Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Voltamos para a análise de mais um fim de semana desportivo, nomeadamente das equipas do futebol farense e do futebol algarvio. Comecemos pelo Farense e pela sua equipa sénior que está agora a vinte pontos do líder Louletano... Com dezoito jogos disputados é esta a diferença entre duas equipas que se assumiam como candidatas à promoção no inicio da temporada. Se o Louletano segue o seu caminho e neste fim de semana bateu em casa o Fabril do Barreiro por 2-1, já o Farense disse na minha opinião definitivamente adeus à subida. A derrota 3-1 em Évora diante dum adversário directo, confirmou que o Farense não pode ambicionar a mais. A verdade é que o Farense não ganhou a nenhum dos cinco primeiros ainda e já estamos a meio da segunda volta. Por muito que nos custe, este Farense não têm demonstrado estaleca e não será agora que a conseguirá, pelo que o objectivo realista é defender o 6.º lugar e se possível subir um ou dois lugares na tabela. Nada mais... Fixemos agora nos Juniores, e no subida de forma sustentada que a equipa têm demonstrado nos últimos tempos. Nós já o havíamos alertado, pois o Farense tinha um calendário complicado no primeiro terço da prova e além do mais estava de regresso à maior competição deste escalão a nível nacional. Ultrapassada essa fase, não é surpresa a campanha deste miúdos que neste fim de semana chegaram ao oitavo lugar após bater o Sp. Pombal por 2-0. Os Juvenis também estão a rubricar uma boa campanha e embora tenham perdido a liderança do Distrital na jornada passada, regressaram às vitórias por 5-2 diante do 1.º de Janeiro, isto na véspera do escaldante derby com o Olhanense. Ao invés os Iniciados estão a rubricar uma campanha mediana e foram derrotados neste fim de semana em Silves por 2-0, ocupando agora o sétimo posto num total de doze equipas. Notas finais para Infantis e Escolas; assim, os Infantis A empataram em casa 2-2 com o Louletano enquanto os B's perderam copiosamente por 0-4 diante do Louletano B. Por seu turno a equipa A de Escolas foi a Almancil derrotar o Almancilense por 0-4.

Na Terceira Divisão, o já citado Louletano continua a defender a liderança enquanto as restantes quatro equipas algarvias continuam a tentar respirar no fundo da tabela. Até se pode considerar positiva a jornada para estes, pois o Campinense de Ivo Soares continua sem perder e foi buscar um ponto à casa do "nosso" carrasco Barreirense, através do nulo registado. O Messinense foi um dos vencedores da jornada, após quebrar um jejum de cinco jogos na vitória por 2-1 diante do Lusitano de Évora. Outro dos destaques foi o Quarteirense que também regressou às vitórias fruto da goleada diante do Silves por 6-3. Se o Quarteirense deu um passo rumo à revitalização da sua moral já o Silves está cada vez mais sozinho no fim da tabela e parece que este ano não se escapará à mais que certa descida aos Regionais.

Na Segunda Divisão B tivemos uma jornada positiva para os algarvios. O Beira Mar, na estreia de Eduardo Rodrigues ao leme da equipa, apesar das inúmeras dificuldades económicas e de constituição plantel conseguiu um precioso empate 2-2 de Pinhal Novo, terra do líder da tabela que agora está acompanhado pelo sensacional Lagoa, após a vitória caseira deste por 2-1 diante do Atlético. Grande destaque para a vitória dos lagoenses que conseguiram o golo do triunfo jogando com dez homens durante mais de meio jogo.

Por fim destaque para a Liga Vitalis onde os algarvios não tiveram jornada positiva. Pior esteve o Olhanense, que mesmo se sabendo das dificuldades dum deslocação a Barcelos, nunca se imaginaria derrotado por 3-0. Apesar de líderes, os homens de Olhão têm agora preocupações acrescidas e já na próxima jornada têm nova deslocação, desta feita ao Estoril, num jogo de particular importância para os pupilos de Jorge Costa. O Portimonense, que está numa fase má, apesar de tudo não comprometeu muito, pois empatou na casa dum dos rivais directo, o Freamunde, mantendo a 12.ª posição com o mesmo número de pontos de vantagem sobre a linha de água.

Sem comentários: