Rúben Faria no Dakar: Vale tudo menos ultrapassar o chefe
Rúben Faria prepara-se para estreia na versão sul-americana do Dakar como segundo piloto. Nova experiência limita ambição do 'motard' algarvio.
Ao aceitar ser o segundo piloto de Cyril Despres, vencedor do Dakar em 2005 e 2007, um dos principais candidatos à vitória todos os anos e um dos «melhores pilotos do Mundo», Rúben Faria vai ter, pela primeira vez, um chefe-de-fila. O piloto, que deu nas vistas como privado nas duas edições com partida de Portugal ao vencer etapas, embora tenha enfrentado problemas mecânicos, desistindo mesmo em 2007, não vai poder atacar pela vitória em 2010.
«É uma situação nova para mim, mas tenho de mentalizar-me de que vai ser uma prova de aprendizagem e que estar numa equipa oficial será uma experiência muito gratificante para a minha carreira», explicou. «O próprio Cyril disse-me que também foi segundo piloto quatro ou cinco anos e que é difícil, mas que se uma pessoa se mentalizar do que tem de fazer, acaba por conseguir superar bem o desafio. E depois há uma coisa boa nesta função que é não ter a pressão de ter de vencer», reforçou.
Rúben Faria prepara-se para estreia na versão sul-americana do Dakar como segundo piloto. Nova experiência limita ambição do 'motard' algarvio.
Ao aceitar ser o segundo piloto de Cyril Despres, vencedor do Dakar em 2005 e 2007, um dos principais candidatos à vitória todos os anos e um dos «melhores pilotos do Mundo», Rúben Faria vai ter, pela primeira vez, um chefe-de-fila. O piloto, que deu nas vistas como privado nas duas edições com partida de Portugal ao vencer etapas, embora tenha enfrentado problemas mecânicos, desistindo mesmo em 2007, não vai poder atacar pela vitória em 2010.
«É uma situação nova para mim, mas tenho de mentalizar-me de que vai ser uma prova de aprendizagem e que estar numa equipa oficial será uma experiência muito gratificante para a minha carreira», explicou. «O próprio Cyril disse-me que também foi segundo piloto quatro ou cinco anos e que é difícil, mas que se uma pessoa se mentalizar do que tem de fazer, acaba por conseguir superar bem o desafio. E depois há uma coisa boa nesta função que é não ter a pressão de ter de vencer», reforçou.
In A Bola
Se nas etapas algarvias do Dakar este homem é rei e senhor, já nos quentes e longos desertos, quer de África e da América do Sul, as coisas costumam complicar-se um pouco pois os portugueses perdem-se um pouco na orientação... Agora, com uma nova máquina e uma equipa super profissional e oficial como suporte, tudo pode melhorar para o lutador Ruben Faria... Veremos até onde o deixam andar, na certeza de que, talento não lhe falta... O Ruben terá que ser paciente e esperar pela sua oportunidade, afinal, não é todos os dias que lhe é concedida a hipótese de correr com a mota de TT mais competitiva do mundo...
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