Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova Variante de Faro concluída em 15 meses

As obras de requalificação da EN 125 já foram adjudicadas e têm um prazo limite de 48 meses. Variante Norte Faro está incluída no lote.

A construção da Variante Norte de Faro já tem data limite definida: 15 meses. A obra faz parte de um conjunto de requalificações da EN 125 que têm um custo de 399 milhões de euros que foram adjudicadas a um consórcio de cinco empresas (Edifer, Iridium, Dragados, Tecnovia e Conduril).

“Esta obra é fundamental para o desenvolvimento de Faro, que é conhecido por ter alguns problemas de acessibilidades. Por dia, passam por Faro cerca de 60 mil carros e esta obra vem descongestionar grande parte do fluxo dentro da cidade”, diz José Apolinário e lança um pedido às entidades que realizam as obras: “Sejam rápidos para que até ao Verão de 2011 os acessos estejam feitos”.

Segundo José Apolinário, a variante, a construir perto da rotunda da BP - sentido Faro-Olhão - entre outras valências, vai reduzir o tempo de chegada ao aeroporto da zona nascente da cidade para cerca de cinco minutos.
Estas obras vão englobar 14 concelhos do Algarve e abrangem 400 mil habitantes num lanço de 187 quilómetros (157,7 quilómetros de requalificação acrescidos de 29,5 quilómetros de nova construção). A data de conclusão das obras é de 48 meses.

O Governo estima que a sinistralidade seja reduzida em 35 por cento (em dez anos morreram 290 pessoas).
“É a primeira vez que a EN 125 será alvo de uma requalificação a sério, sem intervenções pontuais”, avança o primeiro-ministro José Sócrates na cerimónia que marcou o início das obras, esta tarde, em Faro.
O Algarve vai ter uma estrada mais bonita, com menos publicidade nas bermas. Naquela que é a região por excelência do turismo do País, temos de ter uma estrada que puxe o turismo e a economia, mas também que salve vidas”.


Caro engenheiro, em época de eleições, até lhe fica mal vir apregoar que a EN 125 vai ficar com menos publicidade nas bermas, devido a esta grande obra em benefício do Algarve... E já nem falo da jogada da apresentação da segunda fase da variante a Faro... Daqui a 15 meses falamos!

Sem comentários: