Powered By Blogger

terça-feira, 17 de junho de 2008

Faro publicita festas da cidade de Olhão??

No passado domingo, ao passear a pé junto da rotunda do hospital em Faro, deparei-me com um placard, cirurgicamente colocado junto ao quiosque, fazendo menção, às festas da cidade de Olhão, que este ano comemora 200 anos da sua elevação a vila e criação do concelho de Olhão, deixando de fazer parte do concelho farense, na sequencia da revolta contra os invasores franceses, que tomavam a região à sensivelmente 200 anos atrás. Tal facto é assinalável, mas daí a dar-se espaço no nosso concelho farense, a publicitação de festas de outra cidade, é um pouco estranho, infeliz e de mau gosto para com todos os farenses até porque nunca vi tal acontecer nos nossos concelhos vizinhos, aquando da comemoração do 7 de Setembro, dia da cidade de Faro. Estranho portanto tal situação, até porque muitos farenses, tem vindo a mudar de residência para Olhão, devido aos preços mais acessíveis dos apartamentos, pelo que numa situação deste género, esta seria de facto a menos admissível, porque muito poucos olhanenses residem em Faro… Contudo, o nosso presidente de câmara é olhanense… Será por isso, dirão alguns?

4 comentários:

Aninhas disse...

Nao vejo mal nenhum em Faro publicitar as Festas da Cidade de Olhão.

Considero que as cidades deviam ser mais unidas entre si, inves de andarem com rivalidades que só faz o Algarve estagnar na ignorância, na inactividade, e provoca a migração dos jovens para a capital Portuguesa ou a emigração para outros países.

Eu Vou às Festas de Olhão, de Silves, de Castro Marim, de Tavira, de Vila Real de Sto António e de todo o Algarve.

Pela união do Algarve e dos Algarvios.

SamM disse...

Cara Ana,
Permita-me dizer que também fui a um concerto do programa oferecido no programa de festas e nada tenho contra a cidade de Olhão e suas gentes, apenas deixo no ar, se já alguma vez viu as festas do concelho de Faro serem publicitadas em Olhão ou noutro concelho. Julgo saber, que este tipo de publicidade é institucional e da responsabilidade das autarquias e apenas questiono como Faro colabora neste sentido. Mas a resposta ser-me-à dada por altura do 7 de Setembro e logo verei se será publicitada em Olhão (Ou Loulé, ou S. Brás)... A questão é que estas "Festas", não são Festivais de Verão, Concentrações Motards, enfim, eventos que se querem duma abrangência global da Região, pois só nesse pressuposto, podem ter sucesso desejado, mas estamos sim, perante Eventos sem fins lucrativos, mas com o intuíto de oferecer principalmente à população local residente, ou mesmo aos "filhos da terra" que possam residir nas redondezas, um dia diferente, evocativo do seu passado e das façanhas de Suas gentes e passados gloriosos. Logo, não se percebe esta ansia em querer passar esta mensagem duma forma tão incisiva noutros Concelhos.

Unknown disse...

Em resposta, não posso deixar passar ao lado esta notícia. Sou olhanense, estudo na Universidade do Algarve,na penha e nasci em Faro, e acho que deve existir uma igualdade entre cidades. Quantos outdoors estão espalhados por Olhão 365 dias por ano com publicidade ao Jumbo de Faro?; ao evento ALLGARVE? No entanto Olhão não tem Jumbo, nem eventos ALLGARVE!! Acho muito bem mostrar os eventos culturais intercidades, agora não me venham com tretas dos outdoors. Além disso o autor do texto nem deve saber o que é um outdoor fazendo confusão com "placard". Este estereotótipo de pessoas são daquelas que não tem mais nada da vida para fazer reparando em coisas que não tem assunto nenhum! Se tivesse um outdoor em Faro anunciando o Sasha beach em Portimão ou Os dias medievais de Castro Marim todos viam e ninguém reclamava e até faziam tudo para irem aos eventos; Por estar um outdoor de Olhão em Faro fazem insinuações infelizes e as citações que fazem não tem cabimento algum! "dar-se espaço no nosso concelho farense, a publicitação de festas de outra cidade, é um pouco estranho, infeliz e de mau gosto para com todos os farenses" Isto é uma frase a que eu digo mesmo NO COMMENTS a quem a escreveu! E além disso acrescento que em Olhão já foram publicitados eventos de Faro em outdoors, do Teatro Municipal juntamente com panfletos e outro tipo de informação referindo a Feira de S. Iria, o 7 de Setembro de Faro entre outros... Recorde-se que no dia 16 de Junho Olhão fez 200 anos que acontece uma vez em 100 anos e Faro em 7 de Setembro vai fazer 468 anos da sua elevação a cidade. Tal como Olhão, Faro irá publicitar a sua história em grande auge em 2040, quando fizer 500 anos de elevação a cidade!.

Também pode visitar: www.cm-olhao.pt

=)

SamM disse...

Caro Eduardo,

Parece que ao ler o artigo, não percebeu a essência do mesmo, o que me deixa um pouco apreensivo, tendo em conta a forma como depois tenta fazer algumas considerações sobre uma pessoa que desconhece. Quanto à sua argumentação, diga-me qual a comparação entre o Programa Allgarve (de âmbito regional), ou mesmo com o Jumbo de Faro, que é uma empresa de capitais privados, e as festas de um Municipio? Acretito que saberá fazer a separação das águas e achará que a intenção da abrangência do evento não é igual.
Relativamente à questão da Feira de Santa Ìria, admito que seja uma festa de ambito local, embora com presença massiva de pessoas de outros concelhos, mas poder-lhe ei dar o beneficio, embora desconhecesse que haviam sido colocados "outdoors" na cidade da Restauração. Por fim, e relativamente à insinuação que faz sobre a minha pessoa lamento que se preocupe em saber se o autor sabe o que é um outdoor ou um placard... Porventura haveria muito mais com o que se preocuopar não acha??, tendo em conta que a ideia do artigo é compreensível e não é esse hipotético erro que desvirtua a "linha" do mesmo.