Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Jornada de sensações fortes para os apaniguados do SC Farense. Comecemos pelos Seniores que na tarde ontem ofereceram uma pálida imagem ao seu público durante uma hora. A descrença acercava-se dos adeptos mas a última meia hora da partida mostrou um Farense à Farense, lembrando os velhos tempos do São Luís, onde a equipa algarvia era o espelho do querer e dinâmica, derrubando barreiras que aos olhos de outros seriam intransponíveis mas que para nós eram alcançáveis. A exibição que garantiu o 3-2 final foi premiada com uma longa salva de palmas dos sócios e adeptos de pé, como sinal de agradecimento para este esforço que redundou numa passada mais larga, reaproximando o Farense dos lugares cimeiros. O Farense recuperou dois pontos a todos os da frente, menos ao líder Cova da Piedade, mas mesmo assim, e se o campeonato passasse já agora para a segunda fase, a verdade é que o Farense dependeria de si próprio para subir de divisão, pois os 12 pontos de desvantagem seriam reduzidos a seis para o Louletano, segundo classificado. Estes seis pontos poderiam ser abatidos com uma dupla vitória sobre os homens de Loulé na segunda fase, pelo que ultrapassaríamos estes no confronto directo. Tudo isto, contas em cima do joelho, e que não passam disso mesmo, pois há mais jogos e mais adversários bem colocados mas como diria o "outro", Deixem-nos sonhar!
Nos escalões mais jovens, nota importante para os Juniores, que perderam soberana hipótese de cimentar a sua posição na tabela, sendo derrotados em Loulé por 3-2, num jogo que estiveram a ganhar desde cedo e no qual poderiam ter aumentado essa vantagem... Derrotados, os rapazes de Faro jogam agora cartada importante na próxima jornada diante do Estoril no velho S. Luís.
Com alguns escalões jovens parados, destacamos os resultados dos Juvenis B, vitória 0-8 em Paderne; Iniciados, vitória caseira por 3-0 sobre o Gin. Tavira e Infantis A, empate caseiro 4-4 com o Gin. Tavira.

Nos outros jogos da Terceira Divisão Nacional, nota para dois derbys algarvios envolvendo as quatro equipas algarvias mais debilitadas na tabela. Em Quarteira assistiu-se a um jogo intenso entre os locais e o Messinense, onde o empate a duas bolas acaba por manter ambas as equipas com os "pés molhados"... Já em Silves, os locais que não ganhavam à cinco jornadas, bateram por 2-1 o Campinense que não ganha exactamente à uma volta! Por isso, e dado que a equipa se afunda na tabela, dias difíceis se avizinham para Arlésio Coelho no comando da equipa. No outro jogo da jornada o Louletano não conseguiu melhor que uma igualdade a 1-1 na Caparica, deixando o líder Cova da Piedade aumentar a diferença para três pontos.

Na Segunda B, a jornada não se adivinhava fácil para as duas equipas algarvias, pois jogavam fora de casa com equipas competitivas. O Beira Mar ainda logrou trazer um ponto de Aljustrel após o nulo obtido, aumentando a série para três jogos sem perder, sinal positivo, depois duma má fase da equipa treinada por Rui Caldeira. Já o Lagoa foi derrotado por 2-1 em Odivelas, isto numa semana onde se soube que três ou quatro pedras importantes abandonaram a equipa após convites mais vantajosos de outros clubes.

Por fim, nota para Liga Vitalis, onde cada vez mais se acentuam destinos diferentes para os dois representantes algarvios. Se o Olhanense conseguiu uma vitória imaculada nos Açores, diante do vice-líder Santa Clara por 2-0, assumindo-se cada vez mais como o elo mais forte da competição até ao momento, já Vítor Pontes começa a ser cada vez mais contestado... No jogo de ontem, no Municipal de Portimão, o empate 1-1 diante do Beira Mar veio agudizar a crise duma equipa que já não ganha à cinco jogos, tendo apenas três pontos de vantagem sobre a linha de água.

Sem comentários: