Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Todas as estradas rumam a Faro


Faro volta a ser a capital do motociclismo, de hoje até domingo, com a receção da 29ª Concentração Internacional de Motos do Motoclube de Faro.

O convívio entre os aficionados pelas máquinas de duas (e três) rodas, a música e o já tradicional concurso da t-shirt molhada são apenas alguns dos atrativos desta festa, que conta este ano com o ex-vocalista dos Supertramp Roger Hodgson como cabeça de cartaz.

Também parte desta festa são os farenses, que a sentem cada vez mais. Um bom exemplo é o desfile final, em que os participantes da concentração se despedem da cidade, sempre com forte presença popular.

Uma caraterística da concentração que fica na memória de quem cá passa, mas também dos que organizam a festa. «Cada vez que passo na rotunda do hospital e começo a subir em direção ao Liceu, não sou capaz de conter a emoção. No dia do desfile, é uma imagem arrepiante», confessou o presidente do Motoclube de Faro José Amaro.

O dirigente do motoclube farense foi o convidado desta semana do programa Impressões, dinamizado em conjunto pelo «barlavento» e pela Rádio Universitária do Algarve RUA FM. O programa pode ser ouvido na íntegra este sábado, às 12 horas, em 102.7 FM ou em www.rua.pt.

A hospitalidade, que sempre foi uma marca que os organizadores quiseram deixar, foi reforçada este ano com a melhoria da zona dedicada ao campismo No ano passado, o Motoclube deixou de poder utilizar o terreno que serviu para esse efeito durante mais de duas décadas, sendo obrigado a arranjar uma alternativa.

«Este ano o recinto está melhor que no ano passado. Não está ainda nas condições ideais, gostaria que estivesse muito melhor, mas não se pode mexer muito e temos de nos cingir a certas regras», disse José Amaro.

«Tenho a lamentar que o terreno antigo ainda continue na mesma. Podiam-nos ter emprestado o terreno, que nos facilitava muito a vida. Só revela má vontade», acrescentou.

Sem grandes alterações, pelo menos em relação à edição anterior, estará o recinto onde a festa propriamente dita tem lugar.

O cartaz musical dá o enquadramento para uma convívio que, para muitos, começa na altura em que se sentam nas motas e se fazem à estrada, em direção a Faro.

Além de Roger Hodgson, destaque para a presença da artista sérvia Ana Popovic, que promete encantar não só pelos seus dotes musicais mas também pelas suas características físicas.

Balsted Mechanism, Ojos de Brujo, La Selva Sur, Contracrash e Gotthard completam o cartaz. Os holofotes estão ainda apontados para o Bike Show, cujo vencedor vai estar presente no Mundial de Construtores de Motas em Sturgis, nos Estados Unidos da América, em 2011.


Celebrações do 30º aniversário da concentração já estão a ser pensadas

Esta acaba por ser uma edição sempre complicada, por se tratar da imediatamente anterior à significativa marca dos 30 anos de concentrações consecutivas.

«Nunca se sabe bem o que vai acontecer», ilustrou José Amaro. O presidente do Motoclube de Faro admite mesmo que, de certa forma, a organização esteve a tratar de duas concentrações simultaneamente durante algum tempo.

«Há coisa para a próxima edição, que queremos que seja algo de especial, que temos de tratar com muita antecedência», revelou.

Uma das ambições de José Amaro é trazer de Itália uma coleção com todas as motas famosas do cinema, para expor em Faro em 2011. Para isso, serão necessários 60 mil euros, valor que só se consegue com apoios. «Ao contrário do que as pessoas pensam, não temos assim tantos apoios como isso», assegurou.

Por Hugo Rodrigues In Barlavento Online


Escuso me a fazer grandes comentários sobre este evento que enche-me de imenso orgulho, por ver a minha cidade mobilizada e exposta duma forma tão grandiosa. E não se esqueçam de ir à Baixa de Faro, regando as vossas aparições porque desta forma ajudarão o grande Farense! Obrigado MCF!

Sem comentários: