Powered By Blogger

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Da possível goleada a um final frenético e emotivo >>> Farense 2-1 Salgados

Tarde em grande para os Leões de Faro, que ao baterem hoje os Salgados no Estádio Algarve por 2-1, recuperaram a desvantagem pontual perdida na semana passada para o líder Lusitano, que foi surpreendentemente derrotado em casa pelo aflito Guia por 0-1. Por incrível que pareça foi preciso Carlos Costa abandonar o comando do Farense para o Lusitano perder uma partida, algo que não inédito na presente temporada, mas que à muito era ansiado pelas hostes farenses na perseguição que durava à semanas.
Na re-estreia de Jorge Portela no leme da nau Farense o jogo iniciou-se sob um clima pouco agradável para a prática do futebol, devido ao vento moderado que se sentia no Estádio Algarve. A bola era invariavelmente jogada pelo ar, e aos repelões, num futebol esteticamente feio. Embora o Farense tivesse o domínio da posse de bola e também do território ocupado, poucas eram as jogadas com princípio, meio e fim criadas pelos Leões de Faro. Na verdade, a equipa pareceu-nos nesta primeira parte, pouco ligada entre os seus sectores e apenas a garra e qualidade de Brasa, disfarçava a pouca clarividência do jogo Farense. Seria contudo o Farense a chegar ao golo logo ao quarto de hora, por Edinho, que viria a repetir a proeza vinte minutos mais tarde. Nessa altura já o Salgados haviam substituído dois dos seus jogadores, por inferioridade física, condicionando as suas opções para o resto da partida. O Salgados embora tenha aguentado razoavelmente bem fisicamente toda a partida, pouco assumiu o jogo mesmo quando já perdia por 2-0. Na segunda parte o Farense entraria um pouco melhor no jogo e sob olhar atento de Carlos Costa, que na bancada, observava o encontro, teria algumas ocasiões para decidir a partida, inclusivamente com uma bola na trave à passagem da hora de jogo, mas viria a “sofrer” para obter a vitória pois os Salgados, num contra ataque rápido deixariam a incerteza no marcador até final da partida, ao apontar um golo pelo ex-Farense Adelmiro. A partir desse momento o jogo ganharia finalmente uma outra vivacidade e assistimos a um festival de perdidas incríveis e excelentes defesas dos guardiões alimentando a ilusão do empate para os Salgados até final da partida. Embora com um maior numero de perdidas pelo Farense, nomeadamente Rui Loja por 3 vezes, e de Bruno e Edinho, o Salgados teve duas ou três jogadas de golo iminente em que Costa, acabaria por salvar a equipa de Faro e permitir que a mesma se junte ao Lusitano no cimo da tabela, num resultado que é tão justo como lisonjeiro para a equipa dos Salgados, pois podiam ter saído goleados do Estádio Algarve.
Nota final para a tarja exibida durante toda a partida pelos South Side Boys, numa homenagem mais que merecida a Carlos Costa, dizendo “Carlos Costa, Camisa 20 será Eterna Paixão”
Arbitragem com pouca personalidade mas sem interferência no resultado.

Ficha de Jogo: Estádio Algarve (Parque das Cidades)
15 horas, 09/02/2008
Assistência: 1100 espectadores
Farense 2-1 Salgados

(15mn, por Edinho, de cabeça na sequência de um cabeceamento da direita junto à linha de fundo)
(36mn, por Edinho, na sequencia de um cruzamento de Bruno para a área onde Edinho marca facilmente no coração da mesma)
(73mn, por Adelmiro, na sequência de um contra ataque onde aparecem três homens do Salgados para um defesa Farense, Adelmira isolado, perante Costa, conclui facilmente)

Farense: Costa; Amilcar, Né, Wilson(Arlindo 78mn), Caras; Barão, Ricardo, Túlio(Rui Loja 69mn), Brasa (Roque 90mn); Edinho, Bruno. Treinador: Jorge Portela

Sem comentários: