Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A mais competitiva equipa algarvia da actualidade - Palmeiras Resort Prio Tavira e David Blanco querem nova vitória na Volta a Portugal

O ciclista espanhol David Blanco (Palmeiras Resort/Prio/Tavira) disse hoje que o seu grande objectivo para 2010 será vencer a Volta a Portugal, de forma a repetir o número de triunfos detido por Marco Chagas na principal prova velocipédica nacional.

“Vou tentar ganhar novamente a Volta, esse é o grande objectivo. A quarta vitória seria excelente e motiva-me saber que posso igualar o recordista de vitórias na prova, Marco Chagas”, referiu o corredor do conjunto algarvio, à margem da apresentação da equipa, realizada no Mercado da Ribeira, em Tavira.

David Blanco venceu em 2006 pela Comunitat Valenciana e em 2008 e 2009 pela equipa de Tavira. No último ano, recorde-se, foi 2.º classificado mas acabou por beneficiar da desclassificação de Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), que registou um controlo «antidoping» positivo.

“Não foi bonito ganhar na secretaria. Ganhar assim não foi positivo – nem sequer fiz festa. Penso que foi uma acção que estragou o ciclismo”, comentou o ciclista espanhol.

Blanco é o chefe-de-fila de uma equipa que manteve os principais nomes e a espinha-dorsal – vencedora colectiva da Volta a Portugal em 2009 –, perdendo dois elementos (Martin Garrido e Krasimir Vasilev) que não substituiu, reduzindo o plantel para 12 corredores.

“Com a redução orçamental, foi necessário ajustar ao plantel à verba de que dispomos. Até gostaríamos de ter aqui esses dois atletas mas, face à sua saída, concluímos que tínhamos aqui jovens com características semelhantes e que não era necessário contratar substitutos”, explicou o director-desportivo Vidal Fitas.

Cândido Barbosa, André Cardoso, Samuel Caldeira, David Livramento, Ricardo Mestre, Luís Silva, Alejandro Marque, Nelson Vitorino, Daniel Mestre, Henrique Casimiro e Tomas Metcalfe são os outros elementos do plantel.

A crise obrigou a redução de cerca de 20% no orçamento, que este ano ascende a 620 mil euros. A câmara de Tavira aumentou, contudo, o seu apoio – os valores não foram revelados –, até porque o edil, Jorge Botelho, quer ver “cada vez mais vitórias”.

Projecto global procura-se...

O director-desportivo Vidal Fitas fez, à margem da apresentação, uma análise ao actual estado do ciclismo nacional, salientando que, se a sua componente profissional “não se diversificar, corre o risco de desaparecer, ou de ficar num nível muito baixo ou mesmo amador”.

Para o responsável, o futuro passará por uma equipa mais forte, capaz de se apresentar de igual para igual nas grandes provas mundiais. “Há que trabalhar nesse sentido, criando um projecto de ambições globais, rentabilizando a aposta dos patrocinadores.”

O presidente do Clube de Ciclismo de Tavira, a base desportiva do Palmeiras Resort/Prio/Tavira, concorda que “ir lá para fora é a solução”. “Podem dizer que é utópico, mas esta equipa tem valor e valia suficiente para ir ao Tour e fazer boa figura”, disse Jorge Corvo.

O problema passa por angariar os apoios financeiros suficientes para essa tarefa. “Somos uma equipa continental. Para termos o estatuto de continental profissional, era necessário dobrar o orçamento, chegar a 1,2 milhões de euros pelo menos”, estima.

“Isso depende do interesse da região em se promover lá fora e de uma outra série de factores”, frisou, salientando que um projecto deste tipo teria de nascer com um espaço de “cinco anos” até chegar ao Tour.

Escolhas para as primeiras duas provas

O director-desportivo Vidal Fitas já escolheu os corredores para as duas primeiras provas do calendário velocipédico nacional, o Troféu Pingo Doce e a Volta ao Algarve.

Já este domingo, na prova de abertura, entre Quarteira e Faro, correm Cândido Barbosa, David Blanco, David Livramento, Alejandro Marque, Luís Silva, André Cardoso, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, Daniel Mestre e Henrique Casimiro.

Na «Algarvia», em representação dos tavirenses vão estar: David Blanco, Alejandro Marque, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Samuel Caldeira e Tomas Metcalfe.

Sem comentários: