Powered By Blogger

terça-feira, 2 de março de 2010

Mau tempo para as casas e para os negócios no litoral do Algarve

A estrada da zona nascente da Ilha de Faro bem como o parque de estacionamento à entrada da ilha estão inundados de areia proveniente da costa
A debilitação das fundações deste bar de apoio são bem visíveis, em consequência das fortes ondas na praia de Vale de Lobo

O mau tempo que tem assolado a região neste Inverno já deitou casas abaixo nas ilhas-barreira e causou destruição em vários locais. O empreendimento de Vale de Lobo foi um dos afetados.

O mau tempo tem assolado a costa algarvia nos últimos meses e deixou marcas em diversos locais. A Ilha da Fuzeta é a zona em que a destruição tem sido maior, mas outros locais, como a Praia de Faro e Vale de Lobo, também estão a sofrer muito com as tempestades.

No caso do empreendimento turístico, um dos mais conhecidos do Algarve, o mar escavou a praia, retirando muita areia e destruindo ou colocando em perigo de ruir várias estruturas, nomeadamente escadas de acesso ao areal e apoios de praia. No centro comercial, são bem visíveis as marcas da fúria do mar.

Os comerciantes não escondem algum receio pelo que possa acontecer até ao final do Inverno, mas não acreditam que o mar possa causar destruição nos seus estabelecimentos, alguns metros acima do nível do mar.

Uma ideia reforçada pelo geólogo da Administração Hidrográfica do Algarve Sebastião Teixeira, em conversa com o «barlavento».

O especialista lembrou que a tendência natural quando há tempestades é a remoção de areias da praia. «Normalmente, alguma areia é reposta entre as tempestades. Mas este ano, como têm sido muito seguidas, não tem dado tempo», revelou.

A preocupação dos que exploram negócios em Vale de Lobo é, precisamente, a reposição de areia na praia. Um acordo celebrado entre a ARH e a administração do empreendimento turístico prevê intervenções nesse sentido.

O reforço já devia ter começado, mas as condições climatéricas têm-no impedido. Sebastião Teixeira revelou que a intervenção irá começar assim que o tempo o permitir e já terá efeitos visíveis no Verão.

Na Praia de Faro, depois de o mar ter levado areia em Dezembro, trouxe-a em excesso, em Fevereiro. A zona a nascente da ponte rodoviária que dá acesso à praia foi a mais afetada pela tempestade de meados deste mês, que causou galgamentos da duna e deposição de areia na estrada, que chegou a ficar intransitável em alguns locais.

Atualmente, muita dessa areia está depositada no parque de estacionamento à entrada da praia, à espera que venham melhores dias para ser colocada de novo no areal.

Mesmo ali ao lado, perfilam-se, de costas para o mar e separados deste por uma curta língua de areia, alguns quiosques de madeira.

O proprietário de um dos estabelecimentos garantiu ao «barlavento» que, na tempestade mais recente, o mar atingiu o quiosque e que uma intempérie mais forte poderá mesmo ser fatal para o estabelecimento.

«Ninguém nos faz seguro à estrutura, por estarmos aqui mesmo ao lado do mar. Se for destruído, ficamos sem nada», desabafou.
Por Hugo Rodrigues In Barlavento Online


Já não bastava a crise no sector Imobiliário/Turístico para agora se juntarem mais estes danos que condicionam ainda mais a actividade do sector nesta altura do ano, à entrada da época alta do Golfe...

Sem comentários: