quinta-feira, 26 de março de 2009

Pista concluída em tempo recorde


Estádio Algarve volta a receber Rally de Portugal

Após cinco dias de trabalho, a pista construída no Estádio Algarve para as duas super especiais do Rally de Portugal ficou concluída esta quinta-feira, com a execução da fase de asfaltamento.

Cerca de seis dezenas de funcionários da empresa Tecnovia começaram a trabalhar poucas horas depois do final da Taça da Liga, entre Benfica e Sporting, dividindo o seu trabalho em três turnos.

“Foi feito um trabalho excelente, diria extraordinário, pela empresa, que concluiu a pista mais rápido do que se esperava”, disse ao Região Sul o responsável do Automóvel Clube de Portugal pela execução da pista, Martins da Silva.

A entrega da pista, que este ano é maior em cerca de meio metro, estava prevista para a próxima segunda-feira mas a empresa conseguiu assim concluir o troço em tempo recorde, com três dias de antecedência.

As escavadoras trabalharam em ritmo acelerado na formação e terraplanagem da pista, antes de se dar início, quarta-feira, ao asfaltamento, finalizado quinta-feira, um trabalho que contou com a ajuda «especial» do clima.

A pista deverá ser testada na próxima segunda-feira de manhã por Vítor Teodósio, irmão de Ricardo Teodósio, o único piloto algarvio que participará no Rally de Portugal, que decorre entre 2 e 5 de Abril.

Todo o processo de remoção e colocação de um novo relvado deverá custar ao ACP, segundo Martins da Silva, pelo menos 500 mil euros, mais do que em 2007, até porque agora “há ligeiras mudanças”, como os prazos mais apertados, a largura da pista e a rampa de saltos.

O presidente do conselho de administração do Parque das Cidades, Rogério Gomes, adiantou ao Região Sul que o ACP terá de entregar o novo relvado no dia 24 de Abril, permitindo que Farense e Louletano ainda possam jogar no recinto esta temporada.

Será conveniente, para o relvado assentar, criar raízes, só se jogar uma semana depois. Mas teremos cá as últimas jornadas da fase de subida da III Divisão Nacional”, disse.

Vale a pena…

O responsável frisa que “vale a pena” cortar o «produto» futebol durante algum tempo para ter, no Estádio Algarve, as super especiais.

Para ter aqui o rali, formato campeonato do mundo, vale. É um evento de enorme importância”, disse, lembrando, de acordo com um estudo da Universidade do Algarve, que o Rally de Portugal de 2007 foi “o evento mais rentável de sempre para a economia algarvia”. Por outro lado, a venda de bilhetes está a decorrer a bom ritmo e, segundo fonte do ACP, tudo aponta para lotação esgotada no Estádio Algarve. Os ingressos podem ser obtidos em postos da BP aderentes ou nas instalações do ACP.

In Região-Sul

Como adepto incondicional do desporto automóvel, em especial dos Rallys, é com enorme ansiedade e entusiasmo que aguardo a realização deste fantástico evento no Algarve... Já por algumas vezes dei a minha opinião sobre o Estádio Algarve ser a casa-mãe por excelência desta prova, em detrimento doutros espaços, noutros concelhos do Algarve, onde se gastam milhões em eventos e obras, mas que ainda assim não albergam o evento mais rentável de sempre da economia algarvia. Porque a festa dos rallys a nível mundial se ancorará no Algarve a partir de domingo/segunda feira, com a chegada das equipas e fornecedores aos parque do recinto, podemos dizer que o Rally de Portugal não se iniciará no dia 2, mas muito antes, até porque decorrerão alguns testes e reconhecimentos na serra algarvia a partir de segunda feira também... Estima-se que uma prova desta grandeza, arraste entre 650 a 900 mil pessoas, de inúmeras nacionalidades, as quais visitarão a nossa Região, do litoral ao interior e ocupando as diversas unidades hoteleiras do Algarve durante o rally. Nessa serra, onde não abunda os estabelecimentos de restauração, só não fará dinheiro com "isto", quem não quiser até porque a procura excederá em muito oferta em refrigerantes, bebidas alcoólicas e mesmo comidas rápidas... Ao público faço um apelo para que se comporte com responsabilidade junto às estradas não colocando em perigo a sua vida nem a prestação dos pilotos, pois a prova será controlada pelos emissários internacionais da FIA a esse nível, dependendo desse aspecto a realização de novas edições na nossa região. Já só falta uma semana para que tudo comece, e como nota final, competitivamente, espero que Loeb, o pentacampeão e único que ultrapassou as 50 vitórias no WRC tenha a tarefa dificultada ao máximo pelos Ford Focus de Latvala e Hirvonen ou mesmo pelo companheiro de equipa Dani Sordo, sem esquecer Petter Solberg ou mesmo o regressado Marcos Gronholm. Na luta dos portugueses, Bruno Magalhães, também indiciado na "guerra" do Mundial de Produção, onde já lá mora Armindo Araújo, será na minha opinião o maior favorito a um brilharete, deixando nas mãos do algarvio Ricardo Teodósio o favorito o piloto espectáculo do Rally!! Não tenham dúvidas!! Força Ricardo!

Sem comentários: