Powered By Blogger

terça-feira, 16 de março de 2010

Faro recebe Dia de Portugal em 2010

A capital algarvia vai receber o 10 de Junho, comemorando o Dia de Portugal. Macário quer cidade limpa e pede contribuição das empresas locais.

O Presidente da República designou hoje a cidade de Faro como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas deste ano e nomeou António Barreto como presidente da comissão organizadora.
“O Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade de Faro como sede, no ano de 2010, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, lê-se numa nota publicada no "site" da Presidência da República.

Na mesma ocasião, é ainda acrescentado, o chefe de Estado nomeou António Barreto como presidente da “Comissão Organizadora das Comemorações”.

Ao longo de todo o seu mandato como Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva tem escolhido diferentes cidades como sede das comemorações do Dia de Portugal.

Já o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, afirmou hoje em conferência de imprensa que "quer ter a cidade limpa e conta com o envolvimento da população e das entidades locais" nas comemorações oficiais, que contarão com dois banquetes envolvendo mais de 200 elementos do Corpo Diplomático (residente e não-residente), entre muitos outros convidados.

Sublinhando que a cidade vai funcionar como "montra" durante os dias 9 e 10 de junho, o líder da autarquia lembrou que a realização daquele evento em Faro "impõe muito trabalho a todos".

"Quero lançar um desafio ao orgulho dos farenses e pedir-lhes para ter a cidade limpa, pintada e caiada", referiu, lembrando que as imagens da cidade vão ser altamente difundidas através da Imprensa.

O presidente da Câmara de Faro disse querer envolver escolas, artistas e associações culturais no espírito das comemorações, adiantando que nos dias anteriores às comemorações terão lugar várias festas e eventos na cidade.

A partir de agora, uma equipa da Câmara de Faro irá trabalhar em estreita colaboração com o Palácio de Belém na delineação do programa definitivo.

Os locais das comemorações ainda não foram decididos, mas em cima da mesa estão as hipóteses do Largo de São Francisco ou de um terreno contíguo ao Teatro Municipal de Faro, para se proceder à parada militar, adiantou Macário Correia.

Em 2006 a cidade escolhida foi o Porto e no ano seguinte Setúbal. Em 2008, foi Viana do Castelo a ser a sede das comemorações do 10 de Junho e no ano passado a cidade escolhida foi Santarém.

In Observatório do Algarve

Sem comentários: