Powered By Blogger

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cultura do mundo 'mistura-se' em Faro

O Mercado Mundo Mix instala a 22ª edição no Largo da Sé, em Faro, de 14 a 16 de Agosto. Evento conta com expressões artísticas de todo o país.

O certame reúne 40 artistas, 12 dos quais oriundos do Algarve, segundo revelou aos jornalistas, na segunda-feira, Beto Lago, da organização, durante a apresentação no Museu Municipal de Faro.

“Incentivar a produção individual e artística de cada um”, define o organizador como a principal característica do Mercado Mundo Mix (MMM), um evento com o formato de feira que surgiu no Brasil em 1994 e chegou a Portugal em 2003, tendo já passado por cidades como Porto, Coimbra, Cascais e Lagos. A última edição foi em Maio, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, “onde todos os anos nós abrimos o Verão”, refere.
O responsável pela organização entende que o MMM pode ser uma forma de potenciar algumas das características da região, pautada por residentes, nacionais e estrangeiros, ligados a diferentes formas de arte.
“A nossa feira é um pouco diferente, porque ela não é de artesanato. Ela é voltada para criadores de design e moda e é intercalada sempre com bandas, que vão fazer apresentações, em geral, às 22h00, às 23h00 e às 24h00”.
“É um projecto diurno”, explica. Todavia, a edição de Faro terá o horário das 18h00 à 01h00, “por causa da concorrência da praia”, justifica.

Beto Lago lança o repto a todos os criadores e artistas da região a visitarem o evento e a entrarem em contacto com a organização, pois “a nossa ideia é voltar mais vezes”.
Apesar de os criadores presentes no MMM pagarem uma taxa para terem um espaço no evento, Beto Lago admite que “se aparecerem demonstrações espontâneas vamos achar bem interessante e serão bem acolhidas” e reafirma o desafio para que os criadores locais se apresentem à organização de forma a aumentar o número de participantes em próximas edições, bem como levar os artistas locais a outras paragens: “haverá sempre elementos da organização junto ao palco, é só aparecerem por lá e contactarem connosco”, diz.

O MMM vai contar com emissões em directo através da rádio oficial, a RUA FM, que podem ser ouvidas na frequência 102.7 FM ou em http://www.rua.pt/.

No leque de concertos agendados apresentam-se as bandas Nome, Reflect e os DJ’s Orelha Extra e DJ Set, na sexta-feira; Fad’nu, o Ludo e os DJ’s NoWay e Poplândia DJ Set, no sábado; e Bubblebath, I-Rick DJ e DJ Sir Aiva, no domingo.
O LAC – Laboratório de Artes Criativas, sediado em Lagos, outro dos parceiros, irá dinamizar o espaço Art Mix, com uma exposição dos artistas plásticos Jorge Pereira e Sofia Fortunato e o projecto TOSCA.lab, de Ricardo Milne e Catarina Nunes.
Para os mais pequenos há o Mini Mix, onde não faltam pinturas faciais, modelagem de balões, oficinas de pintura, bijutaria e passatempos, entre outras actividades.
Há espaço ainda para a solidariedade, na Banca dos Abraços da Associação Nariz Vermelho. Este espaço dá a conhecer os ‘doutores palhaços’, que levam a alegria às crianças hospitalizadas. Ao contribuir para esta causa os visitantes ganham um abraço e um nariz de palhaço.
O evento conta com “o apoio logístico, material, meios humanos e uma verba de 20 mil euros”, atribuídos pelo Município de Faro, segundo confirmou o presidente da autarquia, José Apolinário durante a apresentação.

Para saber mais sobre este conceito e os diferentes artistas que pode encontrar no fim-de-semana, em Faro, clique aqui. A entrada é livre.

Sem comentários: