Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Europe» confirmados na Concentração Motard de Faro

A banda «Europe» é o nome mais sonante do cartaz da 28ª edição da Concentração Internacional de Motos do Motoclube de Faro, que irá decorrer entre os dias 16 e 19 de Julho, no Vale das Almas, no Pontal.

A concentração motard é a maior em Portugal e a maior da Europa que não está associada a um evento desportivo e espera-se que junte cerca de 25 mil motos na capital algarvia.Este é, pelo menos, o desejo do presidente do Motoclube de Faro José Amaro. «Esperamos ter pelo menos tantas pessoas como no ano passado. O número de motas inscritas, em 2008, andou perto das 25 mil», revelou ao «barlavento». Na prática, o número de pessoas presentes é bem superior, mas uma vez que a concentração é de motos, é o número de máquinas inscritas que conta.

No fim-de-semana mais animado do ano, na capital algarvia, os visitantes e os locais contam com muitos concertos e actividades, para ajudar a fazer a festa. Este ano, o cartaz está bastante equilibrado no que diz respeito a bandas portuguesas e estrangeiras.Quanto a bandas lusas, destaque para David Fonseca e Tara Perdida, que actuarão na sexta e no sábado. Os grupos San Dominic e Goodspell são as outras formações portuguesas que marcarão presença.

Para os grupos vindos de fora, destaque para os Europe, banda que esteve no topo no final dos anos 80, início dos anos 90, conhecidos pelo sucesso «The Final Countdown», entre outros. Os músicos suecos protagonizam o concerto principal de sábado. Também marcarão presença os italianos Children Dammed, uma banda de tributo aos Iron Maiden, que serão o cabeça-de-cartaz na quinta-feira. Os espanhóis Hora Zulu e Loquillo, estes últimos cabeça-de-cartaz na sexta-feira, bem como os suecos Fatal Smile são as outras bandas estrangeiras que marcarão presença.

Além dos concertos, haverá muitos eventos paralelos, que permitirão aos visitantes passar o tempo, dentro do recinto e fora dele. Uma das iniciativas que mais tem crescido, ao longo de mais de um quarto de século de história da concentração, é o Bike Show, que no ano passado até contou para uma competição internacional de construtores de motos.

Apesar de a filosofia se manter fiel ao que sempre foi, há uma mudança garantida na Concentração de 2009. O Motoclube de Faro deixou de poder contar com um dos terrenos que antes utilizava para realizar a concentração, o que obrigará a algumas adaptações.«Perdemos um dos terrenos, aquele que fica do lado direito [de quem vem do Aeroporto em direcção às Gambelas]. Mas abrimos uma área nova por detrás do palco», revelou. Assim, o acolhimento aos visitantes passa a ser feito nesse outro terreno, para onde passa igualmente toda a parte logística.O espaço em causa pertencia à Diocese do Algarve, que o vendeu a um particular no ano passado. Este era o terreno que há mais tempo era utilizado pelo Motoclube para realizar a concentração e servia mesmo para guardar algum material de um ano para o outro.

Apesar de ter perdido este terreno para a realização da concentração e para facilitar a logística de organizar um evento desta dimensão, o Motoclube de Faro está bem perto de ganhar uma nova sede. O processo já está em curso e José Amaro espera que «no inicio do ano que vem», o edifício, que está a ser construído junto ao posto de combustível existente na Avenida Cidade de Hayward, na saída de Faro para Olhão, esteja concluído.«Tudo depende de como correr a concentração este ano. Caso corra bem, poderá ajudar a que seja mais rápido. Mas vai-se construindo, até que esteja pronta», revelou José Amaro, tranquilo.
In Barlavento Online por Hugo Rodrigues

Já só falta mês e meio para o maior evento que ocorre no Al(l)garve ter efeito... Quer queiram, quer não, e apesar de muitos não desejarem a continuação deste evento nos moldes em que conhecemos, mais um ano se passa e José Amaro e seus pares, estão com a máquina toda oleada para erguer mais uma grande concentração internacional motard em Faro. Assim continuem!

Sem comentários: