Powered By Blogger

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Desaparecidos: Farense, mais espectadores que muitos jogos da Liga

Para muitos clubes das aldeias e lugares do Algarve, há meia dúzia de anos nem por sonhos imaginariam defrontar o Farense, sobretudo no Estádio Algarve. Por isso, sempre que o Farense joga como visitante, os campos enchem-se de espectadores e alegria, com muitos adeptos locais divididos no apoio. A história do clube da capital algarvia ainda tem um grande peso, argumenta Carlos Costa.
«É um prazer enorme visitar essas terras e receber esses clubes no Estádio do Algarve. Por outro lado há o óbice da motivação que essas equipas ganham por jogarem connosco. Tentamos não entrar com sobranceria, porque sabemos que já estivemos muito alto e que agora estamos ao mesmo nível. É assim que falo aos meus jogadores. Temos de nos lembrar disso. Sabemos o que queremos, para onde ir porque já lá estivemos e porque sabemos o que custou de lá sair. Reconhecemos que não vai ser fácil, mas contamos com o apoio de todos», apela o treinador do Farense.
O peso do nome é enorme. O Farense tem a capacidade de dividir os apoiantes das equipas rivais. Por culpa de um passado rico e por ter sido, a certa altura, a bandeira de uma região: «Nesses jogos encontramos situações engraçadas, com os adeptos dos nossos adversários. Eles querem que a equipa deles ganhe, mas no fundo também sentimos que muitos deles noutras alturas já foram do Farense e que até acabam por nos dar os parabéns quando ganhamos. Sabem que a nossa realidade e objectivos são um pouco diferentes dos deles, e que talvez também beneficiassem com o Farense na Liga.»
O facto de ter descido aos distritais não provocou um êxodo assinalável no apoio à equipa. Apesar de estar nas profundezas do futebol português, o clube da capital do Algarve continua a mover multidões. «Onde jogue o Farense, é sinónimo de campo cheio. E com assistências que fazem corar de inveja alguns clubes da Liga. Falou-se muito do jogo com a Safol [cerca de dois mil espectadores], mas a questão é que quem tem acompanhado o Farense tem constatado que em todos os jogos temos mais espectadores que em muitos jogos da Liga. Faro sempre foi uma cidade que gosta de futebol, e com os nossos resultados e exibições, contribuímos para que venha mais gente, dando alegrias aos adeptos, que têm sido incansáveis», reconhece.

In www.maisfutebol.iol.pt

Continua...

Sem comentários: