Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Em mais um fim de semana desportivo para os Leões de Faro, podemos dizer que se podia esperar muito mais das equipas de Futebol... Comecemos pelos Seniores, que na tarde ontem perderam em casa diante do histórico Barreirense por 1-2. Com esta derrota, o Farense situa-se agora a 17 pontos do líder Louletano e 15 do Cova da Piedade, o que na verdade nos parece uma distância já considerável para que os Leões de Faro recuperem na 2ª fase. Por isso, e antes demais, é importante defender o sexto posto, que está agora "preso por arames". Os Juniores também não foram felizes, mas sabia-se à partida que o jogo não era fácil, pois o Atlético é uma equipa forte na Tapadinha e está a fazer uma campanha mais que tranquila. Apesar da derrota, os pupilos de Miguel Serôdio têm no próximo sábado uma grande oportunidade de regressar às vitórias, pois defrontam o último Sporting de Pombal no S. Luís e poderão aumentar a vantagem para a linha de água por forma a se resguardar mais na tabela. Nos Juvenis, jornada também negativa pois o Farense, ao empatar a zero no areal de Armação de Pêra, perdeu a liderança para o Olhanense, enquanto a equipa B foi derrotada 5-2 nas Ferreiras. Já nos Iniciados, o mesmo Armacenenses foi copiosamente derrotado por 7-0 em Faro. Notas finais para os Infantis onde a equipa A empatou 3-3 em Lagos e está agora no 5.º lugar da tabela, enquanto a equipa B foi derrotada em Lagos por 6-5. Por fim, nas Escolas A o Farense derrotou em casa o Esp. Lagos por 5-1 enquanto a equipa B bateu em Lagos os locais por 0-3.

Na Terceira Divisão Nacional, dos representantes algarvios apenas o Louletano triunfou e logo na casa do ex-líder Cova da Piedade que assim se viu ultrapassado pelos homens de Loulé graças a um golo de Pintinho. Quanto ao resto, só empates e derrotas, com destaque para o Silves que parece estar com o destino traçado para os Distritais, após mais uma derrota, desta feita caseira e diante um rival directo, o Castrense... Também o Campinense continua sem vencer em casa, apesar do empate diante do Atlético de Reguengos não ser muito negativo, mas face à classificação foi mais um passo atrás no sentido da recuperação que Ivo Soares quer promover à equipa. Também o Quarteirense não regressou às vitórias e empatou em casa 1-1 diante dos Pescadores Costa Caparica, o que agudiza a crise dos comandados de Luis Resende, que nos últimos 15 jogos só venceram por uma vez... Nota final para o Messinense, que também não está em bons lençóis, tendo sido derrotado por 2-0 no Lavradio diante do Fabril. Se olharmos para a classificação, nuvens muito negras ameaçam o futebol algarvio que neste momento deixa quatro das suas seis equipas nos últimos quatros lugares da tabela, sendo um muito mau pronuncio para a representação algarvia nos Nacionais da próxima época.

Na Segunda Divisão B, cada vez mais se vão afastando os percursos das duas equipas algarvias. Dum lado, o pujante Lagoa, que apesar das dificuldades, mantêm-se firme nos primeiros postos da tabela, e nesta jornada trouxe de Aljustrel uma meritória vitória por 1-2, ascendendo assim ao segundo lugar da tabela, enquanto que o Beira Mar se vai afundando na tabela, nesta época de estreia na Segunda B. Já não vence à três jogos e o competitivo campeonato dita assim que os comandados de Rui Caldeira estejam já penúltima posição, após derrota por 3-0 em Moscavide.

Nota final para o Olhanense, que encerrou na tarde ontem a sua caminhada na Carlsberg Cup, terminando o seu grupo só com derrotas, o que acaba por ser a natural sina do único representante da Liga Vitalis diante de adversários de outra dimensão. Depois de derrotados na Luz por 4-1, tendo ainda assim rubricado uma exibição muito honrosa, não puderam ontem repetir a postura e saíram vergados a uma derrota esclarecedora por 3-0 no Minho, diante do Vitória de Guimarães treinado pelo olhanense Manuel Cajuda.

Sem comentários: