Powered By Blogger

terça-feira, 9 de março de 2010

Algarve com 4 maravilhas naturais finalistas


O Algarve tem quatro sítios na lista dos 21 finalistas das Sete Maravilhas Naturais de Portugal: Pontal da Carrapateira, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a ponta de Sagres e a Ria Formosa.A votação pública para eleger os sete locais que ficarão com o galardão inicia-se hoje e decorre até 7 de Setembro.

O Pontal da Carrapateira, no concelho de Aljezur, classificou-se na categoria Praias e Falésias. Com mais de vinte e cinco metros acima do nível do mar, recortam-se as falésias na face sul, sobre a Praia do Amado, e na face norte fica a ampla Praia da Bordeira.

A Ponta de Sagres (Vila do Bispo) e a Ria Formosa (de Loulé a Vila Real de Santo António, abrangendo ainda os concelhos de Faro, Olhão e Tavira) constam entre os 21 finalistas, na categoria Zonas Marinhas.

Na categoria Zonas Protegidas, figura o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se localiza no Alentejo e Algarve, abrangendo na região os concelhos de Aljezur e Vila do Bispo.

Recorde-se que, segundo o regulamento do concurso 7 Maravilhas Naturais não serão eleitas mais do que duas maravilhas por região, entre as vencedoras apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias.

Os promotores do concurso, entidades associadas, autarquias, organismos públicos e privados, fizeram um levantamento inicial de mais de 800 locais e as candidaturas foram formalizadas em Janeiro deste ano.

Nesta lista, que já só contemplava 230 locais em todo o país, o Algarve contou com 49 candidaturas aprovadas, isto é sítios que cumpriam com os requisitos de possuírem beleza paisagística, estarem preservados e terem importância relativamente aos valores naturais de cada uma das categorias.

Numa terceira etapa, a 7 de Fevereiro, um painel de 77 especialistas elegeu 77 candidatos, 11 por categoria, pré-selecção na qual o Algarve manteve 9 sítios apurados.

Por sua vez, no anúncio de hoje, 7 de Março, a última selecção feita pelos especialistas, antes de serem colocados à votação pelo público até 7 de Setembro os 21 locais finalistas, mantêm-se quatro candidaturas algarvias.

Ainda de acordo com o regulamento a representatividade geográfica do país será assegurada através da presença, nos 21 finalistas, de pelo menos um local de cada uma das sete regiões de turismo de Portugal: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

São as sete categorias pelas quais se distribuem as Maravilhas Naturais: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas.

Os 21 finalistas das 7 Maravilhas Naturais de Portugal são:



  • Categoria Florestas e Matas:Floresta Laurissilva (Madeira) Mata Nacional do Buçaco (Centro) Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade (Lisboa e Vale do Tejo).
  • Categoria Grandes Relevos: Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Açores)Parque Natural da Arrábida (Lisboa e Vale do Tejo)Vale Glaciar do Zêzere (Centro).
  • Categoria Grutas e Cavernas: Algar do Carvão (Açores)Furnas do Enxofre (Açores)Grutas de Mira de Aire (Centro).
  • Categoria Praias e Falésias: Pontal da Carrapateira (Algarve) Portinho da Arrábida (Lisboa e Vale do Tejo)Praia do Porto Santo (Madeira).
  • Categoria Zonas Marinhas: Arquipélago das Berlengas (Centro) Ponta de Sagres (Algarve)Ria Formosa (Algarve).
  • Categoria Zonas Aquáticas Não Marinhas: Lagoa das Sete Cidades (Açores)Portas de Ródão (Centro)Vale do Douro (Norte).
  • Categoria Zonas Protegidas: Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte) Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Alentejo e Algarve)Reserva Natural da Lagoa do Fogo (Açores).

    Por Conceição Branco In Observatório do Algarve

Pode votar aqui

E pergunto eu haverá maior maravilha natural em Portugal que a Ria Formosa? Creio que não...

Sem comentários: