Powered By Blogger

domingo, 18 de julho de 2010

Moçe Deb… Tanta Gente. Obrigado - A Paixão Continua!



Mais de 22.000 inscritos, mais de 40.000 pessoas no recinto do Vale das Almas

Apesar das baixas expectativas impostas pelo Moto Clube de Faro em relação à quantidade de inscritos na 29ª Concentração Internacional de Motos de Faro, o número do ano passado acabou por ser ultrapassado e no recinto do Vale das Almas estiveram mais de 40.000 pessoas, o que significa dizer que as inscrições ultrapassaram os 22.000 motociclistas.

E foi com o habitual desfile de despedida à cidade de Faro, no domingo de manhã, que o monumental e muito bem organizado evento culminou. Utilizando o percurso habitual, milhares e milhares de motociclistas desfilaram fazendo também com que milhares de pessoas saíssem à rua para ver em marcha lenta o colorido, curioso e algo ruidoso cortejo, ou não se tratasse de um desfile de motos, em que na frente, dois veículos do Moto Clube de Faro apresentavam as mensagens: ‘Moçe Deb… Tanta Gente - Obrigado’.

Em continuidade ao apoio dado ao centenário Sporting Clube Farense, fazendo jus em especial ao que é de Faro, um contributo que muitos não podem ou não querem dar, o Moto Clube de Faro integrou no desfile o autocarro do Sporting Clube Farense.

Depois eram motos, mais motos e mais motos, num desfile que em marcha lenta (20/30 km/h) demorou mais de 20 minutos. Motos de todas as marcas e modelos, de todas as cores e para todos os gostos, vindas dos quatro ou cinco cantos do mundo, sendo como é habitual em maior número da vizinha Espanha.

Enquanto o desfile ia acontecendo nas avenidas e ruas da cidade, nos céus de Faro, surgiu uma avioneta desfraldando uma faixa com a frase: Via Infante – Portagens Não Obrigado – Moto C. Faro”, o sinal de contestação do organizador de uma das maiores concentrações da Europa, contra a introdução de portagens nas Scuts, em particular na A22, que não demorará muito tempo e o governo levará a sua avante, porque o povo é e vai continuando a ser pacífico em demasia.

Veículos entregues à Cruz Vermelha Portuguesa de Faro

Recorde-se que, na passada quinta-feira, 15 de Julho, marcando a abertura da 29ª Concentração Internacional de Motos de Faro, em conferência de imprensa, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, o Moto Clube de Faro entregou dois veículos – uma ambulância e um veiculo de transporte de pessoal - à Cruz Vermelha Portuguesa / Delegação de Faro, provando uma vez mais a sua forma de estar e atitude perante a sociedade civil “que dá sem esperar nada receber em troca” frase de Macário Correia, que ainda destacou enaltecendo também o MCF, pela promoção que tem dado e continua a dar à capital do Algarve.

Missão de solidariedade

Joel Fonseca e José Miranda foram dois dos muitos motociclistas que estiveram na 29ª Concentração Internacional de Motos de Faro, mas com uma missão diferente. Procuram jovens médicos e enfermeiros que queiram ir trabalhar para a Guiné-Bissau.

Joel e José trouxeram as suas motos ainda sujas de pó e terra da Guiné-Bissau. Eles partiram de Portugal a 26 de Maio e chegaram a Bissau dez dias mais tarde, para distribuírem 20 toneladas de equipamentos hospitalares, que andaram a recolher durante vários meses e que seguiram de barco para o país africano.

“O que importa é conseguirmos dizer a estas pessoas que podem continuar a andar de mota e, ao mesmo tempo, aliar a esse prazer a satisfação de ajudar um dos países mais pobres do mundo”, disse Joel Fonseca no Vale das Almas.

“Fizemos sete mil e 500 quilómetros, passámos por sete países, atravessámos o maior deserto do mundo, subimos e descemos o Atlas, para chegarmos à Guiné, para entregarmos o nosso contributo, para minorar as carências de um país onde, em cada mil crianças, 230 morrem antes dos cinco anos de idade”, recordou.

“Instalámos 20 toneladas de material, equipámos um mini-hospital em Bissau, deixámos a funcionar quatro salas de parto, dois blocos operatórios, uma sala de Raio-X, uma sala de neonatologia, um refeitório e uma cozinha”, lembrou Joel Fonseca para logo acrescentar: “se nós conseguimos, qualquer um consegue também”.

Joel Fonseca esteve no Algarve com o companheiro de aventuras para tentar encontrar outros que possam e queiram acompanhá-los. O hospital em Bissau precisa de técnicos qualificados para colocar os equipamentos ao serviço das populações e, em simultâneo, dar formação aos guineenses, de modo a que, mais tarde, sejam eles a gerir a unidade. José Miranda fala da Guiné-Bissau com carinho evidente. “Deixei lá a alma e não descanso enquanto não voltar para solidificar o projecto que ajudou a pôr em marcha.”

Para o ano certamente há mais, será a 30ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que se espera cheia de surpresas e com uma enchente que deverá superar o recorde de inscritos anteriormente registado. Esperemos para ver… Todos Vivos !


Por Paulo Moreno In Região-Sul

Sem comentários: