Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de março de 2009

Futebol Português em falência técnica

SAD dos "grandes" em falência técnica
CAPITAIS PRÓPRIOS DAS 3 SOCIEDADES MUITO ABAIXO DO EXIGIDO

Os três grandes clubes portugueses fecharam o 1.º semestre da época 2008/2009 no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, num cenário que não surpreende, atendendo à conjuntura de crise generalizada. O mais grave é que qualquer das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) de Benfica, FC Porto e Sporting estão em situação de falência técnica.
Os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do FC Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões.

Segundo os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), as contas de FC Porto (1,4 milhões de prejuízo), Sporting (2,3 de prejuízo) e Benfica (9,3 de prejuízo) mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três SAD a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
Os portistas foram quem teve mais capacidade para realizar receitas, que atingiram os 31,1 milhões de euros (29,9 milhões no caso do Sporting e 26 milhões no caso do Benfica), mas também foram os mais gastadores, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais (23,7 milhões no caso do Sporting e 27,6 milhões no caso do Benfica).
Quanto ao resultado operacional, a SAD do FC Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 0,4 milhões negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos.

Por outro lado, a SAD do Benfica tem o plantel mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto o FC Porto se fica pelos 64,2 milhões e o Sporting pelos 30,8 milhões. No entanto, a CMVM não permite a actualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos plantéis muito abaixo do valor do mercado. Assim, o Sporting, com vários jogadores da formação, é o mais prejudicado, pois atletas como João Moutinho ou Miguel Veloso praticamente não têm valor na avaliação do plantel para a CMVM.

Face a este cenário, com as principais SAD em falência técnica, mais problemática será a situação das restantes sociedades desportivas do futebol nacional, que, embora não tenham o mesmo nível de despesas, têm naturalmente a vida ainda mais complicada quanto à obtenção de receitas. Os salários em atraso em vários clubes não são mais do que um reflexo disso mesmo.

O artigo recolhido do Record, na sua versão online, que curiosamente nem está assinado, demonstra como o futebol português continua a viver duma forma desregrada, sempre dependente da transacção das suas estrelas para o estrangeiro, por forma a colmatar os prejuízos acumulados de cada época desportiva. Como consequência disso, os mais "pequenos" também são apanhados na enxurrada, não beneficiando de negócios justos com os "grandes", pois estes é que fazem o preço dos jogadores que querem negociar, deixando os clubes mais pequenos com menor margem de manobra, o que acaba por ter consequências na sua sobrevivência, isto para não falar nas diminutas quantias que Olivedesportos paga a cada um pelas transmissões televisivas... Num cenário improvável mas possível, poderia o SC Farense, em fase de suposta convalescença, com a transacção do estádio S. Luís, encontrar na mesma divisão o Boavista, já na próxima época, tendo em conta a trajectória das duas equipas na presente temporada. O futebol dá muitas voltas, e enquanto a derrocada ameaça alguns dos Clubes mais importantes da nossa praça, só espero que seja o Farense a protagonizar o percurso inverso, como que numa lição para alguns, que não tomaram as ilações do que provocou a nossa queda no abismo...

Sem comentários: