro... Obra do ferrad'choc, só pode!! Não conhecem este produto???

Martinho da Vila e Gilberto Gil sobem ao palco do Estádio de São Luís no Allgarve Music

Martinho da Vila e Gilberto Gil apresentam-se, no próximo dia 29 de Julho, no palco do Estádio de São Luís, em Faro.

Integrado no programa deste ano do Allgarve Music, o espectáculo de duas das maiores figuras do panorama musical do Brasil vem assim abrir o cartaz de concertos marcados para o Verão algarvio, tendo o início marcado para as 21h30. Neste espectáculo, os dois músicos trazem ao Algarve alguns dos seus maiores êxitos, com a primeira parte do concerto a ser conduzida por Martinho da Vila e a segunda por Gilberto Gil. Martinho da Vila é actualmente um dos mais respeitados artistas brasileiros e um dos maiores vendedores de discos no seu país.

Conhecido principalmente pelos sambas e ritmos tradicionais das suas músicas, o autor é um dos legítimos representantes da música popular brasileira (MPB). O seu companheiro de palco nesta ocasião em Faro tem também desenvolvido uma das mais relevantes e reconhecidas carreiras como cantor, compositor e guitarrista da MPB. Com cerca de 50 álbuns lançados, Gilberto Gil tem no seu curriculum 12 discos de ouro, cinco discos de platina, sete "Grammy Awards" e mais de quatro milhões de discos vendidos, tendo feito parte do governo de Lula da Silva como ministro da Cultura brasileiro entre 2003 e 2008.

Os bilhetes para este concerto estão à venda na rede ticketline, no Fórum Algarve e nos locais habituais, pelo preço de 10 euros para o bilhete normal ou 25 euros, no caso do bilhete com acesso a bar aberto.
Integrando igualmente a programação do Allgarve Music e marcado para o primeiro dia de Agosto, os bilhetes para o concerto do britânico Seal também já foram colocados à venda pelo preço único de 30 euros. A ter lugar na Herdade dos Salgados Resort às 22h00, os bilhetes para o espectáculo de uma das melhores vozes da soul actual podem ser adquiridos na Fnac, Worten, El Corte Inglês e Dolcevitta, encontrando-se também disponíveis no site da Ticketline.

Gostos não se discutem mas enquanto noutros palcos do nosso Algarve, no âmbito do programa Allgarve Music se passeam Seal ou Joss Stone, Faro teria que receber Martinho da Vila e Gilberto Gil, nomes com muito menor expressão no circuito da música internacional... Até nisto somos ultrapassados!! Já que é para estragar a relva de vez, mais valia que fosse com estes moços, que uma semana depois se passeam por Portimão....

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Todos os caminhos vão dar ao Vale das Almas...

Estes estudos...

Dizer palavrões diminui a dor

Dizer palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física, segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Keele, em Inglaterra.
No estudo, liderado pelo psicólogo Richard Stephens, 64 voluntários colocaram as mãos em baldes de água cheios de gelo, enquanto diziam um palavrão escolhido por eles, conta a BBC.Seguidamente, os mesmos voluntários deveriam repetir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, deveriam escolher uma palavra normalmente usada para descrever uma mesa.Enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 segundos a mais, em média. O seu relato também demonstrou que eles sentiram menos dor enquanto falavam palavrões.

O batimento cardíaco dos voluntários foi, igualmente, medido durante a experiência e mostrou-se mais acelerado quando falavam palavrões.Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor.Para os investigadores, no passado esta situação teria sido útil para que os nossos ancestrais, em situação de risco, suportassem mais a dor para fugir ou lutar contra um possível agressor.

O que está claro é que falar palavrões provoca não apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física, o que pode explicar por que motivo a prática de falar palavrões existe há séculos e persiste até hoje, afirma o estudo."(A prática de) Falar palavrões existe há séculos e é quase um fenómeno linguístico humano universal", diz Stephens."Esta relacionada com o centro emocional do cérebro e parece envolver o lado direito do cérebro, enquanto a maior parte da produção linguística ocorre no lado esquerdo. A nossa pesquisa mostra uma razão potencial para o surgimento dos palavrões e porque eles persistem até hoje.

É por estes estudos que eu percebo que cada vez mais cedo as crianças de tenra idade utilizam palavrões no seu vocabulário... Pudera... Quando se portam mal e a roupa chega ao pêlo, é a melhor forma de se enganar a dor...

domingo, 12 de julho de 2009

Perguntas de conversa de café...

Se os médicos, engenheiros, advogados e muitos outros têm bastonários para defender os seus direitos (laborais), fidelizando-se em grande escala por forma a poder fazer também força diante dos governantes, estranho é que o povo, os trabalhadores de classes mais baixas pouco se associam a movimentos sindicais...

Sim, porque na verdade, o Portugal real pouco ou nada liga a estas coisas e muitas das manifestações a que assistimos na capital do país, nas célebres quintas feiras são, feitas maioritariamente por contestantes de ocasião, imiscuindo-se dessa consciência e responsabilidade durante os outros dias do ano.

Numa altura em que os direitos dos trabalhadores estão a ser cada vez mais postos em causa, já pensou em se sindicalizar, acautelando-se de situações incomodas que o possam ocorrer no futuro??

sexta-feira, 10 de julho de 2009

FARO: Concentração preparada para receber 25 mil motards

A uma semana do início da 28ª Concentração de Faro está quase tudo preparado para receber cerca de 25 mil motards.

Os "Europe" constituem a grande aposta do cartaz musical da concentração deste ano mas José Amaro, o presidente do Motoclube de Faro, faz questão de lembrar que "os espectáculos musicais nunca foram, nem nunca vão ser o principal argumento para atrair gente à concentração, festivais de música há muitos, aqui apostamos no espírito motard, numa festa diferente".

Uma das marcas que a direcção dos organizadores pretende garantir na edição deste ano da concentração é a ausência de mortes, o que tem sido conseguido nas duas últimas edições.
"Zero Killed Faro 2009, Todos Vivos" é o lema da campanha que consiste em distribuição de vasta informação por todos os motoclubes, cartazes na cidade de Faro e nos acessos à capital algarvia e indicações nas curvas mais perigosas.

Outra grande aposta da organização prende-se com as condições de saúde no recinto e, para tal, vai repetir este ano uma equipa de médicos e enfermeiros que estão 24 horas por dia disponíveis para acudir a qualquer necessidade. Como diz José Amaro, "ainda não existia o INEM e nós já tínhamos nas concentrações o nosso INEM, são voluntários”.

Este ano o recinto, que tem cerca de 60 hectares, é mais reduzido porque um dos terrenos que era utilizado não foi cedido pelos proprietários que vão construir ali um empreendimento.

A questão da segurança em Faro foi já abordada em várias reuniões entre o Motoclube de Faro, a PSP, a GNR, a autarquia, o Governo Civil, os Bombeiros, o INEM e a Cruz Vermelha, entre outras.

José Amaro garante que todo o recinto está a ser montado no pressuposto de que estarão em Faro cerca de 25 mil motards (no ano passado foram pouco mais de 23 mil) mas não arrisca fazer previsões, uma vez que a crise económica pode motivar desitências.

Por outro lado, adianta que o espírito motard está a perder-se nas gerações mais novas: "Há muito mais motociclistas do que havia há dez anos, só que esta nova geração usa a moto mas não tem o espírito motard", afirma José Amaro.
Dos 23 mil motards que dormiram no recinto, mais de metade eram estrangeiros. Entre nacionalidades, os portugueses só aparecem em terceiro lugar, em primeiro os espanhóis e em segundo lugar os ingleses.

"Veja a diferença, se vier de Madrid é capaz de pagar 1 euro de portagens, se vier do Porto paga 100 euros, já para não falar do custo da gasolina que é muito mais caro em Portugal", explica o presidente do Motoclube de Faro.

Nos três dias da concentração vão ser consumidos, pelo menos, 60 mil litros de cerveja, igual quantidade de água, o que constitui uma parte substancial da receita da concentração. As refeições são oferecidas para todos os inscritos.
In Observatório do Algarve

Ora aí está o evento anual que coloca Faro na órbita das grandes capitais nacionais e europeias... Um evento que dura oficialmente quatro dias, mas que começar-se-à já a sentir a partir de amanhã com o aumento de fluxo dos participantes à região algarvia, como que num contraste do que acontece no nosso Concelho durante as outras 51 semanas que o ano têm. Não me irei alongar muito mais pois já conhecem a minha admiração pelo evento do MCF.

Edinho treina Farense

ANTIGO AVANÇADO ORIENTA FORMAÇÃO NA SÉRIE F

O antigo avançado Edinho, de 42 anos, vai treinar o Farense, tendo como adjuntos Pedro Benje e Costa. O técnico jogou durante muitos anos na 1.ª Divisão, tendo-se evidenciado ao serviço do Desportivo de Chaves e V. Guimarães.
O clube já tem garantidos os seguintes reforços: guarda-redes Zé (ex-júnior) e Edgar (ex-Campinense); defesas Idalécio (ex-Louletano), Luís Lopes (ex-Campinense) e Pedro Correia (ex-júnior); médios Rodrigo Ângelo (ex-Louletano), Alvarinho (ex-júnior) e Vítor Quadros (ex-Silves); e o avançado Alemão (jogava em Inglaterra). Gonçalo, Caras, Caniggia, Arlindo, Luís Afonso, David Justo, Norberto, Paulinho, Pintassilgo e Bruno renovaram. Faltam quatro jogadores para fechar o plantel, entre os quais um ponta-de-lança e dois extremos.

O objetivo do clube presidido por António Barão, eleito por larga maioria na quarta-feira, é permanecer na Série F da 3.ª Divisão.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vamos conhecer os "Fora da Bóia"!

Recebi esta semana uma dica dum leitor assíduo, no sentido de divulgar o trabalho duma banda farense que agora dá os primeiros passos na música nacional. Esta banda, os "Fora da Bóia", composta por elementos entre os 18 e 20 anos, têm dois anos de existência e este ano tomaram a iniciativa de de inscrever num concursos de bandas a nível nacional, organizado pela Worten e deniminado "ROCK RENDEZ WORTEN".

Este concurso está a decorrer via Internet e os farenses "Fora da Bóia" estão em primeiro lugar da sua categoria (Rock) com 1088 votos... Porque somos todos farenses, apelo então ao voto, nestas esperanças da música farense, que caso vençam este concurso, que têm o termo de votação agendado para o final do presente mês, como prémio a gravação dum CD com venda garantida na rede de lojas Worten.

Podem votar aqui: WWW.RRW.PT

e visitem o myspace dos Fora da Bóia aqui

Barão no Farense até 2011

O candidato da Lista A venceu com uma diferença de 97 votos. Grande afluência às urnas. Estádio do Farense poderá não ser vendido.


O candidato da Lista A, António Barão, venceu esta quarta-feira as eleições para a presidência do Sporting Clube Farense com 233 votos. Rui Roque, da Lista B, obteve 136 votos, num total de 372 (houve três em branco).
António Barão recebe uma herança pesada juntamente com o título de presidente para o próximo biénio, onde vai encontrar um clube 'afundado' em dívidas que se calcula ascenderem aos 11 milhões.

"Habituado aos desafios", Barão reconhece que "sabia o que iria encontrar" e só quer "devolver o Farense à ribalta".
O também presidente da Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes) confessa que as dívidas poderão não ser assim tão altas e que o Estádio de São Luís poderá não ter que ser posto à venda.

"Segundo me informaram acerca das dívidas, o Estádio até poderá nem ser vendido. Já falei com o gestor de contas e na sexta-feira vou reunir-me para que me diga qual é a verdadeira condição do Farense em termos financeiros para podermos saldar a dívida e partirmos da estaca zero", diz e garante que o primeiro acto como presidente será activar o PEC (Procedimento Extrajudicial de Conciliação).
Uma das opções mais viáveis para saldar as dívidas, passa pela venda do terreno junto ao Fórum Algarve, que foi doado ao Farense para construir uma bomba de gasolina.
"Esse terreno tem mais viabilidade para ser vendido. Há que arranjar um consenso, ver o que os compradores pretendem e qual é a área total. Depois, partiremos daí".

Sobre as eleições, Barão ressalva que foi um resultado "justo e honesto" e congratula a Lista B: "É uma vitória dos sócios do Farense, considero que a Lista B não teve uma derrota. Acordaram um pouco a cidade e empolgaram os sócios para que votassem. Parabéns ao também ao [Rui] Roque".
Segundo alguns sócios mais antigos, "há muito que não se via uma afluência tão grande a eleições do Farense".

quarta-feira, 8 de julho de 2009

António Barão é o novo presidente do SC Farense

Decorreu na tarde/noite de hoje, no pavilhão do Farense, o acto eleitoral dos Leões de Faro, que culminou com uma vitória esclarecedora a favor de António Barão e de toda a sua equipa, a qual comandará os destinos do Farense até 2011.

Dos 372 sócios votantes, 233 votaram em António Barão, o que corresponde a 63% dos votos, enquanto a lista B, encabeçada por Rui Roque, angariou 136 votos, ou seja 36% dos votos. Registaram-se 3 votos em branco.

Após o escrutínio, realizou-se a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Clube, cerimónia que se iniciou sob a batuta de João Pedro Carvalho, antecedendo a passagem de testemunho a Carlos Pereira que depois conduziu a tomada de posse de todos os membros da nova estrutura dirigente do Farense, tendo depois o vencedor António Barão usado a palavra durante alguns minutos, sob o olhar atento dos muitos sócios que se encontravam no interior do pavilhão.

Agora que tudo está decidido, é tempo de se arregaçar as mangas e lutar pelo futuro do SC Farense, o qual é negro, como sabemos, mas que ainda têm solução. Aos eleitos, força!
Viva o Farense!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Eleições do Farense são amanhã - Vote e ajude a resolver o futuro dos Leões de Faro

O SC Farense vai amanhã a votos, e ao que se sabe foram aceites duas listas para os cargos sociais do clube da capital algarvia, a Lista A encabeçada por António Barão, figura incontornável do passado recente, mas também mais distante do Farense e Rui Roque, um jovem de 33 anos, ex-líder da claque do Clube, South Side Boys.

Como noticia hoje o diário online "Região Sul", os farenses vão ter que escolher no dia de amanhã entre duas personalidades da nossa cidade, para conduzir os destinos do nosso Farense, ambos com os mesmo desígnios, de retirar o Clube da grave crise em que se encontra e no qual agoniza à vários anos, sem que anteriores gestões a tenham ultrapassado ou mesmo minimizado.

O Farense encontra-se neste momento a militar na Terceira Divisão Nacional, quer queiramos, quer não, muito à custa do amor e beneficiencia de dois ou três farenses, com grande destaque para o Sr. Aníbal Guerreiro, que tem sido o grande suporte do futebol sénior do clube, face mais visível da actividade desportiva no Farense e assim maior catalisador de interesse entre os sócios, com os dividendo que poderiam ter sido tirados, face a este avultado investimento. Caso este senhor não se tivesse empenhado duma forma evidente, me parece não haveria futebol sénior nos Campeonatos Nacionais por qualquer clube da cidade de Faro, mas pergunto eu, será este o caminho que uma instituição centenária deve seguir?

Durante os últimos anos, muito pouco foi concretizado para evitar esta dependência, não se apostando de corpo e alma na dinamização da imagem do Farense, no merchanising, nas parcerias com empresas, mas principalmente na credibilização da sua imagem junto do público, o que potenciaria logo aí mais receitas e consequente maior independência para cobrir as depesas correntes do emblema da capital algarvia. Os farenses que amanhã se deslocarão às urnas terão sobre si uma grande responsabilidade e deverão pensar friamente sobre o que foi feito e no que querem efectivamente para o nosso Farense. Dum lado a Lista A, com algumas pessoas com experiência em gestão desportiva no Clube (para o bem e para mal e com os resultados que se conhecem) e também algum nome na sociedade farense, principalmente suportados mais uma vez pelo Sr. Aníbal Guerreiro, e do outro uma lista de jovens ambiciosos, inexperientes mas com vontade de trabalhar em prol dum desígnio que está acima de qualquer querela política.

E porque falamos de política, interessante seria saber desde já a posição da CMF mas também dos candidatos à mesma neste caso concreto, pois a partir de amanhã deverá ser o maior parceiro estratégico na definição do futuro do Farense... Porque sem "ajuda" institucional nada se faz....

Que os farenses votem em consciência. Eu vou fazer o mesmo!

Música, dança, desenho digital, exposições nas ruas da Baixa de Faro

A Baixa de Faro vai estar em festa nos próximos dias 9, 10 e 11 de Julho, estando previstas iniciativas no Jardim Manuel Bivar, Passeio da Doca, Vila Adentro (Largo Afonso III).

Segundo a Câmara de Faro, «o principal objectivo é promover a circulação na zona histórica da cidade, criando eventos diversificados capazes de atrair residentes e visitantes, fazendo também a ligação às exposições do Art Algarve». Por isso mesmo, nestes dias, o Museu Municipal de Faro vai estar aberto até às 24h00.

O Jardim Manuel Bivar/Palco da Doca vai receber concertos, dança, performance de desenho digital e uma mostra da actividade de agentes culturais locais, enquanto o Largo Afonso III acolherá workshops de dança, um “mercadinho” de artesanato contemporâneo, concertos e animação de rua com interacção entre o artista e o público.

No dia 10 de Julho, o Jardim Manuel Bivar receberá o espectáculo “Cantigas da Rua”, com apresentação de João Baião. Este espectáculo procura reviver o clima das canções populares da rádio e do cinema português que estavam na moda nos anos 30 e 40 em Portugal. Estes filmes trouxeram para os cinemas nomes de actores de luxo como Beatriz Costa, António Silva, Vasco Santana, Ribeirinho, Laura Alves, Maria de Matos ou Milú, em filmes como “O Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano”, “A Canção de Lisboa”, “A Menina da Rádio”, “A Aldeia da Roupa Branca”, entre outros.

No dia 11 de Julho, destaque para o espectáculo “Desenho Digital em Espaço Público, estreado no evento Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e recentemente apresentado na Expo Saragoza 2008, na comemoração do Dia de Portugal. O projecto, da autoria do desenhador e colaborador habitual das Produções Fictícias António Jorge Gonçalves, prevê uma actuação à noite, ao ar livre, onde o próprio desenhará em tempo real sobre a fachada de um monumento histórico ou de um edifício emblemático. Com computador, caneta, placa gráfica e projector vídeo, o artista actuará durante uma hora (espectáculo a iniciar entre as 21h30 e as 22h00), sendo necessário que as luzes do local escolhido sejam desligadas durante a actuação. Uma banda sonora instrumental a cargo de um DJ acompanha o espectáculo. A escolha de um edifício emblemático, aliada à circunstância de o espectáculo decorrer à noite e ao ar livre, confere-lhe um efeito surpreendente e de grande cumplicidade gerada com os transeuntes, os turistas e os habitantes do espaço Por outro lado, sendo o desenho uma linguagem universal o espectáculo é dirigido a todas as pessoas e para todas as idades. Ainda no dia 11 terá lugar o espectáculo “Dança Vertical”, na fachada do Hotel Faro, com actuação do grupo “Todo concuerda”, vencedor do Certame de Dança Burgos-Nova Iorque 2008).

Os artistas são Alexandra Prada e David Guterres na Dança, e os músicos Eloisa Cantón (violino), Cármen G. Moreno (violoncelo) e Jasio Velasco (viola de arco). A coreografia é de Alexandra Prada. Este espectáculo é patrocinado pelo Aeroporto de Faro, no âmbito do seu 30.º aniversário, e tem o apoio do Hotel Faro.

No Jardim Manuel Bivar destaque ainda a actuação do grupo de Salsa “Los Cubanitos”, no dia 09 e no Largo Afonso III, de referir os concertos com “Os Tornados”, no dia 9, o Grupo “Marenostrum”, no dia 10 e o grupo “Farra Fanfarra”, no dia 11.

Destaque ainda para as apresentações da performance “Saia que gritas”, de Úrsula Mestre, integradas nas Exposições “Art Algarve”.

Fico satisfeito por Faro, Capital do Algarve apresentar aos seus munícipes, mas mais importante que isso, aos ansiados turísticas e visitantes da nossa Região, um evento que me parece ser de qualidade e bem enquadrada na realidade que a nossa cidade pode inserir, mais vocacionada para um turismo de excelência em torno da cultura, história, arte, não orientado para grandes massas. Lamento, como já o fiz à semanas atrás o timing apertado com que estes eventos são apresentados aos media, não constando em qualquer roteiro turístico internacional do Algarve dalguns meses atrás, presumo... Onde está a essa preocupação? Assim tudo parece feito em à pressa e em cima do joelho... Será?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Politicamente incorrecto!

Já sei que muitos torcerão o nariz a esta crónica, mas agora que acabei de chegar a casa incomoda-me o facto de fazer zapping entre as três maiores televisões portuguesas e todas elas me inundarem a minha atenção com a apresentação de Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu...

Num cenário de crise à escala mundial, mas que não impede que se gastem mais de 90 milhões de euros na aquisição do passe desportivo dum jogador de futebol, quando muitos milhões passam fome no mundo inteiro, parece um contra senso a própria comunicação social ibérica e mesmo mundial, fomentar a atenção duma mera apresentação, como que ajudando no financiamento deste negócio tão milionário como escandaloso a nível económico, tendo em conta a conjuntura económica mundial.


Curioso é verificar que muitos condenam este valor, mas ao mesmo tempo contribuem para esta feira de vaidades, deixando para segundo plano assuntos bem mais importantes para os portugueses como o desemprego, gripe A ou mesmo a situação política do país. No meio de tanta histeria, só espero que Florentino Peres não veja o seu menino realizar exibições idênticas às que realiza na nossa Selecção... Muitas vezes o dinheiro não é tudo!

A Lista

Mesa da Assembleia Geral
Nome / Cargo / Nº sócio(a)
Ana Luísa Amaro da Fonseca, Presidente, 1992
Fernando Nuno Correia Baptista Vieira,Vice-Presidente, 517
João Paulo Teixeira Piti. 1º Secretário. 463
Margarida Isabel Gonçalves da Silva, 2ª Secretária, 2032

Direcção
Nome / Cargo / Nº sócio(a)
Rui Miguel Prata Ferro Roque Presidente 745
Nuno Miguel Vieitas Ruivo, Vice-Presidente, 277
Pedro Miguel Neves Carrega, Vice-Presidente, 786
Paulo Sérgio dos Santos Castilho,Vice-Presidente, 2013
Carlos Alexandre Sousa Guerreiro Arcanjo Sequeira,Vice-Presidente, 1994
João Pedro Taborda Costa de Araújo, Vice-Presidente, 1394
Pedro Filipe Prata Ferro Roque, Tesoureiro, 709
Patrícia Inês Seabra Arsénio, Secretária, 2052
Victor Manuel Carvalho Beiçudo, Director, 2062
José Carlos Santos, Director, 2064
Valter Manuel Vargas Ascensão, Director, 1654
Tiago Manuel da Rosa Simões Pinto, Director, 1692
Pedro Miguel Pereira Guimarães, Director, 2044
João André Lopes dos Santos, 1º Suplente, 1395
Tiago Miguel Baptista Santos, 2º Suplente, 1759

Conselho de Fiscalização, Contencioso e Sindicância
Nome / Cargo / Nº sócio(a)
João Maximiano Portada Faustino, Presidente, 2054
Eduardo Manuel Reis Ferro Roque, Vice-Presidente, 254
Carla Isabel da Costa Canadas, Relator, 1998
Sérgio Fernando da Silva Viegas, 1º Secretário, 1995
Luís Miguel Brasão dos Santos, 2ª Secretário, 1990

Conselho Geral
Nome / Nº sócio(a)
João Miguel Martins Galrito, 879
Jorge Miguel Silvestre Camões, 1993
Bruno Miguel Amaro da Silva, 2053
Pedro Ricardo da Silva Guerreiro, 2025
Aurélio do Carmo Fernandes da Silva, 2055
João Mendes Rosa Mendes, 1991
João Pedro Beita da Conceição, 2005
Vera Jesus Gonçalves Contreiras, 989
Tiago Manuel Pacheco Montes, 2012
João Carlos Batista Mendes, 2033
Pedro Gil Resende Ferreira, 771
Miguel Ângelo Roque e Ferro, 777
Pedro Domingos Neves Paixão, 2043
Hugo José Beirão Pinto Contreiras, 2040
Rui Miguel Mendonça Gonçalves, 2039
Nuno Miguel Marrão Carvalho, 813
Gonçalo André Lopes dos Santos, 2000
Andreia Marta Mendes Correia José, 2060
Emanuel Gonçalves da Silva, 2066
André May Viana Silva Bernardo, 2067

Carta de Apresentação da candidatura de Rui Roque à presidência do SC Farense

Prezados consócios,

Tenho o enorme prazer de comunicar que apresentei na secretaria do Sporting Clube Farense ao cuidado do Sr. João Pedro Carvalho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube Farense, a lista candidata a todos os órgãos do nosso Grande Clube.

Fora qualquer problema de última hora, teremos a concorrer nas próximas eleições 2 listas, o que para já é uma vitória para o Farense e para os seus associados.
É nossa meta, devolver a instituição quase centenária aos seus sócios e promover em todos os adeptos e simpatizantes condições para ingressarem como associados na vida do clube.

Isenção, Rigor, Credibilidade, Motivação, Dedicação são meras palavras que já foram usadas nas mais variadas manifestações, o mais importante são as acções e atitudes, a vontade de trabalhar em prol do Sporting Clube FARENSE.

O nosso projecto, visa em primeiro lugar ter uma equipa de Futebol competitiva no escalão sénior a militar na 3ª Divisão Nacional, com o único objectivo de vencer todos os jogos e como emblema que somos a imediata subida à 2ª Divisão

Formar os melhores jovens e atletas nas camadas de formação e promover uma parceria com os Encarregados de Educação.
Apostar no Basquetebol, que tão bons resultados tem conseguido, apostar na formação e visar a constituição de equipas de seniores (M/F), sempre dentro do orçamento estipulado.

Aumentar o número de modalidades e escalões, aproveitando as facilidades que o concelho de Faro tem vindo a criar.

Defender o património do clube e negociar com os nossos credores de forma séria e honesta, a fim de encontrar uma saída para a mais que divulgada divida.

Realizar várias auditorias internas e externas, apresentar as contas, credibilizar a confiança dos colaboradores e propor a alteração dos Estatutos.
Servir o clube, defender o clube, promover o clube.

Aos sócios, que tão desprezados foram, responsabilizamos e acreditamos na sua soberana escolha.
Nunca te abandonarei, meu único clube, de sempre e para sempre Farense.

Rui Roque, candidato a Presidente da Direcção do Sporting Clube Farense.

António Barão: «Resolver os problemas do Farense»

Num dos momentos mais difíceis da sua história, o Farense tem dois candidatos à liderança nas eleições da próxima quarta-feira: António Barão, ex-diretor-desportivo e treinador, e Rui Roque, antigo líder da claque South Side Boys.

António Barão avançou "devido à pressão de vários sócios conhecidos, incluindo Aníbal Guerreiro, que me pediu para dar continuidade ao projeto dos últimos três anos, no futebol, e, ao mesmo tempo, construir um clube viável e de futuro, em que os farenses se revejam e identifiquem".

Reativar o Plano Extrajudicial de Conciliação "será o primeiro passo a dar, no sentido de resolver os problemas do Farense", a contas com um passivo na ordem dos 11 milhões de euros. O clube tentou por duas vezes, desde setembro do ano passado, vender o Estádio de S. Luís para liquidar o passivo, sem o conseguir.

"A solução continua a ser a venda desse património, em moldes ainda a definir", reconhece António Barão, que apela à participação dos associados nas eleições. "Há duas listas e cabe-lhes escolherem o que querem para o futuro do Farense."

domingo, 5 de julho de 2009

António Barão lidera lista candidata a dirigir o SC Farense

Credibilizar e estabilizar o clube são metas importantes

Uma lista com António Barão a concorrer à presidência da Direcção do Sporting Clube Farense, vai apresentar-se às eleições marcadas para o dia 8 de Julho.

A estabilização do clube, a sua credibilização no Algarve e no País, são condições essenciais para uma lista cujos objectivos passam também pela criação de novas e melhores condições para uma equipa de futebol sénior que prestigie as cores e o historial do Sporting Clube Farense.

Carlos Pereira será o candidato à Presidência da Assembleia-geral e Joaquim Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia da Sé, Presidente do Conselho Fiscal.

Daniel Nascimento, Fernando Mendes, José Martins, Pedro Gil, Carlos Susana, Paulo Pinheiro, Carlos Encarnação, Adolfo Martins, Ricardo Mendes, António Correia, Fernando Dourado e Heitor Fragoso, são alguns dos nomes da lista.

Todos candidatos estão conscientes do muito trabalho que têm pela frente, e vão procurar dinamizar o clube, procurando novas fontes de receita, uma estrutura mais funcional de modo a tornar o clube com uma melhor capacidade de resolver os graves problemas que vai enfrentar no futuro.


Lista Completa

Assembleia-geral

Presidente: Carlos Pereira, advogado
Vice-Presidente: António Correia, empresário
Secretário: Carlos Bastos, empresário
Secretário: Maria João Guerreiro, empresária

Direcção

Presidente: António Barão, Presidente do Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes)
Vice-Presidente: Daniel Nascimento, técnico de vendas
Vice-Presidente: Fernando Mendes, comerciante
Vice-Presidente: Filipe Pedro, empresário
Vice-Presidente: José Martins, jornalista
Vice-Presidente: Nuno Martins, gráfico
Director: Pedro Gil, bancário
Director: Ricardo Mendes, técnico de vendas
Director: Paulo Pinheiro, empresário
Director: Manuel Martins, empresário
Director: Carlos Susana, empresário
Director: Marta Martins, gestora e psicóloga
Director: Carlos Encarnação, jornalista
Director: Hugo Costa, empresário
Director: Francisco Pinto, empresário

Conselho Fiscal
Presidente: Joaquim Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia da Sé
Vice-Presidente: Fernando Dourado, supervisor TAP
Relator: Heitor Fragoso, solicitador
Secretário: António Caiado, empresário

Com a colaboração de Ricardo Mendes

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Uma vitória do... Vieira


É notícia hoje as eleições no Benfica, o clube de futebol com mais sócios no planeta, e que hoje fez jus a esse facto, terminando o período de votação com a participação massiva de 20.672 sócios... No meio de tanta polémica, primeiro no timing para a data das mesmas e depois pelas inúmeras peripécias em torno dos candidatos que se perfilaram, mas que afinal acabaram por redundar neste dupla que acima ilustramos... Bruno Carvalho desde cedo foi controverso na abordagem ao presidente em exercício e terminou a campanha, enleado nos tribunais à procura de vencer na secretaria uma corrida que parecia desnivelada. Sem questionar a base jurídica que levou Bruno Carvalho e extremar a sua posição, a verdade é que face aos números finais, parece que ficou a perder com tal atitude, tal a goleada imposta pela candidatura de Luís Filipe Vieira. Para os críticos da gestão no clube da Luz, parece-me a mim pouca margem de manobra haverá nos próximos tempos... Ainda que os 5.51% de votos brancos não sejam de descorar...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Capital do Algarve do Futuro...

In Jornal O Algarve - 02/07/2009

Olho para as mais recentes notícias sobre o programa Polis, mais concretamente para o estudo apresentado pela Parque Expo, entidade a quem foi solicitado o projecto de requalificação da baixa farense e fico cada vez mais com a sensação de que vou ter que penar muito anos até ver a minha cidade com uma cara lavada, ao nível de outras cidades algarvias que têm revitalizado as suas zonas ribeirinhas sem tantos alaridos e estudos... Já andamos com esta história do POLIS à largos meses e no terreno pouco ou nada se vê feito... Tal como alertámos em tempo útil, mais um Verão se passa e nem um mísero parque de estacionamento se construiu junto ao aeroporto... Se os planos eram para 2012, então, me parece, mais uma vez saem furados...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Barão considerado jogador do ano do SC Farense

Levámos a cabo nas últimas duas semanas a votação para melhor jogador da equipa de futebol, sénior do SC Farense, obedecendo ao critério para nomeação a votação, o facto dos jogadores terem mais de metade dos minutos possíveis que se jogaram no campeonato da Terceira Divisão. Feita a triagem, ficámos com 11 jogadores, todos eles de campo, tendo saído vencedor, por margem confortável o centrocampista Barão, com 31% dos votos. Na segunda posição ficou o avançado Bruno com 20% dos votos, ficando o terceiro lugar para Norberto, que teve uma luta renhida com o central Carlos Neves, ficando o primeiro com 14% dos votos e o segundo com 12%.

Constatámos uma forte afluência neste inquérito, maior do que noutras alturas e sinal dalguma visibilidade deste espaço no "mundo farense", que se traduziu em 113 votos, que coroaram, na minha opinião, justamente Barão como o jogador mais regular e influente na equipa. Apesar de muito criticado durante a época, Barão mostrou ser mais consistente que os seus colegas, participando em grande parte dos jogos da época. Talvez num nível mais elevado mas prejudicado por um menor número de jogos Carlos Neves teria, na minha opinião a segunda posição, deixando para Caniggia, um jogador que acabou a época em muito boa forma o terceiro lugar.... Opiniões são opiniões e como as minhas, vocês terão as vossas pelo que poderão utilizar a caixa de comentários para expor as vossas ideias...
  • Barão - 31%
  • Bruno - 20%
  • Norberto - 14%
  • Carlos Neves - 12%
  • Caniggia - 6%
  • Wilson - 5 %
  • Luís Afonso - 4%
  • Della Pasqua - 3%
  • Zé Nascimento - 2%
  • Hernâni - 1%
  • Rui Graça - 1%