sexta-feira, 1 de abril de 2011

Farense celebra 101.º aniversário


O Sporting Clube Farense comemora nesta sexta-feira o seu 101.º aniversário, depois de no ano do centenário ter conseguido “apagar” cerca de quatro milhões de euros do seu passivo, enquanto em termos desportivos conseguiu uma subida de divisão. “Foi um ano muito importante para o clube, em que comemorámos o centenário e mostrámos a sua vitalidade, conseguindo a subida à II Divisão, e em termos extra desportivos, melhorámos as contas do clube”, resume, em declarações à agência Lusa, o presidente do clube de Faro, António Barão.


No plano económico, o trabalho da direcção do emblema, que contratou um advogado especialista em questões fiscais, levou a que o passivo pudesse ter sido reduzido em cerca de quatro milhões de euros, devido a prescrições de dívidas ao fisco e à Segurança Social. “O nosso advogado consultou os documentos e, com um trabalho profundo e empenhado, conseguiu descortinar cerca de quatro milhões de euros de dívidas ao fisco e à Segurança Social já prescritas. Esta pesquisa continua e vamos diminuir mais um pouco o passivo”, frisa António Barão. Quanto à venda do Estádio de São Luís, um processo com vários anos que ainda não teve solução, o presidente do Farense explicou que continua “em ‘stand-by’, à espera que a crise financeira passe e apareça a melhor proposta”.


A equipa de futebol, principal bandeira do clube, alcançou mais um patamar desportivo, subindo à II Divisão num encontro caseiro com o Cova da Piedade (1-0) em que colocou no Estádio de São Luís mais de oito mil espectadores. “Neste momento, estamos no 12.º lugar da zona sul e tentamos fugir à descida. Acreditamos que o vamos conseguir, até pela clara melhoria da equipa desde que chegou o novo treinador, João de Deus”, assinala o presidente do Farense.


As comemorações do 101.º aniversário do emblema algarvio arrancam com a cerimónia do hastear da bandeira, em frente ao edifício sede, e prolongam-se domingo, com entrada livre no jogo Farense-Carregado e um desfile de todos os atletas do clube antes da partida.


Fundado a 1 de Abril de 1910, o Farense alcançou o maior período de glória nos anos 90 do século passado - finalista vencido da Taça de Portugal em 1990 e presença na Taça UEFA, em 1995-96 -, antes de suspender o futebol e recomeçar dos distritais, em 2006.


Sem comentários: