Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mundial de futebol no Algarve: Estádios virtuais apenas em Faro


Restantes Câmaras não organizam espaços públicos como aconteceu no passado

O Euro 2004 disputado em Portugal trouxe à maioria das cidades algarvias, como um pouco por todo o país, uma nova forma de ver futebol: ecrãs gigantes em espaços públicos que juntavam milhares de pessoas na rua. Mas agora apenas em Faro vai ser possível assistir ao Mundial da África do Sul no chamado estádio virtual do Jardim Manuel Bivar.

A tradição de festejar os golos da selecção nacional e de outras nações vai manter-se na capital algarvia sem “custos” para a Câmara de Faro, explicou fonte da autarquia, que estabelecerá um acordo com os comerciantes e empresários da baixa farense.

O ecrã gigante, “nos mesmos moldes de organizações anteriores”, será montado no Jardim Manuel Bivar, num espaço que contará com os habituais standes de comes e bebes.

Não representará qualquer despesa para a câmara”, assegurou fonte da autarquia, que está a ultimar um acordo com a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), que abrange também a Associação de Empresários de Animação Nocturna de Faro (ANFARO).

A mesma fonte não confirmou, porém, se esta iniciativa na baixa farense contemplará outras actividades que por norma, nos outros anos, combinavam com a transmissão dos jogos, como concertos e animação de rua.

De resto, ao que o Região Sul apurou, a capital algarvia será mesmo a única cidade a dar continuidade à «tradição». Por um lado, a contenção de custos; e por outro, não fazer concorrência aos empresários são as principais razões que levam as restantes autarquias a não organizar os estádios virtuais que tanto animaram as cidades nas anteriores provas do desporto rei em 2004, 2006 e 2008.

Sendo certo que dois do três horários dos jogos também não ajudam, agendados para as 12:30 e 15:00 horas (terceiro horário: 19:00 horas), este não é um argumento, nem tão pouco a alegada falta entusiasmo em torno da Selecção Nacional, o que levou ao fim destas festas em comunidade nas cidades do Algarve. A palavra certa, há já uns anos que faz parte do dia-a-dia dos portugueses: crise.

Albufeira nunca organizou espaços públicos com este objectivo e este ano não foge à regra. O edil, Desidério Silva, explica que sempre entendeu que não deveria ocupar o lugar dos empresários nestas circunstâncias.“É sempre uma altura em que as pessoas se juntam nos cafés, bares e restaurantes para vibrarem em conjunto, e eu penso que a Câmara não deve tomar o lugar dos empresários”, considerou Desidério Silva, em declarações ao Região Sul.

Portimão tem vindo a organizar, quer no Europeu de 2004, como no Mundial de 2006 e no Europeu de 2008. Mas este ano não o vai fazer. Fonte da Câmara Municipal justificou que decidiu não organizar por duas razões essenciais, uma “por contenção de despesas”, e outra, também por “questões relacionadas com concorrência aos empresários”.

Nos concelhos de Loulé, Olhão, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António houve lugar à montagem dos estádios virtuais no passado, mas as referidas Câmaras já confirmaram que este ano vão deixar a festa para os empresários nas baixas das cidades.

O Mundial de futebol da África do Sul começa sexta-feira, 11 de Junho, às 15:00 horas portuguesas, com a Selecção anfitriã a defrontar o México. Portugal entra em campo dia 15 de Junho, contra a Costa do Marfim, jogo agendado também para as 15:00 horas.

In Região-Sul


Para quem dizia que este executivo iria primar pela suspensão dos eventos em Faro, talvez esta seja uma bofetada de luva branca... Enquanto outros Concelhos algarvios preferem não apostar na transmissão de jogos do Mundial ao ar livre, a CMF conseguiu uma plataforma a contento de todos, e pelo que se lê no artigo, sem custos para o Municipio farense... Bem sabemos que horário de muitos dos jogos não será favorável à exposição desejada, mas por certo não fazer nada seria pior, e se esta aposta é de "risco zero" para a edilidade só tenho que aplaudir a medida... Não vou é estar lá como no passado, pois pelo que vi e ouvi hoje, ficarei surdo com o barulho das vuvuzelas... Poupem-nos...

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Excelente aposta na continuidade de um evento que traz muita animação, e vida à Baixa de Faro.

O Ambiente será mais uma vez incrivel, mesmo que o horario não ajude.
È quase, quase, como ver o Farense ao vivo...

Eu estarei lá!

SamM disse...

será parecido...

o momento mais extasiante que passei naquele jardim foi o golo do Postiga nos minutos finais do Portugal 1-1 Inglaterra dos quartos de final do Euro 2004...

Mas o Farense é o Farense!!

Unknown disse...

nem mais Sam!
e o Ricardo a defender sem luvas tambem foi bonitinho....

mas, sim, o Farense é o Farense!

João disse...

Olha que não é só em Faro...

http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=42642&tnid=4

SamM disse...

Decisões de última hora, caro João...