Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Faro vai ser invadido pelo Exército

A cidade de Faro vai ter uma animação especial no próximo fim de semana. O Município vai receber e apoiar as comemorações do dia do Exército, de 23 a 26 de Outubro, com diversas actividades de carácter militar, cultural, desportivo e recreativo.
Trata-se de uma iniciativa com importância a nível nacional, que vem marcar e reafirmar a aposta do município na vertente cultural e Faro estará de “portas abertas” a todos os visitantes, sobretudo aos mais jovens, os quais poderão usufruir de diversas actividades. A cerimónia e desfile militar, no dia 26, no Jardim Manuel Bivar, corresponderá ao ponto mais alto das comemorações, contando com a presença de cerca de 1200 militares. Também neste dia será celebrada uma Missa na Igreja da Sé pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, e com transmissão em directo na RTP.
De 23 a 26, decorrerão as actividades complementares, com exposição de capacidades e meios, uma mostra daquilo que são os meios fundamentais do Exército, na Praça da Pontinha. Neste local será apresentada a viatura de combate Leopard, com 60 toneladas, que chegará da Holanda, directamente para Faro, e que o Exército irá receber para estas comemorações. Estarão ainda presentes outras viaturas militares e emblemáticas, como o Pandur, viatura com 8 rodas e de grande impacto. Ainda na Praça da Pontinha os mais jovens terão acesso à Torre Multi-Usos que permitirá a realização de escalada, Slide e Rappel, sendo esta acção constantemente monitorizada por pessoal devidamente habilitado e garantindo a segurança pessoal dos participantes desta experiência. Também no Jardim Manuel Bivar haverá uma exposição de materiais e pólos de experiência. Estas exposições que decorrerão ao longo das comemorações estarão abertas ao público, com livre acesso, no seguinte horário: dia 23- 14:00 às 22:00; dias 24 e 25- 10:00 às 22:00 e dia 26- 12:30 às 20:00.Destaca-se ainda, no dia 25 de Outubro, pelas 21:30, a actuação da Banda Sinfónica do Exército, composta por 105 músicos, com relevo a nível nacional e também internacional, e que proporcionará um concerto memorável no Teatro das Figuras, com entrada livre.

Ainda em parceria com a Universidade do Algarve, as comemorações irão incluir as Jornadas Académicas, no dia 24, no Campus de Gambelas, durante as quais serão apresentados 3 painéis: “A presença do Exército no Algarve ao longo da história”; “Fortificações e Arquitectura Militar no Algarve” e “Cartografia e Topografia”. Durante estas apresentações, que decorrem das 10:00 às 16:00, decorrerá uma exposição de Cartografia: “Portugal em vésperas das Invasões Francesas”. Através do programa das Comemorações do Dia Exército, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, Diocese de Faro e Governo Civil, o Exército Português, organizador do evento, pretende divulgar o seu espírito e capacidades, transmitindo a ideia de um Exército participativo e aberto à sociedade.

PROGRAMA
De 23 a 26
Exposição militar de capacidades e meios do Exército - Praça da Pontinha,
Torre multi-usos- escalada/rappel/slide- Praça da Pontinha
Exposição de materiais e Pólos de Excelência- Jardim Manuel Bivar
Horário:
Dia 23- 14:00»22:00
Dias 24 e 25- 10:00»22:00
Dia 26- 12:30»20:00
Dia 24
Jornadas Académicas- 10:00»16:00
10:30- Painel I- A Presença do Exército no Algarve ao longo da História
12:00- Painel II- Fortificações e Arquitectura Militar no Algarve
14:30- Painel III- Cartografia e Topografia - Exposição “Cartografia de Portugal em vésperas das Invasões Francesas”- durante o dia Local: Universidade do Algarve - Campus de Gambelas- Auditório Verde, Apoio: UALg
Dia 25
08:00- Treino para a cerimónia militar
21:30- Concerto com a Banda Sinfónica do Exército- Teatro das Figuras com 105 músicos/ naipes de cordas, percussão e sopro
Dia 26
10:00- Missa de Acção de Graças e de Sufrágio- Sé Catedral, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, S. Exa. Ver. D. Januário Torgal Ferreira /com transmissão em directo pela RTP
11:30 - Cerimónia Militar (parada e desfile) - Jardim Manuel Bivar, com mais de 1000 militares (componente operacional; vertente ensino)
Comando das Forças: Major-General Jerónimo
Salvas de Artilharia
Todas as iniciativas têm entrada livre

Sem comentários: