Powered By Blogger

sábado, 5 de junho de 2010

Comemorações do 10 de Junho já animam Faro


Uma exposição com meios dos diferentes ramos das Forças Armadas Portuguesas está patente a partir deste sábado, no Jardim Manuel Bívar, em Faro.

Esta mostra é promovida no âmbito das comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, que a capital algarvia vai receber. É igualmente um aguçar do apetite para um dos pontos altos das comemorações desta data, a parada militar.

O desfile de tropas ativas no Dia de 10 de Junho é um dos pontos mais marcantes desta festa e vai decorrer num terreno que foi preparado para o efeito junto do Fórum Algarve. Em 2010, destaque para o facto de os antigos combatentes também se juntarem ao desfile pela primeira vez.

Igualmente emblemática é a sessão solene, a ter lugar no Teatro das Figuras, durante a qual o Presidente da República irá condecorar diversas personalidades por serviços prestados ao país e realizar o discurso oficial do Dia de Portugal, para a nação.

Até chegar aqui, não vão faltar atividades relacionadas com a comemoração da efeméride, em Faro.

As comemorações oficiais já foram lançadas no passado dia 2, com o início da Mostra Gastronómica «Sabores da Ria Formosa», que irá durar até 12 de Junho em diversos restaurantes de Faro.

No dia 3 começou o Riafest, festival de música organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos no Passeio Ribeirinho de Faro, que dura até amanhã.

Este sábado, no espaço dedicados às «Atividades Militares Complementares – Marinha, Exército e Força Aérea», no Jardim Manuel Bívar, os visitantes poderão ficar a conhecer de perto alguns dos meios coma que as forças armadas contam, como helicópteros, veículos anfíbios, vários tipos de carros de transporte e reconhecimento e até um jato Alpha Jet.

Até dia 10 de Junho haverá diariamente demonstrações cinótécnicas no Jardim Manuel Bívar, além de outras iniciativas.

A 9 de Junho, o dia começa com uma cerimónia de homenagem da presidência a João de Deus, às 10h45, seguida da cerimónia militar do içar da bandeira.

O Presidente da República irá presentes estar, ao longo do dia, em diversas iniciativas em Faro, a última das quais é um jantar no Colégio de Nossa Senhora do Alto, onde estarão presentes diplomatas de todo o mundo.

Faro recebe estas comemorações no seguimento da lógica de descentralização da mais importante cerimónia oficial do Estado Português, seguida por Cavaco Silva desde que é Presidente da República. Esta não é a primeira vez que esta festa se realiza fora de Lisboa, mas será a primeira vez que estará no Algarve.

In Barlavento Online

Sem comentários: