Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

SMS ao volante: 23 vezes maior risco de acidente

Um estudo norte-americano recente alega que escrever uma mensagem de texto a conduzir é mais perigoso do que atender o telefone e multiplica por 23 o risco de acidente.

O principal problema está no facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para escrever a SMS, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).

Geralmente, as tarefas que obrigam o motorista a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, salienta o instituto. No caso das SMS, a análise revela que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos, o que equivale a percorrer cerca de 100 metros sem olhar para a estrada, quando se conduz a 90 km/hora.

Pois é, em verdade, na práctica, poucas vezes as Autoridades conseguem descobrir esta infracção, que coloca em perigo a vida do condutor e dos outros também... Nestes casos, é imprescindível uma grande campanha de sensibilização para evitar estes maus hábitos, no qual me incluo...

Sem comentários: