Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Os mellhores (e piores) de 2008 para o Blog AlgarveFarense

Fim de ano é também fim de um ciclo e por isso, à semelhança do que outros fazem, cá estamos nós para à nossa maneira destacar alguns nomes que brilharam mais intensamente no ano civil que hoje finda. Assim:

  • Melhor Jogador S.C. Farense: Brasa - o extremo algarvio foi o maior obreiro da subida do Farense aos Nacionais e apesar do final de ano atribulado merece a citação, fruto da sua habilidade, entrega e virtuosismo demonstrados em cada lance que desenhava.
  • Melhor Treinador S.C. Farense: Jorge Portela - colheu o bom trabalho deixado por Carlos Costa, que saiu em meados de Fevereiro, e sagrou-se campeão. Embora chicoteado em Setembro, foi o treinador que mais tempo se manteve no cargo e o que conseguiu o objectivo delineado pelo Clube.
  • Melhor dirigente S.C. Farense: -------------
  • Futebolista Português do Ano: Cristiano Ronaldo - apesar do Euro apagado e das frustantes exibições pela Selecção Nacional, está certamente entre os cinco melhores futebolistas do mundo da actualidade
  • Treinador Português do Ano: José Couceiro - o odiado ex-seleccionador de Sub-21 foi para a Lituânia e têm feito milagres por aquelas bandas. Primeiro no Kaunas e agora apenas na selecção da Lituânia onde lidera o grupo a par da Sérvia e deixa muito longe França, Roménia ou Áustria.
  • Atleta Português do Ano: Nélson Évora - protagonizou o maior feito desportivo nacional no ano de 2008
  • Dirigente Desportivo do Ano: Hermínio Loureiro - não está imune a pressões e quiçá ainda esteja muito por mexer na Liga mas o ex-Secretário de Estado do Desporto, trouxe ideias novas e uma lufada de ar fresco ao dirigismo desportivo português.
  • Politico Algarvio do Ano: Luís Gomes - se me dessem a escolher, era este o melhor candidato possível para a CMFaro. Há 5 anos quem é que tinha Vila Real de Santo António como referencia no Algarve? Com menos dinheiro que Portimão, Vila Real está a modernizar-se rapidamente e é líder turístico no Sotavento, trazendo cada vez mais visitantes ao concelho. Além disso a vertente social está patente nas decisões tomadas durante este mandato.
  • Projecto Algarvio do Ano: Autódromo Internacional do Algarve - estive e estou céptico relativamente ao futuro desportivo desta infra-extrutura mas admito que é um investimento com retorno financeiro, localizado num sítio onde ninguém imaginava possível construir uma obra daquela dimensão. Fomentará o emprego e desenvolvimento da zona.
  • Projecto Farense do Ano: Programa Polis Ria Formosa - se tudo correr como se espera, Faro vai mesmo mudar. E será para melhor! Pena que com alguns anos de atraso..
  • Personalidade Farense do Ano: José Marques da Silva - o projecto deste empresário do ramo automóvel (e não só) teve o seu ponto alto com a inauguração do Polo empresarial em Vale da Venda - Faro. As instalações erguidas pelo Grupo MSCar, são duma envergadura impressionante e demonstram a vitalidade e astúcia do empresário apesar das dificuldades que o sector atravessa.
  • Desilusão do ano: Selecção Nacional de Futebol - de candidatos ao título, os comandados de Scolari rubricaram um Europeu àquem do esperado, mas pior que isso, têm um pé fora do próximo Mundial de Futebol. Se temos alguns dos melhores jogadores do Mundo, então o que justifica isto?

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo SamM, estou quase 100% de acordo com a sua análise às melhores figuras de 2008.
E não digo 100%, porque não me posso pronunciar em relação ao empresário José Marques da Silva, cujo valor e obra desconheço.
Sem querer subestimar o valor do autarca de Vila Real de Sto. António, cuja obra tem certamente valor, puxaria a brasa à minha sardinha também para Sotavento para o presidente da Câmara de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, personalidade já condecorada pelo prof. Cavaco Silva muito merecidamente, dado o que tem feito em prol da saúde no seu pequeno, envelhecido e isolado concelho, e que trabalha como voluntário no hospital de Faro.
É sempre de elogiar estes posts no seu blog, pois a vida não pode ser só futebol.

Um abraço.
F. Neves

SamM disse...

Caro F.Neves,

Não sou "expert" nem ando envolvido na Sociedade Farense mas como observador, destaquei estas pessoas e obras porque as acho muito relevantes nas categorias que costumo abordar neste espaço... Admito que esta opinião não seja consensual, o que é perfeitamente natural... Admiro o Dr. Francisco Amaral que têm lutado imenso contra a desertificação do seu Concelho e segundo sei, penso que foi aprovado um projecto turistico que prporcionará sensivelmente 1000 postos de trabalho para Alcoutim... Sem dúvida um facto a realçar e que dará nova vida àquele Concelho! Relativamente ao empresário Marques da Silva, é sobejamente conhecido na Região e detém vários investimentos no ramo automóvel, imobiliário e de seguros... Actualmente representa no Algarve 15 marcas automóveis detendo uma grossa parcela neste sector. Está em constante procura de novos negócios e após a compra da Farauto em 2007, têm se falado intensamente na aquisição de Concessionários de outras marcas da Região... Apesar de tudo isto, esta foi a Categoria onde senti mais dificuldades para destacar alguém mas como politicamente não vejo ninguém que mereça a distinção, nem no "mundo" das Artes, Desporto ou de outras vertentes reconheci alguém com projecção deste num patamar mais elevado acabo por lhe dar este destaque, que julgo interiramente merecido.

Saudações.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.