Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Semana Académica 2008 >> Evento não superou expectativas

Ponto alto foi a noite de Xutos & Pontapés

A 23ª edição da Semana Académica do Algarve, realizada no Campo de Futebol Municipal do Complexo Desportivo da Penha, em Faro, entre 28 de Abril e 5 de Maio, “não superou as expectativas”, segundo fonte da Associação Académica da Universidade do Algarve. Nos 10 dias foram registadas 53 500 entradas. “Na totalidade da semana foi uma semana média, não tivemos nem muita nem pouca gente. Durante toda a semana esteve mais ou menos o mesmo número de pessoas, as noites nunca variaram muito. Só no fim-de-semana é que disparou tanto no primeiro sábado como no segundo” revelou ao Região Sul a mesma fonte. Foi no último dia, com as actuações de Xutos & Pontapés e o DJ Pete Tha Zouk a fazer as honras de despedida, que o recinto encheu mais (10 mil pessoas), sendo que a noite em que actuou Fafá de Belém foi a que teve menor número de entradas (4200).

19 Indivíduos detidos durante os 10 dias
Ao todo, durante os 10 dias da Semana Académica do Algarve, a PSP de Faro deteve 19 indivíduos. 15 foram interceptados por condução sob a influência de álcool, um por injúrias e tentativa de agressão a um agente de autoridade e três por roubo de 14 telemóveis de diferentes marcas, uma máquina de filmar digital, cerca de 50 euros em dinheiro e várias carteiras vazias. A polícia levantou um total de 40 autos por infracções ao Código da Estrada e legislação complementar e ainda 50 autos de ocorrência por consumo de estupefaciente, tendo apreendido cerca de 380 doses de haxixe e seis de cocaína. O evento contou com cerca de 600 elementos policiais das diferentes valências do Comando Distrital de Polícia de Faro.

Sem conhecer o que levou a A.A.UALG., a apostar num cartaz (a meu ver)pouco atractivo, a resposta aos que acreditavam no sucesso global do cartaz foi dada na contabilização final de entradas no recinto. Só quem não queria ver, é que acreditou que um cartaz pobre a nível de bandas de rock/pop nacional ou mesmo dum grande nome internacional do mesmo género musical, poderia ter afluências mais elevadas do que as que registou. A maior derrota foi mesmo na noite de Fáfá de Belém, artista brasileira categorizada, mas que pouco têm haver com o "circo" duma Queima das Fitas. O "cachet" pago não deve ter sido barato, e nem mesmo uma sexta feira à noite trouxe mais público ao recinto, o que é um sinal claro de que a aposta saiu furada. Que saudades de nomes como James, Him, Guano Apes, Reammon na Semana Académica... A composição do cartaz foi a meu ver infeliz, porque mesmo na ausência de grandes nomes internacionais, deveria-se ter focalizado então a aposta no panorama nacional em bandas de rock/pop que não tenham muitas incursões pelo Algarve... Mas, mesmo assim preferiu-se apostar em nomes que são repetições constantes de anos anteriores como Boss AC, Dealema, Tara Perdida... Desta feita, e face à conjuntura económica do país não me surpreende esta mediana afluência... Esperamos que em 2009 tudo seja melhor. Até para o ano!

5 comentários:

JoaoC disse...

Concordo plenamente contigo SamM, que saudades. Infelizmente parece que há bandas que já tem lugar cativo na semana academica do algarve, e infelizmente são bandas sem qualquer projecção sequer nacional.

SamM disse...

Não me choca que os Xutos e Pontapés estejam todos os anos, mas trata-se apenas e só da melhor banda nacional, com uma forte tradição entre os estudantes algarvios, mas no resto devia-se inovar... E pergunto eu, se se faz uma noite de musica africana e outra "pimba" porquê que não há uma de Fado?? Ou mesmo com Sara Tavares ou Jacinta (exemplos)? Depois há bandas novas de rock como Mundo Cão, Bala que nunca vieram cá... Há tanto por onde escolher e escolhe-se quese sempre o mesmo... Porquê?

G. Viana disse...

uma vergonha este cartaz.. e mais vergonha ainda foi anunciarem com grande "festa" a subida do futsal da AAUalg a 2º nacional, e esquecerem-se do Farense.... lolol.. nem do clube da terra se lembram..

SamM disse...

Por instantes até pensei que fossem chamar alguem da equipa, mas depois voltei à "triste realidade" e vi que aqueles moços iriam apenas dar destaque à sua equipa de futsal... Enfim...

Anónimo disse...

Também não gostei.Nos ultimos anos a qualidade do cartaz tem vindo a baixar,mas este ano superou tudo.Apenas uma excepção,o palco RUA,pelo menos nos dias que assisti,mostrou-se com muito bom nivel.Espero que a associação para o ano não repita os erros deste.

Nuno