Powered By Blogger

domingo, 28 de dezembro de 2008

Faro vai ter uma nova Unidade de Saúde Familiar - Abre dia 30

A fechar o ano de 2008 abre uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) em Faro

A USF Farol reúne uma equipa multidisciplinar composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos.
A equipa pretende “abraçar um novo modelo de prestação de cuidados que favorece a possibilidade de trabalhar em equipa de forma eficaz, organizada prestando assim cuidados de saúde de forma mais personalizada e humanizada”, refere em comunicado a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Helena Boavida é a coordenadora da nova USF, que irá procurar obter uma maior capacidade de resposta, garantindo mais acessibilidade, mais proximidade e maior qualidade para os cuidados de saúde.

O plano de acção da USF Farol pretende garantir sempre uma resposta a todos os utentes que necessitem de atendimento não programado, mesmo que o seu médico ou enfermeiro não estejam presentes, havendo uma garantia de acessibilidade através do regime de intersubstituição.
A unidade vai ficar instalada no Centro de Saúde de Faro, disporá de uma aplicação informática para apoiar toda a actividade assistencial e coexistirá com os serviços já existentes no Centro de Saúde.
O horário previsto de actividade será das 08h00 às 20h00 nos dias úteis, aos sábados e domingos o funcionamento será das 08h00 às 14h00.
A abertura oficial da USF Farol é no dia 30 de Dezembro, às 11h30, sendo esta a sexta USF a entrar em funcionamento na região do Algarve. A primeira foi a USF Âncora em Olhão (Outubro de 2006).
Até final do 1º semestre de 2009 estão previstas a abertura de mais duas USF, uma em Faro – USF Ria Formosa e outra em Vila Real de Santo António/Castro Marim – USF Guadiana.

Espero que esta U.S.F. venha amenizar a crise bem patente neste últimos dias no Hospital de Faro... Mas para isso as pessoas também têm que colaborar, não se deslocando ao Hospital em situações de gravidade leve, quando têm a hipótese, neste horários de usufriur deste serviço, libertando o Hospital de Faro para situações mais graves...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.