Powered By Blogger

sábado, 13 de setembro de 2008

Tarde de experiências em Vila Real de Santo António

O Farense foi na tarde de hoje o convidado de honra para disputa do X Troféu Memorial Colaço Fernandes, tendo saído vencedor da contenda com a equipa local, o Lusitano de Vila Real de Santo António. Podemos dizer que para a equipa de Faro o mais importante nem foi o resultado mas sim as ilacções retiradas por Ivo Soares mediante as várias experiências que efectuou ao longo do tempo regulamentar, tendo colocado o Farense a jogar em três sistemas tácticos diferentes, percebendo-se que o sistema que melhor foi interpretado pelos jogadores foi o tradicional 4x3x3, com o qual Ivo apostou quando se viu a perder no jogo, tendo chegado à igualdade no termo da partida.

Num relvado em boas condições, o Farense iniciaria então a partida com algumas novidades no onze, sendo a principal nota de destaque a presença de Toni a defesa direito. Jogada duma forma lenta, a partida tornou-se pouco agradável, principalmente durante a primeira meia hora de jogo, onde o Farense tinha indiscutivelmente maior posse de bola, mas não conseguia transformar essa permissa em jogadas de golo. Inicialmente num 4x4x2 com dois alas bem abertos, Justo e Paulinho, o Farense tinha dificuldades em colocar a bola jogável para os dois pontas de lança e o Lusitano, embora sem mostrar qualidade para incomodar verdadeiramente o Farense, era mais expedito e rematou mais vezes à baliza. Nos últimos 15 minutos da primeira parte, os Leões de Faro esboçaram então uma atitude mais incisiva no jogo, sendo fácil perceber que o golo poderia surgir até ao intervalo, o que não chegou a acontecer.

Na segunda parte, Ivo Soares promoveu alterações na estrutura da equipa, privilegiando o preenchimento do meio campo com 4 unidades que se dispuseram em campo num losango. Pouco rotinado a este sistema de jogo, ainda para mais com os estreantes Norberto e Zé Nascimento a fazerem parte desse núcleo, o Farense continuava a demonstrar dificuldades e após sofrer o golo, Ivo Soares não teve outra hipótese senão regressar ao 4x3x3, descaindo Norberto para uma das alas e promovendo a reentrada de Justo. Sem realizarem um resto de segunda parte de “sonho”, os Leões de Faro empurraram o adversário para o seu meio campo e começaram a criar algumas jogadas perigosas, na esperança de chegar ao golo do empate, que só viria a acontecer muito perto do fim da partida pelo “gigante” Bruno. Seguiu-se depois o desempate por penaltys para atribuição do troféu em disputa, tendo o Farense conseguido a vitória, num jogo em que o resultado de 1-1 obtido nos 90 minutos foi o mais justo, face ao futebol apresentado pelas duas formações. Arbitragem mediana.


Ficha de Jogo:
X Memorial Colaço Fernandes
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
17 horas, 13/09/2008
Assistência: 100 espectadores
LUSITANO VRSA 1-1 FARENSE
(3-4 penaltys)

(56 mn, por n.º 3, na sequência dum canto cobrado na direita, o n.º 3 do Lusitano aparece livre de marcação na pequena área e conclui a jogada)
(89 mn, por Bruno, jogada de Cannigia pela direita, que atrasa a bola para um colega que estava na quina da área, cruzando de pé esquerdo para a desmarcação de Bruno, antecipando-se do guarda redes João Azul e marcando de cabeça o golo do empate)
Penaltys:
Lusitano: n.º 17-golo, Marco Suísso-golo, n.º 13-defesa de Costa, n.º 14- remate ao poste, n.º 8-golo, Vává ao lado.
Farense: Edinho-golo, Barão-golo, Norberto-golo, Cannigia-defesa do guarda-redes, Zé Nascimento-remate ao lado, Bruno-golo.

Farense: Costa; Toni, Né, Wilson, Duarte; Libânio, Luís Afonso; David Justo, Della Pasqua, Edinho, Paulinho. Treinador: Ivo Soares
Jogaram ainda: Caras (entrou 22mn), Caniggia(45mn), Hernâni(45mn), Arlindo(45mn), Barão(45mn), Zé Nascimento(45mn), Norberto(45mn),Bruno(45mn).

Sem comentários: