sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Pode não ser só utopia...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Farense ultrapassa Ferreiras com golos vindos do banco...


Estádio da Nora (Ferreiras)
Assistência: 200 espectadores
20 horas, 28/01/2009
Árbitro: Ivo Santos
FERREIRAS 1-3 FARENSE
(66mn, por Ricardo Martins, num remate rasteiro e colocado no interior da área, ao qual Costa ainda tocou com as luvas mas não evitou o golo da equipa da casa)
(79mn, por Della Pasqua, na sequência dum cruzamento da direita do ataque farense, a bola é rematada por um jogador farense e pinga para Della Pasqua que na boca do golo, repõe a vantagem do Farense no marcador)
(88mn, por Rui Graça, na sequência dum canto cobrado por Justo da direita, Rui Graça marca num pontapé acrobático)
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
No Rio Seco (Faro) afinal há água em demasia...
.jpg)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009
domingo, 25 de janeiro de 2009
Farense afunda-se em Évora e diz "adeus" à subida
A primeira parte começou da melhor forma para os algarvios que entrando forte, dispuseram logo de duas ocasiões para marcar, aproveitando uma delas pa

Estádio Sanches Miranda (Évora)
Assistência: 200 espectadores
15 horas, 25/01/2009
Árbitro: Aurélio Afonso (Lisboa)
JUV. ÉVORA 3-1 FARENSE
(4 mn, por Norberto, numa jogada de Caniggia, a bola chega a Norberto e este marca o tento inaugural)
Farense: Gonçalo; Cannigia, Rui Graça, Carlos Neves, Wilson; André Calado (Hernâni 59mn), Luís Afonso, Barão, Norberto, Pintassilgo (Tony, 70mn), Della Pasqua(Bruno 46mn). Treinador: António Barão
sábado, 24 de janeiro de 2009
Serviços mínimos chegam para vencer Sp. Pombal por 2-0
FARENSE 2-0 SP. POMBAL
+(2).jpg)
.jpg)
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Sócrates metido em sarilhos...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Depois do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa...
- Alevantar - O acto de levantar mas com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
- Amandar - O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem longe'
- Aspergic -Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
- Assentar - O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.
- Capom -Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
- Destrocar -Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
- Disvorciada - Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
- É assim... - Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.
- Entropeçar - Tropeçar duas vezes seguidas.
- Êros - Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
- Falastes, dissestes... - Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, elefalou, TU FALASTES..
- Fracturação - O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.
- Há-des - Verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: 'Eu hei-de cá vir um dia; tu há-des cá vir um dia...'
- Inclusiver - Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante "Inclusivel".
- Mô - A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?
- Nha -Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma poupança extraordinária.
- Númaro - Também com a vertente "númbaro". Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!
- Parteleira - Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.
- Perssunal - O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.:'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.
- Pitaxio - Aperitivo da classe do 'mindoím'.
- Prontus- Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um'prontus'! Fica sempre bem.
- Quaise - Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais... Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.
- Stander - Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' deautomóveis.O "stander" é um dos grandes clássicos do "português da cromagem"...
- Tipo - Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?
- Treuze - Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.
Se tiverem mais algumas sugestões não exitem...
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Estádio Algarve não quer ficar de fora do Mundial’2018

In Região-Sul
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Diz que já neva na Fóia

Cortesia Foto: Barlavento Online, por João Tiago
Estará Faro no século XXI?

.jpg)
(Actualizado, 21.51 de 21/01/2008) - Recebemos um comentário que nos alerta para o facto deste atalho estar em terreno clandestino, e por isso a CMF não ter intervenção directa na manutenção ou constução sobre o mesmo. Contudo, acreditamos que é do interesse público o desenbaraçamento desta situação que nada prestigia a cidade e lamentamos o facto desta não estar resolvida, pois justifca de facto a intervenção a bem de todos os Municipes. Assim haja vontade.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009
Na Terceira Divisão Nacional, dos representantes algarvios apenas o Louletano triunfou e logo na casa do ex-líder Cova da Piedade que assim se viu ultrapassado pelos homens de Loulé graças a um golo de Pintinho. Quanto ao resto, só empates e derrotas, com destaque para o Silves que parece estar com o destino traçado para os Distritais, após mais uma derrota, desta feita caseira e diante um rival directo, o Castrense... Também o Campinense continua sem vencer em casa, apesar do empate diante do Atlético de Reguengos não ser muito negativo, mas face à classificação foi mais um passo atrás no sentido da recuperação que Ivo Soares quer promover à equipa. Também o Quarteirense não regressou às vitórias e empatou em casa 1-1 diante dos Pescadores Costa Caparica, o que agudiza a crise dos comandados de Luis Resende, que nos últimos 15 jogos só venceram por uma vez... Nota final para o Messinense, que também não está em bons lençóis, tendo sido derrotado por 2-0 no Lavradio diante do Fabril. Se olharmos para a classificação, nuvens muito negras ameaçam o futebol algarvio que neste momento deixa quatro das suas seis equipas nos últimos quatros lugares da tabela, sendo um muito mau pronuncio para a representação algarvia nos Nacionais da próxima época.
Na Segunda Divisão B, cada vez mais se vão afastando os percursos das duas equipas algarvias. Dum lado, o pujante Lagoa, que apesar das dificuldades, mantêm-se firme nos primeiros postos da tabela, e nesta jornada trouxe de Aljustrel uma meritória vitória por 1-2, ascendendo assim ao segundo lugar da tabela, enquanto que o Beira Mar se vai afundando na tabela, nesta época de estreia na Segunda B. Já não vence à três jogos e o competitivo campeonato dita assim que os comandados de Rui Caldeira estejam já penúltima posição, após derrota por 3-0 em Moscavide.
Nota final para o Olhanense, que encerrou na tarde ontem a sua caminhada na Carlsberg Cup, terminando o seu grupo só com derrotas, o que acaba por ser a natural sina do único representante da Liga Vitalis diante de adversários de outra dimensão. Depois de derrotados na Luz por 4-1, tendo ainda assim rubricado uma exibição muito honrosa, não puderam ontem repetir a postura e saíram vergados a uma derrota esclarecedora por 3-0 no Minho, diante do Vitória de Guimarães treinado pelo olhanense Manuel Cajuda.
Ao que a Crise obriga...

Na Praia da Rocha, em Portimão, o bar Moonlight, na Avenida Tomás Cabreira, garante, de forma sucinta, que vai festejar a despedida “desse senhor”.
De forma mais original, no Patacão, arredores de Faro, a empresa de sistemas de rega Aquamatic promete “lançamento de sapatos” com direito a “brindes” na compra de “três rolos drip-line”.
“Quem comprar, terá direito a lançar o sapato”, assegurou ao Observatório do Algarve Vítor Galego, funcionário da empresa. O alvo, explica, será o “empregado de balcão”.
“Alguns clientes estão entusiasmados e já nos disseram que vão trazer sapatos mais leves para afinar a pontaria”.
Vítor Galego espera que a iniciativa possa ajudar nas vendas até porque o negócio está em crise.
“Ouvimos falar no site e resolvemos associar-nos à ideia. Temos informação na entrada da loja e os brindes prontos para oferecer. Vamos esperar que ajude nas vendas. Por outro lado, a governação dele [George Bush] foi muito má. Vamos ter esperança em Obama”, sugere .
Em Loulé, Miguel Brito também promete celebrar.
“Espero, como a maioria da população mundial, que o novo inquilino da Casa Branca tenha a arte de se desviar dos sapatos, a paciência de esperar pelo momento certo, a coerência entre acção e discurso e sobretudo, a vontade de fazer tudo isto”, explicou ao Observatório do Algarve.
(...) In Observatório do Algarve
domingo, 18 de janeiro de 2009
Maldição regressa ao Estádio Algarve... Barreirense sorriu no fim
O Farense quebrou na tarde de hoje uma boa sequência de quatro jogos sem perder no qual averbou 10 pontos. Apesar de se ter afastado dos lugares cimeiros acabou por manter a sexta posição, mas esta está agora mais a ameaçada, isto na véspera da difícil e aguardada deslocação a Évora do próximo domingo. A derrota penalizou o Farense, não só pela oportunidade perdida de subir na tabela mas porque com uma assistência superior à dos últimos jogos, o Farense perdeu uma ocasião de se reconciliar definitivamente com o seu público, que no inicio da época vinha em grande número ao Estádio Algarve, mas gradualmente se foi afastando devido às más exibições e resultados da equipa.
Sob umas nuvens ameaçadoras, mas que não passaram disso mesmo, durante o tempo de jogo, o Farense até iniciou a partida de forma aceitável, pois apesar do relativo equilíbrio foi de facto a equipa com maior vontade e ensaiou nos primeiros minutos algumas jogadas mais incisivas, sem contudo criar chances reais de golo. O Barreirense acabaria por equilibrar definitivamente partida e assistiu-se a um jogo algo morno, mastigado a meio campo, onde as defesas se iam superiorizando aos atacantes contrários. Seria nessa altura que surgiria o golo do Farense, perto da meia hora de jogo, marcado por Norberto que desfazia assim uma igualdade que até ao momento era justa. Após o golo, a dinâmica do jogo não mudou muito, com um Farense assentar o seu esquema num 4x1x4x1, que poucos frutos dava... Seria do Barreirense a mais clamorosa ocasião até ao intervalo com um seu jogador a aparecer solto na área, após cruzamento atrasado da direita, e a chutar mal a bola, quando tinha tudo para empatar a partida. Terminava assim a primeira parte, com o resultado de 1-0, premiando um Farense mais eficaz, perante um adversário que não estava ser inferior em grande parte do primeiro tempo.
No segundo tempo, o cariz do jogo não mudou muito, mas António Barão, mesmo a vencer, e não satisfeito com a produtividade atacante da equipa, trocava o defesa Wilson por Bruno, no sentido de acompanhar mais Della

Camp. Nac. 3ª Divisão, SérieF, 17ª Jornada
Estádio Algarve (Parque das Cidades)
Assistência: 600 espectadores
15 horas, 18/01/2009
Árbitro: Mário Belmonte (Évora)
FARENSE 1-2 BARREIRENSE
(29 mn, por Norberto, que aparece desmarcado no coração da área e encosta facilmente para a baliza defendida por Valter, após um cruzamento longo da direita de Barão)
(64 mn, por João Filipe, na cobrança dum livre directo que se anichou nas redes defendidas por Costa)
(91 mn, por Mauro, livre directo marcado por João Filipe na meia direita do seu ataque, ao qual Costa tenta agarrar, mas não o conseguindo, deixa a bola à mercê de Mauro que facilmente fez o golo forasteiro)
sábado, 17 de janeiro de 2009
Condutor de camião furtado espalha terror em Lagos, mata uma mulher e fere seis

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Faro: empréstimos geram acusações

As duas faces de Ronaldo...
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Pina treina-se em Faro
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Xutos e Pontapés - 30 anos de sucessos

Farense visita Ferreiras para a Taça do Algarve
.jpg)
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009
Um algarvio na Casa Branca...

domingo, 11 de janeiro de 2009
Farense traz ponto de Reguengos e aumenta vantagem para o sétimo classificado
.jpg)
Campo Virgilio Durão (Reguengos de Monsaraz)
Assistência: 350 espectadores
15 horas, 11/01/2009
Árbitro: Paulo Roberto Jorge (Setúbal)
ATLÉTICO REGUENGOS 2-2 FARENSE
(46 mn, por Della Pasqua, na cobrança duma grande penalidade a castigar uma (suposta) falta cometida sobre Bruno junto à linha de fundo)
sábado, 10 de janeiro de 2009
Vitória sobre canarinhos deixa Farense mais seguro na tabela
FARENSE 3-2 ESTORIL
Depois da derrota na semana passada em Loulé, o Farense deu hoje um passo seguro na tabela, subindo um degrau e posicionando-se agora com quatro pontos à maior sobre a primeira equipa abaixo da linha de água. A vitória por 3-2 de hoje, apesar de sofrida, premiou os comandados de Miguel Serôdio, que entrando mal na partida, conseguiram ser eficazes na primeira parte, tendo depois sofrido muito na segunda parte para segurar a vitória trazida da primeira parte, que ao intervalo se cifrava nuns explícitos 3-0.
O jogo iniciava-se no relvado do São Luís, agora um pouco melhor tendo em conta os últimos jogos que presenciámos, com os primeiros minutos a serem equilibrados embora o Estoril estivesse um pouco mais afoito, mas a equipa algarvia viria a atravessar um mau período entre os dez e trinta minutos, onde a equipa da Linha podia mesmo ter inaugurado marcador, tendo disposto de três boas ocasiões, uma delas com a bola ser defendida pelo guarda redes Bruno, rechaçando no poste direito da baliza sul. Temeu-se o golo estorilista mas seria o Farense a chegar ao golo, passados trinta minutos e contra a corrente do jogo. Num livre conquistado na direita do ataque algarvio, ainda longe da baliza, pareceu-nos Álvaro o marcador a cobrar e a bola passando por um mollho de jogadores que a tentava interceptar, anichou-se directamente na baliza do Estoril para gáudio dos adeptos farenses no estádio. O Farense soltou-se mais e passados sete minutos marcaria o 2-0 numa grande jogada de combinação entre Álvaro e Ricardo pela esquerda, culminada com o golo de Álvaro, que fez uso da sua velocidade, técnica e inteligência para aperecer solto na área, fazendo o 2-0 com muita classe perante o guardião contrário. O resultado era injusto para os forasteiros mas seria outra vez o Farense a marcar por Piçarra, após boa jogada de André pela direita. Tudo isto em doze minutos, que acabariam por marcar definitivamente a partida e deixar os rapazes do Estoril praticamente condenados.
Na segunda parte o Farense entrava bem no jogo e ia tentando gerir o resultado tranquilo que trazia da primeira parte até que entrou em cena no jogo o árbitro da partida... Não se pode dizer que o primeiro golo do Estoril tenha tido o dedo desse "senhor", mas percebeu-se que a partir do 3-1, as decisões do juiz da partida foram muito infelizes, demonstrando uma dualidade de critérios e irritando os adeptos e técnicos algarvios, com Miguel Serôdio a ser vítima disso, sendo expulso do banco quase no fim da partida. Com o golo, os canarinhos motivaram-se e empurram o Farense para o seu meio campo, chegando ao golo da diferença mínima aos 70 minutos após um livre muito duvidoso sancionado pelo árbitro. Até ao fim da partida foi uma pilha de nervos para os presentes, embora a partir dos 75 minutos os Leões de Faro tenham apaziguado partida, diminuindo o ritmo de jogo na expectativa de levar a água ao seu moinho, o que acabou por acontecer mas com muito sofrimento.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Faro: doentes “gelam” na Ortopedia

“Ainda liguei para a minha mulher para lhe pedir umas mantas, porque isto estava um gelo e a miúda estava de facto com muito frio”, acrescenta.
É que, segundo o Instituto de Meteorologia, a temperatura mínima prevista para hoje era de 3 graus, e a máxima de 10. Para amanhã, prevê-se ainda uma ligeira descida da temperatura.
Só no dia de hoje, mais de uma dezena de pessoas encontravam-se no exterior do edifício do Hospital Central de Faro, onde se encontra montada uma enorme tenda amarela, para tentar proteger os utentes da chuva e do vento.
Quanto ao frio, há apenas dois aquecedores a gás, em forma de cogumelo, mas até esses se foram abaixo, no que é até agora o dia mais frio do ano.
“Fui chamado às 09h30 e só saí às 11h00, e a essa hora os aquecedores ainda estavam desligados. Queixei-me ao funcionário e ele disse que se eu queria protestar que falasse com a direcção do Hospital”.
Em função disso, José exigiu o livro de reclamações e pelo menos uma outra pessoa acabou por exercer o mesmo direito.
“Isto é uma situação que se arrasta para aí há um ano e meio”, garante Eduardo Rocheta, outro dos utentes à espera de consulta. “Só hoje já houve duas pessoas a pedir o livro de reclamações por causa das más condições de espera”.
Caso caricato, é que houve até mesmo um utente que estacionou debaixo da tenda, num lugar de acesso exclusivo às ambulâncias, para que a mulher que tem doenças dos ossos, pudesse ficar à espera sem ser ao relento.
O gás nos aquecedores – que funcionam com botijas pequenas - já foi, entretanto, restabelecido, ainda que os mesmos se encontrem praticamente juntos e não consigam abranger toda a área da espera.
O Observatório do Algarve solicitou esclarecimentos à administração do Hospital, que ainda não respondeu.
Ao menino e ao borracho...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Terceira Divisão Nacional pode acabar daqui a dois anos
.jpg)