Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de julho de 2008

“Bom Polis” vai ser trunfo eleitoral de José Vitorino

Sem demolições e com uma nova ponte para a ilha
O vereador da câmara de Faro e anunciado candidato à presidência nas próximas autárquicas, José Vitorino, apresentou hoje um plano alternativo ao Polis Ria Formosa, que servirá, dentro de um ano, depois de recolhidos os contributos da população, como trunfo eleitoral. O Polis Litoral Ria Formosa, apresentado em Maio último, é um programa de requalificação e valorização que envolve cinco autarquias algarvias e um investimento superior a 87 milhões de euros. Já o “bom Polis”, como o denomina o líder do grupo “Autarcas com Faro no Coração”, não prevê a demolição de casas nas ilhas-barreira, ao contrário do plano apresentado recentemente, que aponta para a destruição de um milhar de habitações nos vários núcleos. “Não haverá demolições nem a construção de novas habitações, excepto para os descendentes de pescadores. E é preciso regularizar a situação das casas que não estão em áreas desafectadas do domínio hídrico”, afirma José Vitorino, em defesa do seu plano. O vereador assegura que é preciso “acabar de vez com este fado” e lembra que “há casas a crescer todos os dias”. “Estão 20 milhões de euros em cima da mesa para demolições, quando há coisas mais prioritárias. Este é um Polis penalizador para Faro”, critica. A alternativa ao Polis Ria Formosa propõe ainda uma nova ponte para a ilha de Faro, com duas faixas (uma para transportes públicos e outras para particulares), uma vez que a actual “corre o risco de ruir”.
Além da “renovação dos acessos e um novo parque de estacionamento exterior”, outra das medidas avançadas é “o acesso limitado à praia”, quando a capacidade do parqueamento dentro da ilha estiver lotada. “Casar Faro com a Ria Formosa e o mar” é outro dos eixos estratégicos do documento alternativo, designadamente com o fim da linha férrea dentro da cidade. “Tem sido um garrote estrangulador que tem sufocado e matado a vitalidade farense”, diz José Vitorino, que propõe uma estação multimodal fora da cidade. Com essa medida, o espaço actualmente ocupado pela estação da CP seria destinado à criação das “Docas de Faro”, bares, restaurantes e zona de lazer. A promoção da pesca, marisqueio e aquacultura “a actividades estratégicas” – com a construção de portos de abrigo e ancoradouros onde há núcleos piscatórios; um Parque Ambiental do Pontal de “nível internacional”; e um porto de recreio na zona das salinas, são outras ideias incluídas no “bom Polis”.
Sem baixar os braços O Polis Ria Formosa está em pleno andamento mas José Vitorino crê que pode fazer valer a sua força, prometendo apresentar o seu plano alternativo como trunfo nas autárquicas. “Não vamos baixar os braços. As leis mudam-se, todos os dias”, salienta. O documento estará seis meses em “discussão pública” e depois de “fechado”, com os contributos entretanto recebidos, será apresentado como “proposta eleitoral”. “Estamos convencidos de que teremos os farenses connosco. Com a vitória nas autárquicas, isso dará força para negociar o plano e o governo – qualquer que seja – terá de sentar-se à mesa connosco”, afiança, confiante, o vereador independente.

Sem dúvida, boas ideias de José Vitorino, embora não acredite que o Polis vá avante sem a demolição de casa nas ilhas-barreira. Depois há sempre a ter em conta a questão orçamental, pois tenho dúvidas que o programa Polis disponiblize verbas para todos estes projectos, que sendo interessantes para a cidade capital de distrito, não serão executados ao mesmo tempo e se diluirão no tempo... Enfim projectos, nada a que os farenses já não estejam habituados.

1 comentário:

Anónimo disse...

boas ideias, mas sao ideias com barbas de antigas que são! e entao e o parque de campismo?? isso nao teve ele coragem de falar! sao todos iguais querem é votos! se ganhar não vai fazer nada!ja la esteve e nada fez, apenas passou o tempo a falar mal do antigo executivo!

os autarcas sao para resolver problemas e nao para se queixarem de tudo e todos !

Pedro Carrega