Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Faro: José Sócrates inaugurou Loja do Cidadão

Obra elogiada como "exemplo" para a administração pública

A Loja do Cidadão (LC) de Faro, a primeira no Algarve, foi inaugurada esta sexta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates, que a considerou um “exemplo” de uma administração pública “que puxa pelo país”. O governante chefiou uma extensa comitiva que incluiu ainda o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

A obra, que custou três milhões de euros, é o “último grito em matéria de lojas do cidadão”, assim a caracterizou o ministro Pedro Silva Pereira, encontrando-se localizada no primeiro andar do Mercado Municipal de Faro. Sócrates considerou a Loja do Cidadão de Faro como “a mais moderna, a mais progressista e a mais avançada” de todas as que existem no país, elogiando o “empenho” da câmara de Faro na questão da localização. “Justamente no centro da cidade, o que tem tudo que ver com uma nova lógica de administração pública, mais próxima dos cidadãos”, acrescentou o primeiro-ministro. O responsável vê nesta loja “um exemplo” para a ambição de ter uma administração pública “que puxa pelo país” e “na linha da frente em termos de modernização tecnológica”, permitindo “reduzir os custos administrativos”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, destacou o facto de a loja estar situada no “coração da cidade, em pleno centro”, considerando estar cumprido um dos seus objectivos de campanha. “Foi uma decisão estratégica para o futuro da cidade. Permite viabilizar o mercado municipal e trazer mais gente ao centro, servindo a região e afirmando Faro como capital de serviços”, frisou. 2100 metros quadrados de serviços Representando um investimento de três milhões de euros, a Loja do Cidadão de Faro, de segunda geração, ocupa uma área superior a 2100 m2 e vai ter balcões especializados do Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, Administração Regional de Saúde do Algarve, entre outros.

O equipamento dispõe ainda de um balcão multiserviços, uma das valias das lojas mais avançadas, que permite levar aos cidadãos diversos serviços de vários outros organismos não representados no edifício. Trata-se, também, da primeira LC a integrar uma extensão do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), permitindo à população imigrante residente no Algarve dispor de auxílio para o seu processo de integração.

A loja funcionará de segunda a sexta-feira entre as 8:30 e as 19:00 horas, e ao sábado, das 9:00 às 13:00 horas. O governo tenciona abrir mais 30 lojas pelo país, duas das quais em Portimão e Tavira, num “momento de expansão ambicioso”, disse Silva Pereira. O investimento total ronda os 35 milhões de euros.

Bem, ao menos nisto estamos na vanguarda...

Sem comentários: