Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Fim de Semana Desportivo em Análise - Época 2008/2009

Com o regresso dos campeonatos nacionais de futebol em força neste fim de semana, destacamos a estreia do SC Farense na segunda fase da Terceira Divisão Nacional, averbando um nulo na Costa da Caparica, o que, na sequência dos resultados da tarde, permitiu manter distâncias para o 2.º lugar e mesmo ganhar um ponto ao Atlético de Reguengos que perdeu 4-0 no Municipal de Loulé com o Louletano. Já os Juniores, que estão com 28 das 30 jornadas cumpridas, ainda não garantiram a manutenção. As contas eram fáceis de fazer e o Farense tinha que fazer o mesmo resultado que o Oeiras para garantir automaticamente a manutenção nesta jornada mas o empate 1-1 com o Estrela da Amadora veio adiar o desejo doas algarvios, deixando uma vantagem de 4 pontos para guardar nas ultimas duas jornadas. Com os Juvenis A parados, os Juvenis B, estiveram contudo em acção trazendo um empate 1-1 da Guia, estando agora no 8º lugar da tabela. Com o campeonato de Iniciados parado, vamos directamente para os Infantis, com destaque para a equipa A que foi a Tavira vencer por 4-0, cimentando o quinto lugar na 1ª divisão, enquanto as Escolas B foram derrotadas em Olhão pelo Marítimo por 3-2, permanecendo no sétimo lugar da tabela.

Voltemos à Terceira Divisão, e já para destacar as duas séries de manutenção, onde estão agrupadas duas equipas algarvias por série. Na série F1, o Campinense de Ivo Soares sofreu um duro revés na sequência da derrota 2-0 em Messines, permitindo aos locais ficar a 3 pontos da linha de água, e deixando os homens de Loulé em baixo animicamente. Já na série F2, se os Silves deu mais um passo em frente rumo à despromoção, perdendo 2-1 em Évora com o Lusitano, o destaque veio do Lavradio, casa emprestada do Barreirense, onde o Quarteirense arrancou uma preciosa vitória por 0-2, estando agora com 15 pontos, a apenas 1 ponto do Barreirense, primeira equipa acima da linha de água.

Na Segunda Divisão B, na fase de subida, o descansado Lagoa têm vindo a perder o gás da primeira fase, onde nos últimos 7 jogos, perdeu 5... Ontem, os comandados de Luís Coelho foram infelizes, falhando mesmo um penalty sofrendo o golo da derrota 0-1 no Josino da Costa, no termo da partida com o Real. Já o Beira Mar de Monte Gordo, equipa muito debilitada, fez surpresa nesta jornada, e contrariando as expectativas, venceu o encontro caseiro com o Torreense, equipa imediatamente acima na sua poule,por 2-0, estando contudo ainda distante da primeira equipa acima da linha de água, o Mafra com 22 pontos.

Finalizamos, como habitualmente, falando da Liga Vitalis. O grande destaque da jornada vai para os comandados de Lito Vidigal, o Portimonense, que bateu inapelavelmente o Gil Vicente por 3-0 em Portimão, deixando os galos fora da corrida pela promoção, e quebrando um ciclo de 4 jogos sem vencer, afastando-se também da linha de água, de onde dista agora 5 pontos. Nota final para o Olhanense, que foi surpreendido em Oliveira de Azeméis, pela equipa treinada pela ex-glória do Farense, Pedro Miguel. Num jogo com uma arbitragem algo conturbada, a Oliveirense venceu 1-0 e deixou os de Olhão com companhia na frente, tendo contudo mantido uma distância segura sobre o terceiro posto, que é ocupado pelo Feirense, equipa com a qual jogará no próximo sábado no José Arcanjo, num jogo que promete ser determinante na luta pela subida de divisão.

Sem comentários: