Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de julho de 2008

40 mil motos vão invadir Faro

Cerca de 40 mil motociclistas são esperados entre quinta-feira e domingo na 27ª Concentração Internacional de Motos, na capital algarvia, numa organização do Moto Clube de Faro orçada em um milhão de euros e envolvendo quase mil voluntários.

Espectáculos, concertos, exibições de motos, concursos, tatuagens, stands e comércio fazem parte do programa da já tradicional Concentração de Motos que todos os anos decorre na Quinta do Vale dos Almas, próximo do aeroporto de Faro, um dos maiores eventos do género a nível mundial, adiantou o presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro, durante a apresentação do encontro à comunicação social.
A principal novidade deste ano é o espaço "Custom Farm/Bike Show", um espaço que recria o aspecto de um castelo, com enormes gárgulas a dar as boas-vindas aos motociclistas, onde vai decorrer uma prova a contar para o campeonato do Mundo de construção de motos "custom" AMD. "Aqui vão estar em exposição as melhores máquinas transformadas por construtores europeus", explicou aos jornalistas Armando Serro, da direcção do Moto Clube, adiantando que a moto vencedora irá participar na final mundial, em Sturgis, nos Estados Unidos, uma iniciativa que a organização espera fazer aumentar "significativamente" os participantes no evento, além de ser um "excelente meio de divulgação da cidade de Faro, da região do Algarve e de Portugal".
O recinto, com 320.000 metros quadrados, inclui zonas de acampamento, cozinhas, a "tenda VIP" (um espaço coberto com dezenas de mesas corridas e "onde se junta mais gente"), o espaço "Oásis" (um local onde está montado o segundo palco e com um espelho de água, "um espaço muito restrito para os motociclistas com espírito"), além de 210 WC químicos e 25 ligados à rede, 100 duches e 10 lavatórios, cada um com 12 torneiras.
No palco principal, com 450 metros quadrados, vão decorrer os concertos que compõem o cartaz deste ano: Led On e Queen On Fire (quinta-feira), Babylon Circus, The Gift, Mojinos Escozios (sexta-feira) e Jake & Elwood, Xutos & Pontapés e Gary Moore (sábado), espectáculos intercalados com "shows surpresa". Os mais novos não foram esquecidos pela organização, que reservou um espaço - o "Bar dos Putos" - para os filhos dos motociclistas, com jogos, casas-de-banho próprias e "baby-sitters".
A limpeza do local é assegurada em permanência pelos voluntários, existindo no recinto 100 contentores de lixo e quatro grupos de ecopontos, já que a ecologia é um ponto de honra da organização: "a limpeza é feita 24 sobre 24 horas, tudo é reciclado", sublinha Armando Serro. O evento abre portas quinta-feira às 09h00 - apesar de hoje já muitos motociclistas estarem a chegar ao local - e termina domingo de manhã, com o habitual desfile na cidade. No recinto será instalado um hospital de campanha, que inclui recepção e salas de espera, de triagem e atendimento, de directos e reanimação, de pequena cirurgia, observação e internamento, além de uma central-rádio com duas redes, duas "moto-quatro", duas ambulâncias medicalizadas e três ambulâncias de socorro. Os cuidados de saúde são assegurados pela Cruz Vermelha Portuguesa, que destacará para o local mais meios que no ano passado, envolvendo um total de 325 pessoas (mais 113 que em 2007): 38 médicos, 81 enfermeiros, 47 técnicos de socorrismo, 67 socorristas, 83 motoristas e nove centralistas. O combate a incêndios estará a cargo dos bombeiros voluntários de Faro, com 17 homens e sete viaturas. À semelhança dos últimos anos, a inscrição custa 40 euros, que permite o acesso ao recinto, acampamentos, duches e WC e refeições.
Também a campanha de prevenção rodoviária "ZerOKilled" regressa às estradas pelo terceiro ano consecutivo, com o lema "Todos Vivos - Ir a Faro... e voltar!", esperando-se que não ocorram acidentes, à semelhança dos "belíssimos resultados" dos anos anteriores. "Não são permitidos 'raters', cavalinhos ou outras situações nefastas: Pedimos o respeito dos motociclistas", destacou Armando Serro. A Administração Regional de Saúde do Algarve vai realizar rastreios de VIH/SIDA durante a concentração, disponibilizando um "teste rápido" anónimo e gratuito, em duas unidades móveis. A organização espera nesta edição 25 mil inscritos, mas acredita que o número de participantes possa alcançar os 40 mil. Questionado sobre se a crise poderá levar este ano menos motociclistas ao Algarve, José Amaro, presidente do Moto Clube de Faro, admitiu recear impactos negativos na adesão, mas afirmou contar "com a paixão das pessoas pelas motos".
O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário (PS), destacou que a Concentração Internacional de Motos é um evento emblemático para os amantes do motociclismo e para a região". Para promover a visita dos motociclistas a Faro, (o Vale das Almas situa-se a cerca de cinco quilómetros da capital), a organização disponibiliza um autocarro gratuito, estando garantida animação na baixa da cidade na sexta-feira e sábado. "Os comerciantes dizem que os motociclistas já não vão tanto à cidade, mas há mais barreiras de polícia e as pessoas preferem ficar no recinto sem ser chateadas", disse Apolinário, recordando que para promover as visitas ao centro de Faro são disponibilizados os autocarros. José Amaro destacou que "não há nenhuma organização assim em Portugal, que reúna tantos estrangeiros", comentando a falta de apoios para a promoção do evento. "Fazer uma grande organização com muito dinheiro é bestial, como o Rock in Rio ou o Algarve com dois "l". Mas aqui pertencemos ao Algarve com um 'l'", disse José Amaro, sublinhando que o Moto Clube de Faro "não é uma organização profissional nem com fins lucrativos". "O que ganhamos é o gozo de fazermos isto. Quando acabar a paixão, a concentração acaba", afirmou.
Por incrível que pareça, os dois maiores eventos realizados em Faro anualmente(Semana Académica e Concentração Motard), são fruto do trabalho de associações fora do erário público, e embora contem com o apoio da autarquia farense, são sem dúvida, exemplos a seguir nessa vertente pelas autoridades do Concelho, que da sua autoria pouco ou nada fazem por si, no que toca a eventos desta grandiosidade.

Sem comentários: