Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2009

Campeonato FOTA passa por Portimão...

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", a FOTA planeia um campeonato com 17 corridas que contempla uma corrida em Portugal, no novo Autódromo Internacional do Algarve. A competição fica marcada ainda pelo regresso aos Estados Unidos e Canadá e Argentina, e tem mesmo uma prova prevista para a...Finlândia. Outro dos países que não faz parte do pré-calendário é o Brasil, e a primeira corrida terá lugar no primeiro domingo de Março de 2010, em Buenos Aires, Argentina.

A América do Norte regressa em 'força', logo com duas corridas nos EUA, Canadá e México e na Europa, destaque para a corrida do Mónaco e Lausitz (Alemanha) e Helsínquia (Finlândia), a que se juntam as 'asiáticas' Abu Dhabi e Singapura. Curiosamente, o não prevê qualquer corrida em Spa-Francorchamps, na Bélgica. A competição encerra na Austrália, desconhecendo-se ainda o local, que poderá ser Adelaide ou Surfers' Paradise.

Aqui fica o 'esboço' de Calendário 2010 do campeonato FOTA:

7/3 Argentina Buenos Aires
21/3 México Hermanos Rodríguez
11/4 spanha Jerez de la Frontera
25/4 Portugal Algarve/Portimão
2/5 Itália Ímola
23/5 Mónaco Monte Carlo
6/6 Canadá Montreal
13/6 EUA Indianápolis
1/7 Grã-Bretanha Silverstone
25/7 França Magny-Cours
15/8 Alemanha Lausitz
29/8 Finlândia Helsinque
12/9 Itália Monza
26/9 Emirados Árabes Abu Dhabi
10/10 Singapura Marina Bay
24/10 Japão Suzuka
7/11 Austrália Adelaide ou Surfers' Paradise

A última vez que transcrevi um artigo duma publicação do Grupo Imprensa, fui ludibriado pela veracidade, não me livrando de inúmeras críticas, face à pouca credibilidade do artigo revelada dias depois...

Mas hoje atrevo-me novamente a citar uma publicação, porque sabemos hoje que o Autódromo Internacional do Algarve, arrisca-se a receber em 2010 o Campeonato FOTA, que incluirá 8 das 10 equipas da actual F1, cenário cada vez mais provável em virtude da cisão entre a FIA e FOTA... Mesmo que o administrador do autódromo, Paulo Pinheiro, negue peremptoriamente contactos, não tenho muitas dúvidas que, se o campeonato for avante, o Algarve receberá a prova máxima da F1, ainda que de forma oficiosa.

Muitas vezes neste espaço, expressei as minhas ideias sobre tal possibilidade, considerando remotas as hipóteses do Algarve receber a prova num futuro próximo, mas com este rumo, que acredito não seria o esperado e desejado pela administração do AIA, poder-se-á então concretizar o sonho maior que levou à construção deste em empreendimento. Doutra forma tudo se manteria em stand- by como aqui afirmei. Assim ficará a ganhar o Algarve! Assim esperemos...

Actualizado em 24/06/2009: Afinal a FIA chegou a acordo com a FOTA no dia de hoje e todo este projecto no Algarve cai por terra... Pelo menos por agora!

Sem comentários: