Powered By Blogger

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estará Faro no século XXI?

Às vezes interrogo-me se Faro já terá entrado no Séc. XXI... Não vou ocupar hoje o vosso tempo falando-vos das intermináveis obras de esgotos que estão inacabas por grande parte das estradas do Concelho, e que "à pala" dos arranjos de circunstância têm deixados muitos condutores com jantes "quadradas"... Hoje permitam-me abordar uma das coisas mais absurdas e aberrantes, para o qual não consigo encontrar explicação(ou até consiga...), que podemos observar no interior da cidade de Faro, no que concerne a estradas. Situemo-nos na zona do "depósito da água", junto à Escola E B 2,3 José Neves Júnior, naquela pseudo-estrada que liga a zona do depósito até à E.N.2, junto ao "Café Alaska". Pois bem, desde os meus tempos de escola na Pinheiro e Rosa, que me interrogava como era possível que esse atalho à Avenida Calouste Gulbenkian, utilizado diariamente por centenas de automobilistas estivesse sem um pingo de alcatrão, porventura esquecida pelos homens fortes na nossa política local, isto porque talvez naquela zona os moradores fossem pessoas com poucas posses ou mesmo pessoas de etnia cigana que moram lá mais do outro lado... Quase dez anos se passaram e à pouco tempo foi com agrado que apreciei as obras que estão a ser feitas no local, tanto a nível de infra estruturas para crianças como na própria estrada que foi em parte alcatroada. Mas, ironia das ironias, deixaram parte desse trajecto por alcatroar, como que fazendo distinção de moradores, ou de interesses... São uns 100 metros apenas que ficaram por corrigir, e que em tempos de chuva como agora, deixam esse caminho com crateras que assustam qualquer condutor. Das duas uma, se a obra da estrada e infra estruturas anexas foi suportada por algum Privado, o que julgo não ter sido, o que espera a CMF para de uma vez por todas alcatroar, ou mesmo em ultimo caso, por brita naquele local resolvendo uma situação que se arrasta à anos mas já devia estar mais que tratada? E se aquela obra é mesmo da responsabilidade da CMF, que "brincadeira" é aquela que estão fazer com os moradores e utilizadores, deixando do lado junto às empresas um piso invejável e do outro as imagens que anexamos?

(Actualizado, 21.51 de 21/01/2008) - Recebemos um comentário que nos alerta para o facto deste atalho estar em terreno clandestino, e por isso a CMF não ter intervenção directa na manutenção ou constução sobre o mesmo. Contudo, acreditamos que é do interesse público o desenbaraçamento desta situação que nada prestigia a cidade e lamentamos o facto desta não estar resolvida, pois justifca de facto a intervenção a bem de todos os Municipes. Assim haja vontade.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que eu penso é que aquele atalho, é um caminho clandestino, feito no terreno de alguém e onde a CMF não pode intervir. O que eu penso é que já deveria ter sido feito é uma rua, devidamente urbanizada, a ligar a EN 2 à nova urbanização que já está criada na frente do depósito de água.
Mas já estamos habituados a que em Faro as coisas demorem uma eternidade, alguém ainda se lembra quantas décadas levou a ser feita a ligação da R. José de Matos à Avenida que passa defronte do Liceu (penso que se chama Almeida Carrapato)?

SamM disse...

Caro "Anónimo", obrigado pela explicação. Nunca morei na zona, e desconheço essa situação, embora tenha perguntado a um colega, que tem um familiar muito próximo que mora aí e ele também desconhece o que se passa. Como utilizador do local, acho incompreensivel esta situação e o mesmo dirão algumas pessoas que possam estar de passagem pela cidade e se deparem com a situação. Que dirão eles disso? Acho vergonhoso que tudo se mantenha num impasse, a fazer fé no que diz, e isto é o verdadeiro retrato do nosso Concelho... Basta haver algo que seja mais menos fácil de resolver e tudo fica parado...