Múltiplas leituras se podem fazer do que observámos hoje em permanência na estrada, num dia recheado de emoção e competitividade entre os pilotos da frente.
Começámos o dia mais uma vez, bem cedo, saindo de Faro pelas 7.20, em direcção ao primeiro troço do dia, Ourique 1, mais concretamente para a Zona Espectáculo 2, na Medronheira. Chegados à proximidade do local, mais uma caminhada de 3 kilómetros se seguiu, pois as erradas indicações dos assistentes ACP, antecipando o estacionamento das viaturas às pessoas, obrigavam estas a seguir pelo próprio pé até à Zona de Público. Cedo chegados ao local, onde a prova só se iniciava pelas 10.15, encontrámos um local espectacular, onde uma longa descida antecedia uma curva pronunciada à direita, para delicia do público, que mais uma vez correspondeu à "chamada", comportando-se com ordem ao longo dos troços da prova. Com Loeb a abrir a estrada, foram beneficiados os pilotos que se seguiam, pois encontravam um piso mais limpo, com menos pedras e com as trajectórias delineadas. A juntar a isso o pentacampeão francês teve ainda um percalço nesta SS acabando por ter uma saída de pista que o atrasou, deixando caminho aberto para o seu colega Sordo, que esteve em grande plano, e para os dois pilotos da Ford, Hirvonen e Latvala, este último com um andamento verdadeiramente diabólico nos primeiros dois troços, tendo depois sido traído pela sua juventude e alguma falta de concentração que originou uma aparatosa queda de 150 metros por um penhasco. Saindo ileso do mesmo, perdia aí a liderança e a hipótese de continuar em prova, deixando Dani Sordo na frente, sempre com a pressão de Hirvonen e do regressado Gronholm que esteve em grande, num Subaru Impreza WRC 08. patrocinado pelo Turismo de Portugal. Quanto aos portugueses, o destaque inicial era sem dúvida para Bruno Magalhães, o homem do Peugeot 207 S2000, viatura muito bem preparada e que estava na liderança do Mundial de Produção, até que o motor cedeu na ultima PEC da manhã deixando o árabe Nasser Al-Atiyah na frente, perante um calculista Armindo Araújo, que também já havia assistido à queda do seu rival no Mundial, o sueco Patrick Sandell, também acidentado.
Na parte da tarde repetiam-se as passagens nos troços, encontrando os pilotos a estrada mais limpa, mas também desgastada, tendo a partir daí se assistido a uma ténue recuperação do Sebastien Loeb, o maior favorito ao triunfo, vencendo duas das três SS's, perante Mirko Hirvonen, o solitário piloto da Ford, que esteve muito certinho e conseguiu conquistar a liderança e mantê-la até ao fim do dia, roubando-a a Sordo, que não esteve muito bem em Ourique 2. Gronholm ainda ameaçou a liderança mas também teve alguns problemas em Malhão 2, situação que deixa Hirvonen a abrir a estrada no dia de amanhã. Pode se pensar que Loeb foi calculista nesta tarde, procurando amanha, em melhores condições assaltar o primeiro lugar, em troços que serão ainda mais duros e extensos na Serra do Caldeirão, como também há quem diga que o domínio da Citroen pode estar um pouco condicionado pela boa ambientação dos Ford's em terrenos de gravilha. Muito se jogará amanha entre estes quatro homens, parecendo-nos que o norueguês Peter Solberg, embora a 42,2 segundos da geral, esteja fora da corrida, não obstante a boa prestação no já algo "ultrapassado" Citroen Xsara WRC, antigo carro de Sebastien Loeb. Boas prestações de Sebastion Ogier, Matthew Wilson ou mesmo do míudo de 18 anos Evgeny Novikov, num vistoso C4 da equipa Junior da Citroen, terminando a nota dos pilotos internacionais com Henning Solberg, o vencedor de ontem, mas que hoje teve alguins problemas que condicionaram a prestação ao longo do dia, podendo amanha ser um dia de viragem na prova do piloto do Ford Focus RS WRC 08. Armindo Araújo não podia ter tido dia melhor, pois se havia visto dois concorrentes directos abandonar de manha, na tarde foi Nasser Al-Atiyah a parar mesmo à frente do local onde estávamos, na PEC 6, já na Zona Espectáculo 4, ascendendo à liderança, mesmo sem forçar o andamento. Quanto aos portugueses, o sinal + acabou mesmo por ser para o algarvio Ricardo Teodósio, que venceu esta etapa, batendo outros pilotos lusitanos muito bem apetrechados como Vítor Pascoal, Nuno Barroso Pereira, Adruzilo Lopes ou Ricardo Moura, de forma peremptória. O algarvio era mesmo um dos mais espectaculares na estrada e como consequência dessa atitude, esteve sem dúvida entre os mais acarinhados da prova, juntando a isso os registos conseguidos na estrada, regressando às vitórias numa prova do Campeonato Nacional, visto que este rally, têm características diferentes do normal, disputando-se em jornadas diferentes para o CPR, e contando com pontuações distintas mas premiadas também na geral final.
Amanhã esperam-nos os troços de Santa Clara Almodovar e Vascão, e contamos consigo para nos fazer companhia...
Ricardo Teodósio em grande estilo na PEC 2
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