Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Faro Capital de Portugal por estes dias...


10 de Junho: Cerimónia militar e sessão solene são os pontos altos das comemorações em Faro

A cerimónia militar e a sessão solene onde vão ser condecoradas 37 personalidades e instituições são os pontos altos das comemorações do Dia de Portugal em Faro, cujo programa oficial arrancou hoje, quarta-feira.

Depois da sessão de boas vindas, esta manhã, nos Paços do Concelho, e do almoço com alguns dos condecorados, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, assiste, ao final da tarde, ao lançamento do livro «Os Dias de Portugal – Discursos de João Bénard da Costa», no Museu Municipal de Faro.

Logo depois, o chefe de estado inaugurará no Paço Episcopal de Faro a exposição do Museu da Presidência da República, «Fotógrafos e Fotografia – Retrato de Presidentes», seguindo-se a tradicional sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático a Cavaco Silva e um banquete oferecido pelo PR

A terminar o primeiro dia do programa oficial do 10 de Junho, o Presidente da República assiste ao concerto de Viviane, no Jardim Manuel Bivar.

Amanhã, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a agenda oficial de comemorações arranca às 10:15 horas, com a cerimónia militar no terreno situado na Horta das Figuras, em frente ao Fórum Algarve.

A seguir, os convidados e participantes vão deslocar-se para o Teatro das Figuras, logo ao lado, onde decorrerá, a partir das 12:00 horas, a sessão solene comemorativa do 10 de Junho.

Condecorados

O Presidente da República vai condecorar no Dia de Portugal mais de três dezenas de personalidades e instituições, entre as quais os ex-ministros Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, o alpinista João Garcia e o banqueiro João Salgueiro.

A atriz Eunice Muñoz será também distinguida por Cavaco Silva assim como o escritor e ex-eurodeputado social democrata Vasco Graça Moura, o comunicador António Sala, o jornalista Fernando Alves, a escritora Maria Alberta Meneres, o guitarrista José Fontes Rocha, o nadador salvador Celestino Ferreira Monteiro e o musicólogo Mário dos Santos Moreau.

O antigo secretário geral do Gabinete Coordenador de Segurança tenente general Leonel Silva Carvalho será distinguido com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Cavaco Silva atribuirá ao ex-eurodeputado socialista e vice presidente do Parlamento Europeu Manuel dos Santos o título de grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O Presidente da República vai distinguir como grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique o professor catedrático Adriano Gomes Pimpão, a cientista, investigadora e professora universitária Elvira Fortunato e o geógrafo e professor catedrático Jorge Barbosa Gaspar.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, Jaime Marta Soares (PSD), e o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Lopes Dias (PS), são distinguidos com a Ordem do Mérito, assim como o antigo deputado social democrata e governador civil de Faro Joaquim Cabrita Neto.

O médico Castro de Almeida, a alta comissária da Saúde Maria do Céu Machado, o médico e antigo presidente da Comissão Nacional de Luta contra a Sida António Meliço-Silvestre, e a enfermeira Maria Cristina Flores Santos serão distinguidos com a Ordem do Mérito.

Cavaco Silva atribuirá o título de comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial ao empresário agrícola António Silvestre Ferreira, bem como aos empresários Augusto Ferreira Machado e João Dias Pires.

Os títulos de comendador da Ordem da Instrução Pública serão atribuídos ao escritor e professor universitário Carlos Pires Correia e ao professor catedrático João Formosinho.

Cavaco Silva vai atribuir a Grã Cruz da Ordem de Avis ao oficial general do Exército tenente general Carlos Manuel Ferreira e Costa, ao oficial general da Força Aérea e vice chefe do Estado Maior da Força Aérea tenente general piloto aviador Luís Filipe Montes Palma de Figueiredo e ao oficial almirante da Marinha vice almirante Rui Cardoso de Telles Palhinha.

O banqueiro e professor universitário João Salgueiro, que foi ministro de Estado, das Finanças e do Plano de Pinto Balsemão no VIII Governo Constitucional será distinguido com a Grã Cruz da Ordem de Cristo.

O presidente do Conselho Económico e Social Silva Peneda, antigo ministro de Cavaco Silva, receberá a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Ao ex-ministro do Ambiente e professor universitário Nunes Correia o Presidente da República atribui o título de grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique assim como à ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Cavaco Silva vai atribuir à atriz Eunice Muñoz o título de grande oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e os títulos de comendador da Ordem do Mérito ao alpinista João Garcia, ao comunicador António Sala, ao jornalista Fernando Alves, ao guitarrista José Fontes Rocha, à escritora Maria Alberta Meneres, ao nadador salvador Celestino Ferreira Monteiro e ao musicólogo Mário dos Santos Moreau.

A Fenacerci e a Fundação Irene Rolo serão agraciadas com os títulos de membro honorário da Ordem do Mérito.

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai condecorar ainda, a título póstumo, o fiscalista Saldanha Sanches, com a Ordem da Liberdade, e a escritora e compositora Rosa Lobato Faria, com a Ordem do Infante D. Henrique.

Depois da sessão solene, as comemorações do Dia de Portugal – que, pela primeira vez, se realizam no Algarve – encerram com um almoço oferecido pela câmara de Faro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

In Região Sul

Sem comentários: