segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Num fim de semana que se adivinhava difícil para as hostes dos Leões de Faro, futebolisticamente falando, tais receios vieram a confirmar-se. Apesar de tudo, acabaram por ser os Seniores que jogavam na casa do líder e rival Louletano a minimizar as perdas, tendo empatado a duas bolasem Loulé, num resultado que soube a pouco, face ao que vimos e já pudemos escrever neste espaço. Aliás, o Farense conseguiu mesmo manter distância para o sétimo posto, agora ocupado pelo Barreirense, que persegue agora os Leões de Faro com três pontos de atraso. Os Juniores tinham uma dificílima deslocação à Academia de Alcochete e de lá saíram vergados a uma derrota por 3-0, que não envergonha os rapazes de Faro, além de que a vantagem leonina só seria consolidada nos últimos minutos da partida. Ainda assim, o Farense mantém a oitava posição, agora igualado pelo União de Leiria, recebendo no próximo sábado esta mesma equipa no S.Luís, num jogo que promete faísca. Já os Juvenis borraram a pintura neste fim de semana, numa altura em que haviam reconquistado a liderança, tendo sido derrotados em casa por 0-3 pelo Portimonense, caindo assim para o terceiro posto. Nos Iniciados tivemos finalmente uma vitória do Farense, pela margem mínima, batendo o Quarteirense por 1-0 e assim fugindo um pouco da zona perigosa da tabela. Notas finais, como habitualmente para os Infantis e Escolas... Nos Infantis o Farense somou uma dupla derrota em Portimão por 5-1 e 5-2 enquanto as Escolas bateram respectivamente Quarteirense e S.Luís por 6-0 e 6-1.

Voltemos à Terceira Divisão Nacional e o destaque desta jornada foi para o Campinense de Ivo Soares, que na visita a Messines bateu os locais por 0-2, redimindo-se da derrota da jornada passada e mostrando que está vivo na luta pela permanência. O Quarteirense voltou a não vencer em casa, e desta feita perante um adversário do seu campeonato, o Fabril, perdendo uma oportunidade de subir na tabela e de igualar o seu opositores. Nota final para o Silves que tinha uma complicada deslocação à Cova da Piedade, e com a vitória por 1-0 se isolou na frente da prova deixando o Silves cada vez mais desamparado na cauda da tabela.

Na Segunda Divisão B, as duas equipas algarvias, que tinham iniciado muito bem este campeonato, estão agora em lugares diametralmente opostos. É a diferença entre um projecto sólido (o do Lagoa) e o do Beira Mar, onde a turbulência interna é constante e assim vai prejudicando a campanha da equipa de futebol que agora se vai quedando pelo ultimo lugar com 21 pontos após uma derrota em Marvila diante do Oriental. Por sua vez, o Lagoa jogava com o Pinhalnovense a liderança da prova, numa partida carregada de muito interesse no Josino da Costa, pois Joaquim Mendes regressava pela porta grande a uma casa onde fez um belo trabalho. O 3-0 final para os lagoenses premeia o excelente desempenho de Luís Coelho e deixou os barlaventinos sozinhos na liderança do campeonato, facto invejável e absolutamente extraordinário nesta fase da época.

Por fim, falemos da Liga Vitalis, onde as duas equipas algarvias vão de mal a pior nas suas ultimas prestações, com destaque para o Olhanense que averbou a sua quinta derrota seguida, a terceira para o campeonato... Alegando terem sido prejudicados pelas arbitragens, o Olhanense parece evidenciar algumas fraquezas e nesta jornada teve a felicidade de manter a sua posição, beneficiando de derrotas alheias, não obstante a sua derrota caseira por 1-2 diante do Sporting da Covilhã. O Portimonense também não fez melhor, ontem sob o comando interino de Amílcar Delgado que hoje cedeu o lugar a Lito Vidigal sendo derrotado por 0-1 em casa diante do União de Leiria estando agora na antepenúltima posição.

Sem comentários: