
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Missão Cumprida

domingo, 1 de maio de 2011
Golo anulado ao Farense aos 94 minutos pode ter sido válido...

Imagem de João Xavier no Blog Marafado
sábado, 30 de abril de 2011
Morrer na praia: Depois do milagre, a realidade...

Estádio S. Luís (Faro)
Assistência: 2800 espectadores
16 horas, 29/04/2011
Árbitro: Jorge Maia (AF Santarém)
FARENSE 1-2 ATLÉTICO REGUENGOS
(29 mn, por Bruno Carvalho, na conversão de uma grande penalidade a castigar uma "mão na bola" de um defesa contrário na face posterior do lado esquerdo da grande área. Chamado à conversão, Bruno Carvalho iludiu Dani e enviou a bola por alto, para a sua direita)
(55mn, por Barry, na convesrão de uma grande penalidade, fruto de uma falta de Joshua no mesmo local da penalidade anterior)
(79mn, por Alberto, que partiu embalado da meia esquerda ultrapassando defesas algarvios, e posicionando-se no interior da área rematou rasteiro, sem hipóteses para Serrão)
Farense: Serrão; Caniggia, Mamadou, Tiago Sousa, Joshua; Bilro (Bruno, 85 mn), Luís Afonso, Barão (Adérito, 80mn); Justo, Bruno Carvalho e Zambujo. Treinador: João de Deus
Farense: Um gigante a acordar

Depois de bater no fundo, chegando a militar no escalão mais baixo dos campeonatos da AF Algarve, o Farense voltou esta época à 2.ª Divisão nacional e hoje contará com o apoio de cerca de 8 mil adeptos no fulcral jogo com o Atlético de Reguengos, em que basta um ponto para assegurar a permanência, tendo o clube solicitado controlo antidoping, dada a importância do embate.
“O Farense está mais sólido, com menos dívidas e em recuperação no plano desportivo”, assinala o presidente António Barão, de 52 anos. O passivo cifra-se agora em cerca de 4,9 milhões de euros, registando uma quebra para menos de metade “devido a um trabalho exaustivo do nosso fiscalista, traduzido na prescrição de muitos valores reclamados pelas Finanças e Segurança Social”.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Torneio do Guadiana muda-se para o Estádio Algarve

quarta-feira, 27 de abril de 2011
Solução para (parte) (d)a crise...

terça-feira, 26 de abril de 2011
Ria Formosa: Anfiteatro ao ar livre e percursos interpretativos no futuro Parque Ribeirinho de Faro

A empreitada, a cargo da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, abrange a área ribeirinha entre a Quinta do Progresso (junto ao Teatro Municipal de Faro) e o Montenegro, precisa o último boletim da sociedade, hoje divulgado.
Apesar de parte daquela área, próxima do teatro e do centro da cidade, ter sido alvo de alguns melhoramentos nos últimos anos, a zona encontra-se degradada e é utilizada por uma escassa minoria de cidadãos.
O projeto inclui a criação de várias praças, de um anfiteatro, de percursos interpretativos e de zonas de estadia, sendo o objetivo do Polis criar "uma área nobre para a população" dedicada ao lazer e à prática de exercício.
Em fase de anteprojeto está o Parque Ribeirinho de Olhão, que deverá ser integrado num espaço de utilização coletiva com capacidade para acolher iniciativas ao ar livre, como feiras e concertos, refere o Polis.
Já no Parque Ribeirinho do Ludo, também em fase de anteprojeto e partilhado pelos concelhos de Loulé e Faro, deverá nascer um observatório de animais e plantas, na orla da ribeira de S. Lourenço.
No concelho de Tavira o Polis prevê requalificar as margens do Arraial Ferreira Neto e Ilha de Tavira, sendo a primeira empreitada de caráter "minimalista", sublinha o Polis, e a segunda "mais notória".
O programa abrange cinco municípios – Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António,- incide sobre 48 quilómetros de frente costeira e 57 de frente lagunar e implica um investimento total de 87,5 milhões de euros.
Até dezembro do ano passado e desde a criação da sociedade, em 2008, tinham sido gastos dessa quantia 14,7 milhões de euros, metade dos quais na execução de obras no terreno e a outra metade na realização de estudos e projetos.
Para este ano, o Polis prevê lançar a maioria das empreitadas que se propôs concluir até 2013, incluindo as empreitadas previstas nos Planos de Intervenção e Requalificação (PIR) na maioria das ilhas barreira.
PORTAS ABERTAS NO ÚLTIMO JOGO DA ÉPOCA

Um empate é suficiente, mas a equipa de Faro espera oferecer a todos os que vão estar presentes no próximo Sábado, no S. Luís, a vitória
O jogo que pode garantir a manutenção do Sporting Clube Farense na II Divisão Nacional, que se realiza no próximo Sábado, às 16 horas no Estádio de S. Luís, frente ao Reguengos, vai ter entradas livres para todos.
SCF – Gab. de Imprensa
segunda-feira, 25 de abril de 2011
"Achados" na ribeira...

sábado, 23 de abril de 2011
Faro com “Abril, 10 Bandas 10 Músicas”, Marenostrum e Contos da Liberdade

O palco da Doca, no Jardim Manuel Bívar recebe o grupo de Tavira Marenostrum pelas 23h00 para celebrar o 25 de Abril com música popular. É a música da “Arraia Miúda” título do seu último trabalho onde, na sua linguagem desassombrada, denunciam as injustiças e as “vaidades canalhas” dos fantoches, papões e comilões.
No dia 24, pela mão da Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) haverá um espetáculo único, em que dez bandas, cada uma com o seu estilo, vão apresentar dez temas emblemáticos ligados à “revolução dos cravos, mas com novas roupagens.
A festa decorre na Rua Conselheiro Bívar, em frente ao bar BA, em Faro, pelas 23h00 horas, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Pedro e a ANFARO – Associação de Empresários de Animação Noturna de Faro.
No concerto “Abril, 10 Bandas 10 Músicas” tocarão Original Electro Groove, Nome, Últimos Suspeitos, Dirty, Get Loud, Osmose, Smente, Base Poética, F.M.I. e Sin-Cera.
A estas bandas juntam-se ainda Los Percebes Entendidus e como convidado especial, o Grupo de Percussão Bombrando.
Contos da Liberdade no MakTostas
Um pouco antes, no bar Maktostas o contador alentejano Luís Carmelo, de Évora, fará uma sessão de contos para adultos a partir das 22h00, integrada no Festival "Contos de Liberdade" da Associação Recreativa e Cultural do Algarve (ARCA).
Humor para fomentar do espírito crítico em relação ao mundo que nos rodeia, para que comemorar não seja “venerar cinzas, mas sim transmitir o fogo”.
Por sua vez, a Casa do Povo de Estoi vai acolher Dia 24 a partir das 21h00 o espetáculo “Cantar Abril”, enquanto em Santa Bárbara de Nexe no mesmo dia e à mesma hora à música se juntam poesias no salão da Junta de Freguesia.
O Torneio Solidário de Petanca, junto às Piscinas Municipais, organizado pelo CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo e ainda o 9.º Festival do Algarve de Danças de Salão Pavilhão D. Afonso III, ambos a partir das 15h00, são algumas da iniciativas previstas na capital para comemorar os 37 anos do 25 de Abril.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Luxos com consequências...

Crise não trava mini férias de Páscoa
Já os grupos Porto Bay e Pestana destacam as subidas na Madeira. «A Páscoa já se apresenta com 96% de ocupação em todo o grupo», detalha António Trindade, CEO da Porto Bay. Com cinco unidades na Madeira, em Abril a ocupação subirá dos 72% de 2010, para os 88%, e na unidade algarvia cresce de 55% para 79%, recebendo sobretudo estrangeiros, uma vez que a Porto Bay trabalha com os principais operadores europeus.
«As regiões da Madeira, do Algarve e do Porto são as que apresentam performances mais positivas. Para os quatro dias da Páscoa já estamos com ocupações muito altas, perto dos 100%, em todos os nossos hotéis do Algarve», confirma fonte do grupo Pestana, aferindo uma «ligeira recuperação nas reservas» face a 2010.
O bom tempo, a retoma dos principais países emissores de turistas, a queda da procura pela Tunísia e Egipto e o fim-de-semana prolongado explicam os aumentos, segundo os hoteleiros ouvidos pelo SOL, que garantem não ter baixado preços nesta Páscoa.
Uma «procura ligeiramente acima da de 2010» é também registada nas agências de viagens da Top Atlântico, que ressalva, ainda assim, ter reduzido a oferta de pacotes turísticos para esta época. Já na Abreu, que admite estar a praticar preços «ligeiramente mais baixos», a procura está «praticamente em linha com o período homólogo».
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Faro: Plano de Urbanização da Amoreira vai à Assembleia Municipal

O Plano de Urbanização do Vale da Amoreira (PUVA), desenvolvido pelo – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado (IMOGHARB) para uma área delimitada de 56 hectares, vai agora ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal.
Contratualizado em 2008 pelo antigo executivo liderado por José Apolinário, mantêm-se os pressupostos da IMOGHARB elaborar o PUVA assim como “a elaboração e execução do projeto do Parque Urbano de Faro e a execução de infraestruturas internas do terreno” o que se traduzia, na altura, num valor até um milhão e setecentos mil euros.
Manteve-se assim o contrato entre as duas entidades em causa, que constitui uma ligação de interesses públicos e privados, enquadrado pelo decreto-lei 316/2007 de 19 de setembro.
Definidos no PUVA, na área de equipamentos sociais, está a construção do Lar de Idosos da Misericórdia de Faro, equipamentos de apoio ao Parque Verde cujos lagos “devem ser impermeabilizados para evitar a contaminação do aquífero da Campina de Faro”.
Outra das recomendações definidas no que toca às construções e rede viária é o facto de a zona abrangida pelo PUVA estar em zona A de maior risco sísmico do Regulamento de Segurança para Estrutura de Edifícios e Pontes.
O PUVA obriga ainda a um Plano de Pormenor para a requalificação do chamado Bairro Mendonça, zona da cidade degradada.
Uma área de zona económica deverá futuramente garantir, caso avance, isto porque o projeto foi já sujeito a alterações, “por razões de mercado”, confirmou ao Observatório do Algarve Cristóvão Norte, chefe de gabinete do autarca Macário Correia.
A mesma fonte confirma a intenção de instalar na zona abrangida pelo PUVA um parque de feiras e exposições. Contudo, o plano apenas delimita espaços de atividades económicas, área residencial, comércio e serviços para a zona de "solos urbanizáveis", prevendo ainda o parque verde e "espaços verdes de utilização coletiva para a zona de solos afetos à estrutura ecológica".
Recorde-se que esteve prevista a instalação no local o centro comercial "Dolce Vita" e hotel quatro estrelas que deveria criar 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos, projeto que viria a ser abandonado.
Macário Correia explicava em 2009 que a criação da grande superfície ficara "fora de cena", mas que a autarquia recebera um novo plano de urbanização para aquele terreno, cuja área ronda os 20 hectares do atual PUVA que abrange mais do dobro.
O Plano a ser aprovado no próximo dia 27 pela Assembleia Municipal é assinado pelo arquiteto Manuel Fernandes de Sá do Porto, o mesmo que desenvolveu o projeto "Porta da Amoreira" que previa a instalação do centro comercial e hotel e um investimento de 500 milhões de euros. Já o Parque Verde do Vale da Amoreira tem assinatura do arquiteto paisagista Sidónio Pardal.
A Avaliação Estratégica Ambiental do PUVA foi já realizada, em simultâneo com a execução do PUVA. Em anexo, a versão do plano que irá ser alvo de discussão e eventual aprovação na Assembleia Municipal.
Por Conceição Branco In Observatório do Algarve
terça-feira, 19 de abril de 2011
Provavelmente o melhor álbum de 2011..
Os Guano Apes estão de volta...
“Bel Air” foi gravado em Hamburgo com o produtor dinamarquês Jon Schumann, mais conhecido pelo seu trabalho com bandas escandinavas como Mew, Carpark North e Kent. Também o produtor musical, ‘remixer’ e vencedor de três Grammy, Tom Lord-Alge (U2, Coldplay, Oasis etc.), Terry Date (Pantera, Soundgarden etc.) e Randy Staub (Metallica, Nickelback etc.) estiveram a cargo da mistura e masterização....
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Quando os filhos ajudam os pais...

Comer fora pode ajudar os sem abrigo em Faro

domingo, 17 de abril de 2011
Farense finalmente em lugar seguro, pode garantir manutenção em Mafra, no próximo sábado...
A vitória obtida diante do Casa Pia, equipa que estava imediatamente abaixo na tabela foi decisiva na subida do Farense ao 11º lugar, de forma isolada, o que confirma de uma forma mais vincada a excelente trajectória da equipa na segunda volta.
Embora a arbitragem tenha sido muito hostil para os algarvios, chegando ao ponto de expulsar Mamadou no decorrer da segunda parte e impedir o jogador de defrontar o Mafra na penúltima jornada, o Farense fez uma exibição muito interessante e justificou a vitória, que poderia ter sido mais expressiva, caso Zambujo, quando o Farense já jogava com dez unidades, tivesse convertido de penalty o 3-1. Contudo, o jogador formado nas escolas do Benfica, acabou mesmo por ser o herói da partida, marcando os dois golos dos algarvios, perante um Casa Pia competitivo no ataque mas frágil na defesa.
Agora, os farenses têm dois pontos de vantagem sobre o Atlético de Reguengos, equipa na zona pantanosa de descida, e que está em queda livre na tabela, averbando apenas seis pontos nos últimos dez jogos.
Desta forma, e sabendo que o Farense jogará cartada decisiva frente a esta mesma equipa na última jornada, em pleno São Luís, poderá contudo garantir no próximo sábado a manutenção bastando que vença em Mafra e o Reguengos não saia vencedor da contenda caseira com o Torreense.
Crónica do jogo aqui
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Faro já tem ‘luz verde’ para plano de reequilíbrio financeiro

Macário Correia, presidente do Município de Faro, confirmou ao Observatório do Algarve que recebeu autorização do Secretário de Estado do Orçamento para iniciar as negociações com a banca, para contrair um empréstimo de 48 milhões de euros, previsto no Plano de Reequilíbrio Financeiro da autarquia.
O autarca recusou-se a tecer mais comentários justificando que “agora há muito trabalho a fazer”. Quando questionado sobre quando irá iniciar os contactos com instituições bancárias, Macário Correia afirmou: “comecei ontem”. Recorde-se que em novembro de 2010, a Assembleia Municipal de Faro aprovou um plano de reequilíbrio financeiro, onde se inclui um empréstimo de 48 milhões de euros, com seis votos contra - três da CDU, um do PS, um do BE e outro da associação Cidadãos com Faro no Coração -, e a abstenção da maioria dos deputados da bancada socialista.
Contactado pelo Observatório do Algarve para comentar a aprovação do Plano por parte da Secretaria de Estado do Orçamento, o vereador da oposição João Marques (PS), remeteu as declarações para a próxima segunda feira “após analisar o documento”.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Rali de Portugal no calendário do WRC 2012
Farense: Crianças de Faro podem levar pais à borla este domingo

quarta-feira, 13 de abril de 2011
Cidadania no caos social e económico português...!?

terça-feira, 12 de abril de 2011
FOI PEDIDO O RESGATE...
Jogos em casa com entrada livre aos sócios

segunda-feira, 11 de abril de 2011
Fatboy Slim encerra a 26ª Semana Académica do Algarve

domingo, 10 de abril de 2011
Ciclo de invencibilidade Farense quebrado na casa do Líder

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Clones...
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Nova táctica no Multibanco em Faro...

quarta-feira, 6 de abril de 2011
Governo suspende introdução de portagens na Via do Infante

Segundo nota divulgada hoje pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), um parecer emitido pelo Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR) considera que é inconstitucional a “aprovação por um Governo de gestão de um Decreto-lei destinado a introduzir portagens nas Auto-Estradas SCUT do Algarve, da Beira Interior, das Beiras Litoral e Alta e do Interior Norte”.
Pinto da Costa maior que o Sporting...
terça-feira, 5 de abril de 2011
A Rádio ficou mais pobre...
Faro: Macário Correia critica Direção Geral do Orçamento

segunda-feira, 4 de abril de 2011
Faro: Tribunal invalida despejo de Associação de Músicos

Contudo, o Tribunal da Relação vem agora ordenar, na sequência de um recurso interposto pela ARCM, que o processo seja anulado desde a contestação e que seja selecionada matéria para a realização de julgamento. "Era exatamente o que nós pretendíamos. Que houvesse julgamento para que pudessemos apresentar os nossos pontos de defesa", disse à Lusa Armindo Silva, sócio fundador da associação.
Enquanto não houver outra alternativa de realojamento a associação vai continuar a desenvolver as suas atividades na atual sede, junto à estação ferroviária, acrescentou, afirmando querer resolver a situação até 2012. "Estamos à espera de um parecer da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve relativamente à possibilidade de construir num terreno situado junto ao cais comercial", frisou.
O terreno, cuja cedência foi prometida pela Câmara de Faro, poderá albergar a nova sede de associação que está a promover a "Campanha do Tijolo" para angariar fundos para financiar as obras. A ARCM, criada em 1990, está instalada em três armazéns que acolhem em 18 salas de ensaio 31 bandas com mais de 150 músicos.
InDiário Digital / Lusa
A luta continua!
Sambrazense sobe ao Distritalão e decide acabar?

domingo, 3 de abril de 2011
O Farense (já) está vivo!
As notas do Farense 2-0 Carregado (Zambujo aos 19'; Mamadou aos 89')
Notas Positivas:
Notas Negativas:
Momento do Jogo:
Farense: Serrão; Caniggia, Mamadou, Tiago Sousa, Joshua; Bilro, Barão, Luis Afonso, Adérito, Bruno Carvalho, Zambujo. Treinador: João de Deus Jogaram ainda: Justo, Bruno e Arlindo.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Parque de Lazer à frente do Forum Algarve reserva parcela para bomba de combustível do Farense

Farense celebra 101.º aniversário

quinta-feira, 31 de março de 2011
Farense: 101 anos de História
