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quinta-feira, 15 de julho de 2010

SCUT: Autarca de Faro satisfeito com 'luz verde' do Tribunal Contas


O presidente da Câmara de Faro regozijou-se hoje com a ‘luz verde’ do Tribunal de Contas (TC) às obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 125 e afirmou que, com uma alternativa credível, a Via do Infante poderá ser taxada

À margem de uma conferência de imprensa a propósito da 29ª Concentração Internacional de Motos, em Faro, Macário Correia afirmou que agora já há “condições para criar emprego na região”.

A partir de agora há condições para criar cerca de 3 000 postos de trabalho e dar trabalho as empresa da região ao longo dos dois ou três anos de obras nos 150 quilómetros na EN125”, afirmou.

Para Macário Correia , se houver uma EN-125 requalificada “torna-se mais fácil haver uma alternativa à Via do Infante (A22)”.

O autarca de Faro afirma que, depois da requalificação da EN-125, o assunto das portagens na A22 pode ser “reavaliado” e não exclui a hipótese de haver portagens.

No entanto, Macário Correia, reitera que, no Algarve, “de momento, não há condições para a introdução de portagens”.

O Tribunal de Contas atribuiu visto prévio aos contratos das concessões rodoviárias Algarve Litoral e Baixo Alentejo, que foram reformulados depois de em novembro terem sido chumbados pela mesma instituição.




Pois ao contrário do nosso edil Macário Correia, acredito que mesmo com a EN 125 requalificada não haverá condições mínimas para colocar portagens na Via do Infante, porque mesmo requalificada a EN 125 não é prática para viagens de longo curso, onde não se pode exceder os 90 km/h...

Portanto lamento esta tomada de opinião de Macário Correia, que no passado partilhava duma ideia semelhante à de muitos algarvios e que agora, quando Pedro Passos Coelho se prepara para "assaltar" o Palácio de São Bento, tenta por a água na fervura, para que ela não lhe caia para cima...

Quanto ao Tribunal de Contas, fico satisfeito e vejo ser dado mais um passo importante depois de me congratar por ver que as obras no local estão a avançar a bom ritmo! Porque entre prometer e prometer, e agora ver no terreno a obra avançar vai mesmo uma enorme diferença!

3 comentários:

Unknown disse...

De facto é verdade SamM.
A EN125 tem limitações de velocidade que mesmo com a requalificação vão continuar.
Se é uma rua com semáforos e limitações de 50kmh como pode ser alternativa a uma via rápida?
mais vale ir pela serra!

Vão ser criadas as variantes às cidades(Olhão e Faro, entre outras) mas não mais do que isso.
Ainda se desse para circular a 90km/h tudo bem, mas não dá.
... nem dará.

F. Neves disse...

É uma asneira de todo o tamanho pôr portagens na Via do Infante.
Entre muitas condicionantes além do impacto turístico e económico, é preciso ver que o piso da A 22, entre as proximidades de Faro e de Armação de Pêra, diria uns 40 e tal Kms.,não sendo betumado, é completamente desajustado, tratando-se de placas de cimento ou coisa parecida.
Enfim, uma vergonha, e esperemos que os valores cobrados não sejam bem inferiores aos prejuízos...

SamM disse...

Li com atenção os vossos comentários e eles acrescentam dados que não expus na minha opnião, mas dos quais concordo com conhecimento de causa! A A22 não tem carateristicas de autoestrada, pois nalguns locais o piso está deteriorado...

A EN 125 nunca será alternativa à A22 porque em 80% do seu traçado só tem uma faixa de rodagem em cada sentido e desta forma, nem com variantes às principais cidades escoará o fluxo resultante dos afastamento das pessoas com menos posses na A22.

A rede ferroviária não é a alternativa, pois para além de estar afzstada dos grandes polos industriais do exterior das cidades, não tem uma rede de transportes complementares para articular o serviço.

Quando viajo até Lisboa fico perplexo com a tamanha variadade de autoestradas naquela zona, bem como de estradas sem portagens com muito melhores condiçoes que a nossa A22 e gostava de saber o que os governantes pensam disto quando em Agosto o Algarve tiver 2 milhões de pessoas, grande parte estrangeiros, e explicar a estes que só ha duas estradas longitudinais na Região e que uma delas é a pagar e o outra sem capacidade de escoamento, quando aqui ao lado vai se a Sevilha por uma bela autoestrada sem pagar um cêntimo!