Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

É com maior agrado que hoje editamos este espaço semanal onde passamos em revista o futebol algarvio em geral, e em particular o futebol do SC Farense. Isto porque tivemos um conjunto de bons resultados, com destaque desde já para a equipa sénior do SC Farense que deu continuidade à excelente segunda volta com uma vitória segura por 2-1 sobre o líder Cova da Piedade. Nota para a excelente sequência de cinco jogos do Farense no campeonato, onde venceu quatro deles, apenas intercalados com o empate sofrido sobre a hora em Loulé... Nesta segunda volta, o Farense está em quarto lugar, a apenas dois pontos do melhor classificado, mas tendo o melhor registo de golos marcados, o que atesta bem da subida de rendimento dos homens de António Barão.
Os Juniores também tiveram em grande, talvez conseguindo o maior resultado desportivo dos últimos anos, após a vitória por 0-2 no Cristiano Ronaldo Futebol Campus, a casa do Nacional da Madeira, equipa que chegou a liderar o Nacional e que não fosse esta derrota, se manteria a morder os calcanhares dos grandes de Lisboa nesta competição. Por isso, os Juniores conseguiram um resultado fantástico e deram mais um pequeno passo rumo à manutenção, a qual poderá ficar mais perto no próximo sábdo quando receberem o Torreense, primeira equipa acima da linha de água.
Após um interregno de duas semanas, os Juvenis A voltaram à competição, mas foram infelizes, pois saíram derrotados do jogo em Lagoa por 2-1, afastando-se do primeiro lugar, esse sim o objectivo da equipa, que está agora a quatro pontos. Com os Juvenis B parados nesta jornada, saltamos já para a equipa de Iniciados, que foram derrotados 0-1 no derby farense com o Futebol Clube S. Luís, o que agudiza a medíocre campanha dos rapazes de Faro neste escalão etário. Notas finais como habitualmente, para os Infantis, que saíram vencedores por 1-4 em S. Brás de Alportel no jogo com a Sociedade Rec. 1.º Janeiro pela equipa A, redimindo-se depois os locais no jogo com as equipas B, vencendo por 6-2. Quanto às Escolas, não dispomos dos resultados dos confrontos desta semana.

Na Terceira Divisão, aparte do já citado Farense 2 Cova da Piedade 1, o Louletano também não logrou fugir do SC Farense, sendo derrotado por 1-0 em Reguengos, o que deixa o campeonato cada vez mais aberto para a fase final. Quanto ao resto, as outras quatro equipas algarvias, continuam a sua luta no sentido de amealhar o máximo de pontos para segunda fase, agora que já sabem que não poderão almejar a algo mais que a manutenção. E destas quatro, apenas o Campinense nos parece com capacidade para evitar a descida ao Distritalão, em primeiro lugar graças ao seu plantel de boa qualidade e depois porque nesta altura da época, parecer ser a única equipa com espírito e capacidade para conseguir esse objectivo. Esta semana o derby concelhio com o Quarteirense ditou um esclarecedor 3-0 para os de Loulé, deixando o Quarteirense mais sozinho na traseira do pelotão, onde já lá moram à muito o Messinense, derrotado pelo Barreirense por 2-1 e o Silves, também derrotado, desta feita em casa por 0-1 diante do Juventude de Évora.

Com a Segunda B parada para dar lugar à segunda fase, destacamos a Liga Vitalis, onde os representantes algarvios, parecem recuperar finalmente o fulgor do inicio de época. A nota da jornada vai indiscutivelmente para o Olhanense que derrotou no Bessa, o debilitado Boavista por 1-4 com um hat-trick de Djalmir. Os homens de Jorge Costa, que nas ultimas três partidas somaram sete pontos, parecem já recuperados do Janeiro negro, e assim mantém em suspense o Algarve, face a uma possivel promoção à Liga Sagres. Já o Portimonense, continua sem perder com Lito Vidigal no banco, tendo empatado 0-0 na Vila das Aves diante do Desportivo local, segurando-se desta forma na tabela.

Sem comentários: