Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Novo transporte para a praia de Faro custa 1 euro por pessoa


Um comboio turístico com capacidade para 50 passageiros e bilhetes a 1 euro por pessoa, só ida, ou 1,5 euros ida e volta, vai ligar o estacionamento "provisório" a norte do aeroporto, à praia de Faro.


Segundo afirmou ao Observatório do Algarve fonte do gabinete da presidência da Câmara Municipal de Faro, prevê-se que no final da semana comece a circular o comboio que ligará o estacionamento à praia.

Este transporte que permitirá deixar o carro no estacionmento exterior aguarda a instalação de uma rotunda – também ela provisória – e de um semáforo que servirá para regular o trânsito na recta que antecede a ponte de acesso à ilha.

“Quando o comboio estiver a fazer o trajecto, o semáforo fica vermelho para os automóveis, para permitir que a circulação do comboio se faça com toda a rapidez possível”, salienta a fonte da autarquia.

O circuito demora cerca de 20 minutos, entre serviços, dado que existe apenas um veículo disponível que funcionará em regime de vai-vém. O comboio funcionará todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00.

Parque definitivo à espera do Polis Ria Formosa

De acordo com a mesma fonte, o parque de estacionamento na zona norte do Aeroporto, com capacidade entre 300 a quinhentos automóveis "é provisório”, já que a construção definitiva virá com a intervenção do programa Polis, prevista para 2011, com 900 lugares gratuitos.

A circulação automóvel de e para a ilha não será, para já, restringida, porém a autarquia acredita que a disciplina do estacionamento fora da ilha, aliada à pouca oferta de estacionamento existente, fará com que as pessoas acabem por equacionar a utilização do comboio, mesmo que o transporte seja sujeito a pagamento.

“Há muita gente que faz o percurso a pé e sem segurança, assim passam a ter uma alternativa ao percurso a pé”, alega fonte do executivo camarário liderado por Macário Correia.

Recorde-se que o Programa Polis Litoral Ria Formosa prevê no plano de requalificação da praia de Faro, quanto a acessibilidades, um parque de estacionamento exterior, a construção de uma ponte para trânsito pedonal e ciclovia e o reforço estrutural da actual ponte.

In Observatório do Algarve


Obviamente que se trata de uma boa ideia, mas só posso entender o débito de 1,5 euros por cada "vaivem", se o trem atravessar de uma ponta a outra a Ilha de Faro. Ainda assim acho o preço exagerado e pergunto-me se serão 150 pessoas por hora que num dia de pleno Verão aliviarão o trânsito no acesso à praia.

2 comentários:

Anónimo disse...

De uma ponta à outra da ilha e impossível. Com a balburdia de carros o comboio nem circula. Se for até à colónia balnear já não é mau mas se for apenas para ir até ao parque de entrada mais vale ir a pé...

Anónimo disse...

E já agora comecem a pensar em reparar o passadiço. Há tábuas partidas e os pregos já estão à vista.