Powered By Blogger

sábado, 30 de agosto de 2008

Dakar Series chega ao Algarve no 2.º fim de semana de Setembro

Euromilhões é patrocinador principal do PAX Rally
2.ª prova do Dakar Series vai ligar Lisboa a Portimão e está em contagem decrescente

O Euromilhões é desde a passada sexta-feira, 22 de Agosto, o principal patrocinador do PAX Rally em Portugal. Os Jogos Santa Casa e a João Lagos Sports assinaram naquele dia em Lisboa o acordo de parceria que coloca o Jogo que cria excêntricos todas as semanas na designação oficial da prova. O Euromilhões PAX Rally em Portugal é a continuação do envolvimento dos Jogos Santa Casa nos projectos da JLS e em particular no todo-o-terreno, depois da feliz união no Euromilhões Lisboa-Dakar ao longo dos últimos 3 anos e revela a confiança depositada nesta aventura impar, que está em contagem decrescente para a sua realização. “Não faria sentido organizar este rallye sem a participação do Euromilhões, marca de referência que volta a apostar na organização de mais um grande evento desportivo associado ao Dakar”, comentou Joana Lemos, Presidente da Comissão de Organização do PAX Rally. Cobertura televisiva mundial A primeira edição do PAX Rally em Portugal, que se realiza entre os dias 10 e 14 de Setembro de 2008, vai contar com uma cobertura televisiva de dimensão mundial. Assim, antes do primeiro veículo sair para a estrada, já cerca de 160 países mostraram imagens do PAX Rally e de Portugal. Canais como o Eurosport, RTL, Fox Sport International ou RTBF, entre muitos outros, já se associaram ao evento organizado pela João Lagos Sports, assegurando a emissão de compactos diários que irão chegar a mais de 160 milhões de lares. Por cá, em Portugal, a RTP detém os direitos televisivos e vai dedicar vários programas ao evento ao longo das suas emissões da RTP e RTPN. A Organização, em conjunto com o Eurosport, disponibilizará ainda um programa final de 52 minutos, já adquirido por várias estações dos cinco continentes. Os programas seguirão toda a emoção na luta pelos primeiros lugares mas haverá também tempo reservado para dar a conhecer as histórias do dia e as aventuras dos pilotos amadores.
Competitividade de elevado nível
Com o aproximar da data de encerramento das inscrições no Euromilhões PAX Rally 2008, já são vários os nomes mundiais que confirmaram a sua presença nesta prova com o Label Dakar Series. Assim, Portugal pode esperar uma competição ao mais alto nível, com os principais pilotos internacionais a não perderem a oportunidade de se defrontarem em solo nacional. Refira-se que antes do Argentina/Chile, no final de Abril, o Euromilhões PAX Rally será também palco do último tira-teimas em Budapeste. Carlos Sainz (Volkswagen) sagrou-se vencedor Central Europe Rally com apenas 2m,01s de vantagem sobre Stephane Peterhansel (Mitsubishi) e 6m34s sobre o alemão Dieter Depping (Volkswagen). Estes três nomes vão estar de novo frente-a-frente no PAX Rally, mas a vitória tem mais pretendentes. Nani Roma e Luc Alphand reforçam a armada da Mitsubishi, enquanto a Volkswagen tem em Giniel de Villiers mais um trunfo a ter em conta. A estes junta-se o Team BMW-X Raid, com o sempre espectacular Nasser Al-Attyah e Orlando Terranova, que têm como objectivo dificultar a vida aos da frente. Do Japão vem o consagrado Kenjiro Shinozuka, com as cores da Tecnosport Team e de França a Subaru Team, com Morgan Picard. Se a nível internacional a competição está recheada de estrelas, os portugueses também não querem deixar os créditos por mãos alheias e à partida vão estar importantes nomes do todo-o-terreno nacional. Ricardo Leal dos Santos, Hélder Oliveira, Pedro Grancha, Alexandre Ré e Francisco e Nuno Inocêncio entre outros, já confirmaram a sua presença na única portuguesa com a chancela Dakar Series. À cabeça do pelotão luso vai estar Filipe Campos, o actual líder do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que depois do fantástico terceiro lugar na última Baja Espanha, voltará a medir forças com as principais estrelas da modalidade ao volante do de BMW X3.
Nas duas rodas a emoção não será menor. Se a KTM traz a Portugal as suas vedetas Cyrill Despres, Marc Coma e David Casteu (vencedor da primeira prova do Dakar Series), a Honda Europa far-se-á representar por oito concorrentes, determinados a interromper a senda de vitórias da marca austríaca. Entre os concorrentes portugueses, destaque para a presença de Ruben Faria, Hélder Rodrigues, Bianchi Prata e Paulo Gonçalves, entre outros, todos com grandes hipóteses de lutar pela vitória numa prova recheada de grandes nomes internacionais do todo-o-terreno. Sobre este tema, Joana Lemos, Presidente da Comissão Organizadora, referiu: “Estou bastante confiante, e sobretudo muito satisfeita com o nível elevado de concorrentes que temos, quer em motos quer em carros, é sem duvida um forte garante para um grande espectáculo, e alta competitividade que todos eles vão proporcionar a todos os amantes desta disciplina que é o TT”.
Esta é uma das provas inseridas no projecto "Dakar Series", que foi criado no sentido de minimizar as perdas recorrentes da anulação da edição deste ano do Euromilhões Lisboa-Dakar. Sob a organização da João Lagos Sport e com o precioso patrocínio do Euromilhões, a prova que decorre em solo exclusivamente português, trata-se apenas duma amostra da grandeza e carisma que o Rally Paris-Dakar deixou aos amantes dos TT ao longo de muitos anos. Contando com a presença dos melhores pilotos mundiais das especialidades e prova (Automóveis, Motas, Quad's e Camiões), não acredito contudo que se aproxime dos números de presença de público nas estradas das ultimas duas edições do DAKAR em Portugal, onde se chegou a falar de cerca de 600 mil pessoas num só dia... Como recordação desses tempos, deixo-vos um vídeo de Luc Alphand, registado em Janeiro de 2007 na zona da Comporta.

Sem comentários: