Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Em fim de semana pascal, no qual alguns campeonatos estiveram parados, destacamos mais uma vez a equipa Sénior do SC Farense que conseguiu vencer mais uma batalha, garantindo os três pontos num confronto directo com um oponente à promoção, o Cova da Piedade, que acabou por vencer por 3-1. Com o campeonato cada vez mais equilibrado e aberto, assistimos agora a uma luta de quatro galos para o mesmo poleiro, o segundo lugar, pois apenas três pontos separam estas equipas entre si. Com oito jornadas pela frente, parece-nos ser do Atlético de Reguengos um ligeirissímo favoritismo, mas o futebol é uma incerteza e por isso o mais importante é marcar a diferença nos jogos fora. Torna-se imperioso vencer o próximo jogo, ou pelo menos não perder em Évora, adversário directo, por forma a segurar essa equipa e também não se afastasr do trilho dos primeiros. Relativamente ao SC Farense, apenas registámos mais uma equipa em competição, as Escolas A que bateram o Internacional de Almancil, fora, por 1-3.

Voltemos à Terceira Divisão, onde na fase de subida, o Juventude de Évora causou sensação, batendo o líder destacado Louletano por 2-1, mantendo-se assim colado ao Farense e deixando os de Loulé a oito pontos dos Leões de Faro. por seu turno, no grupo de manutenção F1, as duas equipas algarvias deram importantes retrocessos na luta pela permanência. Em Loulé, o Campinense de Ivo Soares viu mesmo o seu adversário empatar a partida 1-1 no período de descontos, perante uma arbitragem calamitosa, que favoreceu claramente o Castrense, deixando os alentejanos no topo da poule e os louletanos a quatro pontos da linha de manutenção. Pior está o Messinense, que após a vitória da jornada passada, voltou a complicar e perdeu 2-1 no Lavradio com o Fabril, tendo agora que recuperar seis pontos nos próximos quatro jogos, situação que nos parece improvável.
No grupo de permanência F2, o Silves acabou por dizer praticamente adeus aos Nacionais após o nulo com o Barreirense, distando agora oito pontos da linha de água, distância muito larga para recuperar, enquanto que o Quarteirense de José Veríssimo perdeu uma oportunidade de ouro para respirar após um desaire caseiro com o Lusitano de Évora por 1-2, estando a dois pontos do Barreirense.

Na Segunda Divisão B, aparte da tranquila campanha do Lagoa na fase de subida, o destaque vai para o Beira Mar, que contrariando as expectativas gerais, parece dar um ultimo grito de revolta e neste fim de semana repetiu a vitória da passada semana, fruto do 2-1 averbado em Monte Gordo como o Oriental. Apesar de ter deixado a lanterna vermelha nas mãos do Torreense, a tarefa não se afigura fácil para os comandados de Eduardo Rodrigues, distando seis pontos da linha de água e tendo apenas quatro jogos para recuperar tal diferença, sendo apenas um em casa... Já o Lagoa redimiu-se da derrota caseira da jornada passada, e no Josino da Costa goleou o líder Carregado por 4-1, mantendo-se tranquilamente no quarto posto.

Por fim, destaque para a Liga Vitalis, e em especial para o Olhanense, que nesta jornada regressou às vitorias, batendo o perseguidor directo por 2-1 em Olhão, num jogo que poderia ter um resultado mais dilatado mas que no essencial afastou da corrida o Feirense, ficando agora o Olhanense, no nosso entendimento, apenas a temer a equipa do União de Leiria, que está a seis pontos dos lugares de subida, mas que ainda receberá no Magalhães Pessoa os algarvios. Por seu turno, o Portimonense também não envergonhou nesta jornada, ao empatar 0-0 na deslocação a Oliveira de Azeméis, segurando assim a vantagem pontual de sobre o seu adversário na luta pela manutenção.

Sem comentários: