Powered By Blogger

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Tree Parade em Faro

“Tree Parade” espalha criatividade de jovens estudantes por Faro
Iniciativa pretende sensibilizar jovens para a floresta

Até ao final do mês de Agosto, 158 árvores em fibra de vidro pintadas por jovens alunos portugueses, vão estar espalhadas pela cidade de Faro, numa exposição inaugurada segunda-feira pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões. Nas zonas do centro histórico (em frente ao museu e à câmara), Jardim Manuel Bivar, alameda, biblioteca, mercado e teatro, vão poder ser contemplados os trabalhos de alunos das escolas de todos os níveis de ensino, desde o jardim infantil ao secundário, sob o lema “Tree Parade”. “É uma iniciativa relevante, que contribui para a sustentabilidade do parque florestal português, através da sensibilização dos jovens estudantes”, referiu o secretário de Estado, durante a abertura da mostra.
O autarca anfitrião, José Apolinário, destacou que a iniciativa “valoriza quem se desloca à baixa” de Faro. “É arte vanguardista, feita por crianças – que contribuíram para a defesa do meio ambiente – e a pensar no futuro”, salientou. A exposição itinerante “Tree Parade” já passou por Lisboa, Porto, Coimbra e Évora. A “viagem” das árvores decoradas prolonga-se até início do próximo ano. Recorde-se, está também em acção um leilão, para adquirir uma das dez melhores criações artísticas dos pequenos artistas. Os fundos revertem para a limpeza e manutenção das matas e para projectos de âmbito ambiental desenvolvidos pelas escolas premiadas. Para mais informações, pode aceder a http://www.treeparade08.sapo.pt/.
O projecto, inserido no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, é promovido pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), em parceria com a Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Sem dúvida um iniciativa que saúdo, pois a simplicidade das obras, não ofusca a sua originalidade e autenticidade trazendo algo de novo aos locais da nossa Cidade que tão bem conhecemos, mas que agora têm uma nova nuance neste solarengo mês de Agosto, que é marcado em Faro pela Festa da Ria Formosa, Feira do Livro, FolkFaro e a Exposição de Arte Comtemporânea na Antiga Fábrica da Cerveja.

Sem comentários: