"Vemos com melhores olhos o IKEA a sul do Estádio Algarve, um terreno propriedade de Faro e Loulé, e que permitirá fazer algum encaixe financeiro para ajudar nos encargos à empresa que gere o Estádio Algarve", disse à Lusa José Apolinário.
A Sociedade de Concepção, Execução e Gestão Parque das Cidades, empresa municipal de Faro/Loulé e que gere o Estádio Algarve, registou um prejuízo de 939 mil euros em 2007 e fechou o ano de 2008 com um saldo negativo.
Em 2007, a empresa municipal gastou cerca de 125,9 mil euros em "conservação e manutenção de bens" e 708,8 mil euros em vigilância e segurança.
Num relatório de actividades a que a Lusa teve acesso, as dívidas de curto prazo da empresa atingiram o montante de 429 mil euros em 2007, e as dívidas de médio e longo prazo são de 20,4 milhões de euros.
A instalação da loja sueca IKEA já está envolta em polémica, pois o município de Loulé prefere que a localização da grande superfície seja a Norte do Estádio Algarve.
O autarca de Loulé Seruca Emídio adiantou recentemente ao jornal diário Correio da Manhã que a localização do IKEA não é o "factor mais importante" mas "queremos é que fique no concelho" de Loulé.
A intenção do IKEA é que a loja do Algarve fique localizada junto de boas acessibilidades, nomeadamente perto da Via Infante de Sagres (A22) e Aeroporto Internacional de Faro.
Em declarações à Lusa, fonte ligada ao IKEA referiu que as intenções de abrir uma loja no Algarve são uma realidade, mas a localização ainda "está a ser estudada".
O investimento na loja do Algarve será semelhante aos investimentos das outras lojas já construídas, cerca de "60 milhões de euros", e até 2015 deverá abrir uma loja no Algarve.
A cadeia sueca IKEA tem uma loja em Alfragide (Lisboa) e abriu a 31 de Julho de 2007 a segunda loja em Portugal, na localidade de Matosinhos, onde investiu mais de 60 milhões de euros, estimando abrir no primeiro semestre de 2010 a loja de Loures (Lisboa).
Até 2015, o grupo IKEA estima investir em Portugal cerca de 700 milhões de euros com a abertura de sete espaços, incluindo Alfragide e Matosinhos.
Interessante esta troca de opiniões quanto à localização do IKEA no Parque das Cidades... Cada um dos presidentes de Câmara "puxa a brasa à sua sardinha", nem que seja para aproximar mais uns metros das suas cidades a localização deste estabelecimento comercial. A titulo de curiosidade, o Estádio Algarve não custou mais de 40 milhões de euros e só a loja IKEA deverá custar 60 milhões... Incrível e mais um facto que comprova a grandiosidade da obra que deverá ser implantada naquele espaço. Eu estou absloutamente a favor, embora muitos já se tenham manifestado contra...
Sem comentários:
Enviar um comentário