Powered By Blogger

sábado, 2 de janeiro de 2010

Os melhores (e piores) de 2009 para o Blog AlgarveFarense

Na senda do hábito iniciado no passado fim de ano, vou neste artigo destacar algumas da personalidades e instituições que mais se destacaram no Ano Civil de 2009, numa óptica de mero observador da realidade sócio-económica, desportiva e política, em particular no Algarve:

  • Melhor Jogador S.C. Farense: Gonçalo - Se na época 2008/2009, Barão foi eleito com justiça o jogador da época, cabe agora realçar o excelente ano civil de 2009 que o guardião Gonçalo tem vindo a rubricar, sendo nesta época o único totalista da equipa e contribuindo com defesas muito importantes que seguram o Farense na luta pela subida.
  • Personalidade S.C. Farense: António Barão - De treinador que pegou numa equipa aos cacos deixando-a no 3º lugar da série, passando pela directoria do futebol sénior e terminando no Verão com a eleição para presidente do Farense, António Barão é neste momento ,o "Obama" que todos os farenses anseiam que resolva de uma vez por todas os problemas do Clube. É também o presidente que vai passar ao leme, no centenário do emblema alvinegro de Faro.
  • Futebolista Português do Ano: Cristiano Ronaldo - seja o melhor do mundo ou agora (apenas) o segundo melhor, Ronaldo é na verdade o mais mediático e caro jogador do planeta... E não é por acaso...
  • Treinador Português do Ano: Jesualdo Ferreira - fez do FC Porto novamente Tetra Campeão, numa época que começou a tremer mas que a endireitou levando os azuis e brancos à dobradinha, quartos de final da "Champions" e ao seu terceiro título nacional consecutivo, o que é inédito para treinadores nacionais.
  • Atleta Português do Ano: Nélson Évora - repete a citação do ano passado neste espaço... Apesar da medalha de prata nos Mundiais de Atletismo de Berlim, continua a exibir-se a um nível muito elevado, numa disciplina muito técnica do atletismo.
  • Dirigente Desportivo do Ano: Rui Costa - O administrador da SAD do SL Benfica é citado neste espaço porque finalmente, ao fim de 16 anos recoloca o Benfica como líder destacado sobre o FC Porto na Liga Sagres, fruto duma política desportiva agressiva e sábia, dotando finalmente o clube de jogadores de classe mundial, que permitem aos encarnados sonhar com voos muito altos na presente época e na expectiva de lá para Junho encher as marmitas do Clube da Luz.
  • Politico Algarvio do Ano: Luís Gomes - Também este repete a citação do passado ano, fruto duma vitória estrondosa sobre uma rival muito valorosa e afamada da vida política algarvia, Jovita Ladeira. As políticas sociais, mas também a aposta na modernização e dinamização do Concelho vila realense são a bandeira do executivo de Luís Gomes que assim se vai afirmando com um valor cada vez mais seguro da política algarvia.
  • Personalidade Farense do Ano: Nuno Aires - Assumiu a presidência do Turismo do Algarve e logo num ano de claras dificuldades no "petróleo"da economia algarvia. Depois de muitos organismos de relevo no Algarve estarem sob o comando de individualidades de outros concelhos, finalmente um farense, agora no Turismo do Algarve...
  • Desilusão do Ano: Governação PS - Embora vencedor nas legislativas, perdeu a maioria parlamentar, com o país a ser governado pela oposição. Os múltiplos escândalos tem desgastado a imagem do homem cabeça do executivo, que deixa o país, no final de 2009 com as finanças à beira da rotura, fruto dum endividamento do país record e uma taxa de desemprego na casa dos 10%, sendo a terceira que mais cresceu na zona Euro...

2 comentários:

Zé de Fare disse...

Finalmente conseguiste escrever um post sobre o campeonato nacional sem mandar uma piadas sobre o Sporting. Tás a ver como não é difícil?

SamM disse...

Não é díficil não senhor... Mas mais fácil é mudares o teu nick para "Zé de Alvalade"??

;-))