Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de maio de 2008

South Side Boys - A Verdadeira História (Parte 4)

Na época de 2001/2002 a claque torna-se uma associação, tendo como presidente o fundador Paulo Castilho. Num ano em que se assiste ao regresso do mítico Paco Fortes ao S. Luís, a equipa de futebol sénior do Farense desce de divisão após 10 anos na 1ª liga. Não devido à falta de apoio da Associação South Side, presente em cinco estádios: Bonfim, Luz, Paços de Ferreira, Portalegre e Vidal Pinheiro. Os Grupos aumentam com o aparecimento dos SS Olhão, liderados por um ultra criado na «La Curva» argentina, Nehuen ‘Argentino’. Com 9 anos de história, pela primeira vez os South Side apoiavam o seu clube na 2ª liga. Reagrupam-se velhos amigos, como a Emissora, Soldiers, Penha e Fuzeta; consolidam-se outros como Abuíssa, Porno e Budens, havendo espaço para o aparecimento do Grupo Sonoro e do grupo Nova Guarda. Aparecem os primeiros cachecóis em cetim. Com cerca de 100 elementos no activo os South Side apresentam-se em 9 estádios, totalizando 8236 Km de estrada durante a época. Destaca-se a invasão a Portimão, onde 130 ultras SS mostraram quem era verdadeiramente o orgulho do Algarve.

A direcção sofre alterações passando a ser presidida por Rui Roque, sendo vice-presidentes João Galrito e João Araújo. São criados formalmente os órgãos sociais da associação. O 9º aniversário dos South Side é celebrado com um concerto no pavilhão do clube, com um cartaz bem representativo do gosto musical ultra, onde tocaram e encantaram os Kontrattack, Mindlock e os Mata Ratos.

Contrariando todas as expectativas, os ânimos dos ultras de Faro não esmorecem, sendo um dos principais factores para tamanha demonstração de paixão, a revolta pela crescente degradação do clube e aproveitamento das chamadas "forças vivas da cidade" em proveito próprio. No final da temporada, o Farense apesar de garantir a permanência desce de divisão na secretaria, devido à má gestão por parte da SAD do clube. Mais um balde de água fria para os ultras SS.Dada a passividade do povo de Faro derivado às grandes mágoas existentes com os ainda dirigentes do clube, os South Side Boys adoptaram uma postura mais política dentro do clube, tornando-se na voz da revolta dos sócios. Marcando presença em todos os estádios do território continental e na Ponta do Sol, na Madeira, apresentaram-se na 2ªB mais coesos em todos os aspectos. Num Farense podre por dentro tentaram honrar a história gloriosa do clube, conscientes que eram a única salvação para o futuro. Iniciando o campeonato a apoiar uma equipa de futebol composta pelos juniores, os South Side reúnem 230 sócios, realizando uma invasão à terra vizinha de Olhão, deslocando-se de barco. Em casa apresentavam uma massa humana mais grandiosa que nas épocas anteriores, mas a verdadeira diferença residia na atitude na bancada, com um apoio incansável à equipa, destacando-se a independência dos resultados, negativos a maior parte das vezes. A gestão e funcionamento dos bares do S. Luís ficariam a cargo da associação SS, revelando o aparecimento de um novo grupo, impulsionado por Pedro Carrega, a Legião Boda, que trouxe consigo a experiência dos “Escutas” no que toca ao sentido de organização, aventura e mentalidade, o que prova que a qualidade dos grupos nada tem a ver com o seu número de elementos. Na mesma época surgem ainda os grupos Praia de Faro e Velha Guarda. Tanto apoio não impede nova descida de divisão, algo esperada pelos ultras que diariamente viviam a vida do seu clube.

Eis que na 3ª divisão repete-se o início do campeonato com a equipa a jogar com os juniores. Cada vez mais restringidos a nível geográfico, os South Side marcam presença em todos os estádios onde a sua equipa joga, 100% PRESENTES, após 11 anos de existência. Para celebrar a data convidaram os Peste & Sida a tocar no pavilhão do Farense, uma aposta que sairia furada, uma vez que, sendo Quinta-feira, à noite, e em plena semana académica da UAlg, o público não aderiu como o esperado, mergulhando a associação num buraco financeiro. Como sempre ao longo da sua existência, os ultras SS, comandados pelo seu presidente e mentor Rui Roque, aproveitariam a má sorte para amadurecerem. Para isso foi essencial a conquista de uma nova sede. Com localização privilegiada, torna-se rapidamente o ponto de encontro diário de todos os ultras, consolidando o grupo de uma forma inédita até à data. Iniciativas como O Grupo mais fiel originam uma rivalidade saudável entre os vários grupos, possibilitando presenças massivas, como a realizada ao Imortal de Albufeira, com mais de 100 elementos. O clube conseguia a permanência, mas a sua situação financeira continuava crítica, colocando em risco a sua inscrição na época seguinte. Nesta época a associação marca presença nos principais eventos realizados na cidade, com espaços SS (barraca 12) na concentração de motos, na semana académica e na semana da juventude. Tal só foi conseguido devido à pressão exercida pela associação SS. Dado o rumo que o clube seguia, várias foram as iniciativas de protesto e revolta lideradas pelos South Side, desde a manifestação no centro da cidade intitulada "Eu sou Farense" em alusão ao divórcio entre a cidade e clube, aglomerando mais de 400 pessoas, à invasão de campo interrompendo o jogo em protesto, envergando uma faixa que lançava a questão “Tens vergonha de ser Farense?”.No entanto, após 8 jogos realizados pelos juniores devido à impossibilidade de inscrever jogadores devido à divida acumulada na federação, o clube acaba com a participação da equipa de futebol na 3ª divisão. O ponto alto desta época foi a vitória conseguida na deslocação a Ferreiras, premiando os South Side pela sua fidelidade e os briosos juniores pelo seu esforço, jogando simultaneamente em 2 campeonatos, o seu e o dos seniores.

Sem futebol ao fim de semana, sem clube do coração sem apoiar, a associação vira-se para os seus, criando várias iniciativas que consolidam o grupo. Prepara-se uma lista para as eleições dos órgãos socais do clube, que nunca chegaria a avançar devido ao facto de a direcção não cumprir os prazos legais da realização da mesma, tornando-se ilegítima aos olhos da associação SS, facto que se manteria inalterado até aos dias de hoje.

A um passo dos 13 anos de existência, estamos vivendo uma experiência na distrital totalmente nova, mas dentro da visão que temos do que deve ser o futebol, somos contra o futebol moderno!!! O número de sócios SS ultrapassa os 100 elementos, e a adesão cresce de jogo para jogo, dado o protagonismo local e regional que a associação tem tido, quer nos jogos em casa, quer nos jogos fora, contribuindo para tal o facto de todas as deslocações se realizarem no Algarve, usufruindo pela 1ª vez das condições que os restantes grupos nacionais dispõem a nível geográfico.

O resto da história ainda está bem fresca em todos nós. Quem nós somos, quem são os SOUTH SIDE, e provavelmente ao leres isto muitas serão as recordações que passam pela memória deste passado recentíssimo. Dicas??: Torneios PES; torneios de sueca; paintball; jantares de grupos; jantar de Natal; deslocações a todo o lado, e sempre com mais de 40 elementos, inclusive internas, destacando o momento alto que aconteceu no 1º derby da cidade desde a década de 60, com a UAlg, onde estiveram presentes 150 ultras que apresentaram uma coreografia memorável, ilustrativa da nossa grandeza. Frente aos 11 Esperanças a cidade seria brindada com um comboio turístico fretado pelos South Side, para nos fazer transportar durante o rally tascas, iniciativa que teria origem frente à UAlg. Com a subida garantida neste momento, temos a oportunidade de celebrar o título de campeões, algo inédito na nossa história. Um brinde para todos os sócios SS, tanto para aqueles que o são desde o início, como principalmente para aqueles que desde que o são, nunca viram o SC Farense a jogar na 1ª liga.

Esta é a nossa história (1994-2008)

2 comentários:

Anónimo disse...

Os jovens apaixonados pelo seu clube,devem saber a instrumentalização que a coberto do grande Farense,estão a ser alvo.Basta ler,se dúvidas restassem o blogue fascisóide Faro Terra Portuguesa,assinado pelo sr.Rui Roque,responsável pela claque SS (nome bem apropriado).
Sócio do Farense

Anónimo disse...

Anonimo , tu és um gajo um bocado parvo nao és ?? Cada um tem as ideologias que quiser pessoalmente , mas na claque só existe uma ideologia o FARENSE, e voce parece-me ser BURRO e IDIOTA por duas razoes :
1º- O SS é obviamente abreviatura de SOUTH SIDE.

2º- Deve ter algum tipo de azia em relaçao a nós (South Side Boys), pois com esses comentários ESTUPIDOS e SEM FUNDAMENTOS vem para aqui tentar manchar a nossa imagem e criar polemica em relaçao a nós.