Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Num fim de semana globalmente positivo para o Farense, o grande destaque acaba por ser para os dois escalões mais elevados do futebol, com nota para a importante vitória obtida por 0-2 em Évora pelos Séniores. Depois de terminar em grande a 1ª fase, o Farense entrou muito bem na fase final, obtendo 7 dos 9 pontos possíveis em disputa, mesmo que jogando duas vezes fora e com um goal average concludente de 5-1. Assim, anulou antes do previsto os 6 pontos que trazia de desvantagem e parece agora um sério candidato à promoção, aguardando-se com expectativa a deslocação a Loulé para defrontar o líder Louletano que mesmo nesta fase não supera a performance do SC Farense. Quanto aos Juniores, o resultado obtido em Massamá (1-1) foi o suficiente para garantir desde já a manutenção e assim permitir uma festa tranquila na tarde do próximo sábado. Registo interessante destes jovens jogadores é o da melhor performance forasteira, obtendo aí 20 dos 34 pontos amealhados, factor importante e que deixa a equipa para já no 10º lugar mas com hipóteses reais de acabar a prova em oitava lugar, lugar mais que merecido para Miguel Serôdio e seus "muchachos" pela forma guerreira e abnegada de como conseguiram um feito que para muitos parecia condenado ao fracasso no ínicio da época.
Falemos dos outros escalões e em especial dos Juvenis A, que apesar da vitória 0-2 diante do quinto classificado, o Quarteirense, está cada vez mais longe do objectivo pois o líder Internacional de Almancil não dá sinais de fraqueza, tendo uma vantagem de 7 pontos para gerir nas quatro jornadas que restam. Nota também para o Juvenis B que na deslocação a Almancil para defrontar o Almancilense, perderam 1-0,e estando no oitavo posto da tabela. Já os Iniciados voltaram às derrotas, depois de terem sido derrotados em casa pelo Portimonense por 1-3, averbando o sexto desaire nos últimos sete jogos.
Notas finais para Infantis e Escolas, com realce para os Infantis que no duplo confronto com o CD Montenegro bateram os locais por 3-7 e 2-5, enquanto as Escolas A venceram 2-0 o Ferreiras em casa, tendo os B's sido esmagados pelo Lusitano de Vila Real por 1-9.

Novamente na Terceira Divisão Nacional, na fase de subida o Louletano regressou às vitórias, deixando arredado da corrida pelo segundo lugar ao Costa da Caparica que, derrotado 4-2 em Loulé, fica a 8 pontos do segundo posto, enquanto os louletanos têm 7 pontos à maior sobre o terceiro classificado, o Reguengos. Na fase de manutenção F1, as duas equipas algarvias, que ainda chegaram a ter algumas ambições, cavaram nesta jornada a sua sepultura. Mais o Messinense, que com a derrota 2-0 em Castro Verde têm sete pontos para recuperar em três jornadas, missão quase impossível, enquanto o Campinense, que à entrada para a poule estava em boa posição, está a fazer uma fase final péssima e têm um pé no Distrital, após a derrota 1-0 no Lavradio com o Fabril. Já na Fase F2 o cenário não é muito melhor, embora o Quarteirense, com a vitória 1-3 em Silves, esteja agora empatado no segundo lugar da poule com 18 pontos, tendo ainda mais 2 dos três jogos para disputar em Quarteira, enquanto que o Silves está agora confirmado no Distrital.

Na Segunda Divisão B, é de facto impressionante e louvável a prestação do Lagoa, que, formado por um plantel globalmente de amadores, mesmo depois da sangria do defeso de Verão, têm em Luís Coelho um comandante seguro e nem mesmo ausência duma direcção e dos ordenados em dia demove a equipa de resultados desportivos meritórios, tendo neste fim de semana batido o Odivelas por 1-2 fora, estando no terceiro posto, mas matematicamente ainda na luta pelo acesso ao play-off de subida, situação muito improvável, mas ainda assim demonstrativa da performance nesta fase da época.
Noutro contexto, o Beira Mar, jogava cartada decisiva, do seu futuro pois a vitória em Moscavide, lançaria definitivamente os homens de Eduardo Rodrigues na luta pela manutenção, mas a derrota 1-0, deitou praticamente por terra essas aspirações.

Finalmente na Liga Vitalis, nota importante para o Portimonense, que voltou aos maus resultados e resvala agora perigosamente na tabela, tendo apenas 3 pontos de vantagem para o último classificado e também o penúltimo classificado. A derrota caseira 1-2 com o Estoril veio trazer de novo o cenário de crise a Portimão, em contraste com o que se sente em Olhão. Os vizinhos da cidade da Restauração até nem venceram nesta jornada, e caíram do topo da tabela, vendo também Leiria aproximar-se mais do ultimo lugar de promoção à Liga Sagres, mas continuamos crentes, que o Olhanense, ao empatar 1-1 em Aveiro, trouxe um ponto importante, e que lhe fará muita falta nas contas finais do campeonato.

2 comentários:

Jorge Camões disse...

Malta cuidado, o Herminio ligou-me e não aconselha a utilização da expressão "goal average", segundo ele, pode dar barraca!!! ;-)

Jorge Camões

SamM disse...

O Hermínio não manda nos campeonatos da 3ª Divisão! Pois, ele prefere a diferença de golos, não é? :))